segunda-feira, 11 de maio de 2020

Língua Portuguesa - 7º ano E - Tirinhas

Orientações para a realização da aula não presencial de Língua Portuguesa.


  • Tudo que está em amarelo deverá conter no caderno do aluno, seja manuscrito ou impresso.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.




ATIVIDADE 3

 01. Anita Malfatti foi uma das precursoras da Arte Moderna no Brasil ao apresentar suas obras
em uma exposição em 1917, gerando polêmicas sobre sua forma de representação. Isso tem
a ver com as características expressionistas de suas obras, algo novo para os padrões de arte  da época.



Tropical, Anita Malfatti | Historia das Artes

Tropical – Anita Malfatti
A Semana de Arte Moderna ou Semana de 1922, considerada como um divisor de águas na história da arte brasileira, foi um evento de música, dança, poesia e artes plásticas que inaugurou um novo movimento artístico e cultural no Brasil: o Modernismo. Uma das principais propostas dos artistas desse movimento era misturar influências do exterior e elementos brasileiros, buscando as raízes da nossa cultura indígena, africana e caipira.
Sobre a imagem acima, responda:
A) O que é apresentado na obra e que relações podemos estabelecer sobre o tema e o Brasil?
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B) A pintura “Tropical” foi uma das primeiras pinturas modernas, cuja temática é brasileira.
Quem é a figura central da obra e em que espaço ela está inserida?
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C) Uma leitura formal da obra nos permite identificar os elementos da linguagem visual que
foram explorados pela artista. Escreva-os abaixo:
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D) Identifique a paleta de cor explorada pela artista pintando os retângulos abaixo. Vamos ver
quantas cores você consegue perceber:

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02. Faça uma pesquisa sobre o contexto social, cultural e econômico do início do século XX.


ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.





ATIVIDADE 3


Kayapo Brazil | Artefatos indígenas, Padrões africanos, Grafismo ...

Fig. 1 - Pulseiras Kayapó    



 Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal ...

Fig. 2 - Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal) (Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/, acesso em 16/04/2020)

O uso de formas geométricas para a composição estética foi e é feito na arte para diversas
finalidades (tecelagem, estamparia, design de objetos, moda em geral, artes plásticas, etc). E
embora tenham se tornado mais reconhecidos através dos trabalhos de artistas das vanguardas
europeias, os padrões de formas geométricas estão presentes em culturas originárias, de nativos indígenas e africanos de diversas etnias. Essas composições muitas vezes além de composições estéticas, também guardam sentidos e significados relacionados à suas culturas, como é o caso da cultura do povo Ndebele na África do Sul (que vimos da atividade passada) e do povo kayapó no Brasil.
A. Com o lápis de cor ou giz de cera, monte a paleta de cores das pulseiras kayapó mostradas na imagem/figura 1.


        

B. Atualmente tanto a pintura do povo Ndebele quanto do povo kayapó são reconhecidas por seu valor cultural, patrimonial e artístico. No entanto, ainda é muito comum que a arte associada à cultura de um povo seja chamada de artesanato e a produção de um artista reconhecido ser chamada de Arte. Pesquise pelas definições do que é artesanato e o que é considerado arte e registre seu entendimento sobre cada uma aqui.
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Arte


AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSSAS E COLADAS NO CADERNO.

ATIVIDADE 3











A Guide To Languages Spoken In South Africa

 Fig. 1 - Esther Mahlangu, Vila Ndebele, África do Sul



África<br/>Esther Mahlangu - Disciplina - Arte
 Fig. 2 - Padrão - Esther Mahlangu (Fonte: https://theculturetrip.com/africa  acesso em 03/04/2020)        (Fonte: https://www.africancontemporary.com/                                                                                                     acesso em: 03/04/2020)


O povo de Ndebele é um grupo étnico que vive no Norte do Zimbábue. Esse povo é conhecido pela
expressão artística, sobretudo pela pintura das casas que eram e continuam sendo pintadas
somente pelas mulheres. Durante o Apartheid essas pinturas eram usadas como um sinal pelas
pessoas do vilarejo. A cores roxa, por exemplo, era utilizada como um aviso de perigo, e a cor verde,
simbolizava o fim de um período de fome ou de guerra, segundo contam nativas da região.
Atualmente, a arte do povo Ndebele conquistou galerias e exposições de arte pelo mundo, sobretudo com as pinturas da artista Esther Mahlangu.


A. Com o lápis de cor ou giz de cera, monte a paleta de cores da artista Esther Mahlangu (lembre-se que
a paleta de cores se trata de todas as cores utilizadas por um artista e/ou em uma obra).


        
 
B. As cores na pintura Ndebele funcionaram como código para o povo daquelas comunidades durante o apartheid, indicando perigo ou o fim de um período difícil. Pensando na nossa cultura, que cores utilizamos na nossa cultura são ainda utilizadas para simbolizar ou evocar alguma mensagem, sentimento? Cite as cores (e seus respectivos significados) que você se lembrar.
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C. Pesquise sobre o apartheid, depois volte e comente porque você acha que o povo Ndebele utilizou a cor e não mensagens escritas ou faladas como forma de aviso entre sua comunidade.
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História

CAÇA PALAVRAS - PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA | Suporte Geográfico

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.

ATIVIDADE 3

 01.  Observe as imagens abaixo. Uma delas é a obra de um artista que viveu no século XVI, chamado Pieter Brueghel. 


Pieter Bruegel, o Velho – JOGOS INFANTIS - VÍRUS DA ARTE & CIA.

JOGOS INFANTIS, Pieter Brueghel

http://jubichan.blogspot.com/2017/01/jogos-infantis-pieter-brueghel.html/acesso em 02/04/2020 Jogos Infantis – Pieter Brueghel
Quem quer brincar levanta a mão?! Um, dois, três e .... Já! Quem chegar por último...
É assim que se começa uma brincadeira. Quem nunca usou as expressões acima? Houve uma época em que as crianças podiam brincar na rua. Esses jogos, brinquedos e brincadeiras são chamados de populares ou tradicionais, pois são passados de geração em geração e a maioria não conseguimos identificar a sua origem.

A outra obra é de Ivan Cruz, artista brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Veja que há uma grande variedade de brinquedos e brincadeiras e que podemos identificar, pois muitos deles são usados até os dias de hoje.


Cultura, Educação & Inter@tividade na Infância: Telas de Ivan Cruz ...

https://acrilex.com.br/portfolio-item/ivan-cruz/acesso em 02/04/2020
Crianças na Praça – Ivan Cruz
02. Ao observar as obras de Pieter Brughel e Ivan Cruz quais brinquedos e brincadeiras você conseguiu identificar? Anote abaixo: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________
03. A primeira imagem é muito antiga, não? O computador, o celular, o tablet mudaram muito a forma de brincar das crianças no século XXI, você não acha? Anote abaixo quais jogos, brinquedos e brincadeiras são comuns hoje em dia: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de maio de 2020

HISTÓRIA

AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.






ATIVIDADES

Os impérios africanos foram formações de Estado que abrangiam vários povos em uma só entidade. Esta formação se dava normalmente por meio de conquistas. Foram numerosos e importantes nas suas relações comerciais, políticas e culturais, vamos conhecer alguns deles antes da chegada dos europeus. Nesta atividade destacamos apenas dois, mas você pode continuar pesquisando para conhecer outros.  Leia os fragmentos dos textos a seguir:  

Império Songai: O Império Songai está relacionado com a cidade de Gao, localizada na curva do Níger. Esta cidade foi um importante centro comercial, político e econômico, com poder militar de arqueiros que se lançavam ao Rio Niger. Até o século XIV Gao estava sob o poder do Império Mali, mas no século XV conquistaram Tombuctu, um importante centro do Islã e ponto fundamental do comércio pelo Saara. É neste momento que ocorreu a formação do Império, num processo de expansão militar, liderados por Sonni Ali, que além de tomarem Tombuctu, conquistam também Djenné. Tinham práticas religiosas politeístas e aprimoraram as experiências do império que os sucedeu – o Mali, incorporando elementos dos impérios anteriores. Exploravam ouro, sal e cauris e estabeleceram uma unificação de pesos e medidas que facilitava a cobrança de impostos e as trocas comerciais. Com uma grande extensão territorial, o Imperio Songai tinha um comércio bem organizado e um sistema de governo centralizado. Eram divididos entre uma elite e a população geral e suas cidades mais influentes eram Tombuctu, Djenné e Gao. Referências: MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013. Capital do Estado Songai, cidade importante no comércio, política e cultura da região da curva do Niger 

Império Mali :Com o declínio de Gana diversas disputas por influência ocorreram entre estados menores, paralelos e independentes, no século XII. Um desses estados era formado pelo povo conhecido por sosso, de etnia Soninke. Foi por meio das armas que estes se impuseram e alcançaram hegemonia no século XIII. O Império Mali era formado por povos presentes na região situada entre o Rio Senegal e o Rio Níger. Dentre esses povos o mais importante eram os mandingas, conhecedores do Islã desde o século XI. Mas, além deles, outros povos formavam este império, como os soninkês, os fulas, os sossos e os bozos. Sundjata Keita foi o maior representante do Império Mali, e estendeu sua autoridade para unidades políticas próximas, formando um estado unificado e hegemônico até o século XV. A hegemonia do Mali na África Ocidental ocorreu por alguns importantes fatores, como a formação
de um exército poderoso, o controle na extração do ouro e a existência de uma administração eficiente. Esses pontos fizeram do Mali um dos impérios mais bem-sucedidos do continente africano. Seu representante supremo era chamado de Mansa, e residia na cidade de Niani, ao norte da atual República da Guiné. O apogeu da dinastia Keita ocorreu no século XIV, durante o governo de Kankan Mussa, o Mansa Mussa. No final do século XIV o império enfrenta dificuldades em manter uma área tão grande e entra em processo de declínio. MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013.

Mansa: Termo próprio do Mali, remete ao “líder da nação”.
Bardos: Contadores de história” que transmitiam os saberes.
Dinastias: Soberanos de uma mesma família que se sucedem no trono. Disponível


01.   Registre no documento abaixo quais são as percepções acerca das questões propostas no quadro.


Questões
Império Songai
Império Mali
 Onde se desenvolveu esta população?


    Como se constituía sua organização política e social?


    Qual era a sua atividade econômica?


Quando e qual foi  a estratégia utilizada para a formação deste império?


    Esse império localizava em qual continente?


   Qual fragmento do texto mais chamou sua atenção?



quarta-feira, 6 de maio de 2020

HIST´RIA

AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.

AQUI COLOQUEI UM PEQUENO VÍDEO SOBRE A ORIGEM DO CRIACIONISMO.



https://www.youtube.com/watch?v=k3GmM7bgKx4

ATIVIDADES
01. Leia o texto a seguir:

Origens da humanidade, Criacionismo Entre as diversas explicações para o aparecimento do ser humano na Terra, duas se destacam pelo amplo debate que provocaram: o criacionismo, defendido por judeus e cristãos, e a teoria da evolução. 
A criação A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, porque somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas, o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa, atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. A mitologia guarani, etnia indígena que habitava as terras sul-americanas antes da chegada dos europeus. Para essa cultura, Tupã (o criador do mundo e deus do trovão) criou Rupave (o primeiro homem e pai dos povos) e Sypave (a primeira mulher e mãe dos povos) a partir de estátuas feitas de barro nas quais soprou a vida. Desde então, muitos outros homens e mulheres foram nascendo até povoar o mundo (que seria, na visão guarani, provavelmente grande parte da América do Sul).  Já na mitologia maia, população que ocupava terras hoje pertencentes à América Central e ao México, o panteão (conjunto de deuses) se juntou às divindades Tepeu e Gucumatz para criar o ser humano. Houve três tentativas de criação: na primeira, tentaram usar a lama, mas ela se desmanchava; na segunda, usaram madeira, que, ao final da criação, até tinha o formato do ser humano, mas não possuía alma; por fim, usaram o milho e, com ele, conseguiram criar o primeiro humano.  A mitologia ioruba, etnia da África Ocidental, atribui a criação do mundo e da humanidade a Obatalá, que, com a ajuda de Odudua, usou o barro para criar o ser humano e lhe deu o emi (sopro da
vida).  Na mitologia egípcia, existem variações do mito de origem da humanidade. Segundo um desses mitos egípcios, Rá criou a Terra, povoou-a com plantas e animais e depois, a partir de suas lágrimas, criou o ser humano. Destaque que, em cada cultura, há diferentes mitos de criação do ser humano e, com frequência, um mesmo mito apresenta diferentes versões, ou seja, é narrado com variações por povos diferentes. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. Pintura feita por Michelangelo no teto da Capela Sistina, no Palácio do Vaticano, em 1510,  que representa a criação do homem por Deus, à sua imagem e semelhança.

Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/evolucao/p3.php Acesso em: 30 de mar. De 2020. (Adaptado) 


a) Entre as diversas explicações para o aparecimento do ser humano na Terra, duas se destacam pelo amplo debate que provocaram, quais são elas?
4 linhas

b) Existe apenas uma versão sobre a teoria criacionista? Por quê?

5 linhas

02. Relacione a mitologia a sua versão da teoria criacionista.

( A ) A mitologia grega 
( B )  A mitologia egípcia 
( C ) O cristianismo 
( D ) A mitologia maia 
( E ) A mitologia guarani,
( F ) A mitologia ioruba  
(G) A mitologia chinesa 


(   ) existem variações do mito de origem da humanidade. Um deles é que Rá criou a Terra, povoou-a com plantas e animais e depois, a partir de suas lágrimas, criou o ser humano.

 (   ) atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. 

(  ) etnia indígena que habitava as terras sul-americanas antes da chegada dos europeus. Para essa cultura, Tupã (o criador do mundo e deus do trovão) criou Rupave (o primeiro homem e pai dos povos) e Sypave (a primeira mulher e mãe dos povos) a partir de estátuas feitas de barro nas quais soprou a vida. Desde então, muitos outros homens e mulheres foram nascendo até povoar o mundo (que seria, na visão guarani, provavelmente grande parte da América do Sul).

 (    ) etnia da África Ocidental, atribui a criação do mundo e da humanidade a Obatalá, que, com a ajuda de Odudua, usou o barro para criar o ser humano e lhe deu o emi (sopro da vida).

 (   ) adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.

 (    ) atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. 

 (    ) população que ocupava terras hoje pertencentes à América Central e ao México, o panteão (conjunto de deuses) se juntou às divindades Tepeu e Gucumatz para criar o ser humano. Houve três tentativas de criação: na primeira, tentaram usar a lama, mas ela se desmanchava; na segunda, usaram madeira, que, ao final da criação, até tinha o formato do ser humano, mas não possuía alma; por fim, usaram o milho e, com ele, conseguiram criar o primeiro humano.

Atividade 5 de Orientação de Estudo


Atividade 5 de Orientação de Estudo
Caro aluno,
Segue as orientações para a realização da atividade.
Não esqueça de colocar a data da atividade.
Bons Estudos.

1 – Assista o vídeo sobre como fazer um resumo esquemático acesse: https://www.youtube.com/watch?v=dlO3Lu9i9NA, e responda as questões abaixo:

 a) Qual a  importância de fazer um  esquema?
 b)    Quais os modelos que podem ser utilizados para se fazer um esquema?
 c)    Cada aluno irá escolher um texto, de preferência de algum conteúdo que esteja estudando no momento, para que resultará útil a elaboração de um esquema feito com palavras chaves.

terça-feira, 5 de maio de 2020

HISTÓRIA

O TEXTO E AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS OU MANUSCRITO. PORÉM DEVE SER COLADO NO CADERNO.







MUITO BEM. GOSTARAM?

AGORA LEIAM O TEXTO QUE SE SEGUE:

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Você já reparou como as máquinas estão presentes na nossa vida? O livro didático por exemplo foi produzido por máquinas gigantescas da gráfica, assim como sua caneta, seu caderno e tudo mais foram feitos em uma indústria. As máquinas são úteis porque ajudam a poupar tempo de trabalho. A humanidade inventa máquinas há muito tempo, moinhos de vento, rodas   d’água, carrinhos   de   mão, arados, etc.   São exemplos de máquinas antigas. Porém essas máquinas ainda dependiam muito   do   trabalho humano.   Esse   problema      foi solucionado quando o homem inventou a máquina a vapor. A partir daí as máquinas puderam ser utilizadas sem o esforço de um homem ou animal. O aperfeiçoamento da máquina a vapor deu   início   a   uma   das   mais   espetaculares   transformações   da história, a Revolução Industrial. O primeiro país a instalar fábricas com máquinas a vapor foi a Inglaterra   no   final   do   século   XVIII.   O   primeiro   resultado   da Revolução Industrial foi a produção de mercadorias e os lucros da burguesia em ritmo acelerado, a todo o vapor. Mas não só isso, mas   os   países, as   sociedades   e   a   forma   de   viver   e trabalhar das pessoas se alterou de forma vertiginosa. Graças a Revolução Industrial, o Capitalismo triunfou em todo o mundo.  Mas, por que   a   Inglaterra   foi   pioneira   na   revolução Industrial? O   que   ela   tinha   que   outros   países      teriam   um século depois? Em primeiro lugar uma burguesia muito rica, que durante   séculos   ampliou   seus   negócios   através   de   muita ousadia   e   empreendedorismo, como   a   agricultura, o   tráfico negreiro, as   guerras   e   até   a   pirataria.   Essa   fase   de enriquecimento   da   burguesia   é   chamada   a   Acumulação Primitiva   de   Capital.  Com   o   dinheiro acumulado   a   burguesia investiu em construções de fábricas, as instalações da indústria. Foi   a   burguesia   que   financiou   os   novos   inventos   que possibilitaram a industrialização. Foram nas cidades que as fábricas foram instaladas, porque era ali que se encontrava um bom mercado consumidor além de mão de obra disponível. Além disso, nas cidades é que tinham transporte e comércio de matéria-prima. A mão de obra para as fábricas também veio do campo. Os grandes proprietários de terras passaram a investir   em   uma grande   produção   agrária   ou   a   alugar   seus   campos   para empresários   do   ramo   agrícola   ou   criadores   de ovelhas.   Isso promoveu os chamados Cercamentos (cercas em suas terras) e a expulsão dos camponeses.  Expulsos   das   terras   por   causa   dos   cercamentos, os ex-camponeses iam tentar   a sorte na   cidade. Lá, aprendiam as delícias da liberdade de escolha: podiam optar entre vender sua força   de   trabalho (capacidade   de   trabalho) por   um   salário miserável   numa   fábrica   fedorenta   qualquer   ou   ficar desempregado   e   morrer   de   fome.   Surgia   assim   uma   nova classe   social, a   dos   trabalhadores   que   traçavam   horas   de trabalho pelo salário pago pelo capitalista o dono da fábrica: o proletariado. Outro fator importante para a revolução industrial na Inglaterra foi   o   crescimento   demográfico, a   melhoria   nas   condições   de alimentação   e   a   entrada   precoce   no   mercado   de   trabalho promoveu a formação de famílias mais cedo. Além desse, as grandes jazidas de ferro e carvão do país garantiam a matéria prima   necessária   para   as   indústrias.   O   linho   e   o   algodão necessários   para   as   indústrias   têxteis   vinham   das   colônias, garantidas   pela   excelente   marinha   inglesa.   As   condições   da política   inglesa   também   foram   favoráveis, pois   não   havia absolutismo, restrições aos burgueses.  A vitória dos burgueses também   permitiu   que   as   ideias iluministas   de valorização da ciência, das liberdades individuais e do liberalismo econômico se difundissem amplamente.
Disponível em: https://profclaugeohist.blogspot.com/2013/05/atividades-revolucao-industrial.html Acesso em 02 de abr. de 2020.

APÓS A LEITURA ATENCIOSA DO TEXTO,  RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.
1- Classe social que investiu seu dinheiro na indústria.
 2- O que causou a expulsão dos camponeses das terras?
 3- País pioneiro da revolução Industrial.
 4- Local onde foram construídas as fábricas
5- Classe operária que vendia sua força de trabalho nas indústrias.
6- Um dos negócios que enriqueceram a burguesia inglesa.
7- Classe social dos donos das indústrias.
8- Local de onde vinham as matérias primas para as indústrias têxteis.
9- Um dos motivos das indústrias serem nas cidades.
10-Tornaram-se mão de obra das fabricas devido aos cercamentos.
11-Uma das máquinas antigas da humanidade.
12-Os minerais que garantiram a Inglaterra a matéria prima necessária para as indústrias.
13- Máquina que deu início a Revolução Industrial.
14- Uma das principais ideias iluministas que favoreceram a revolução Industrial.