- Tudo que está em amarelo deverá conter no caderno do aluno, seja manuscrito ou impresso.
segunda-feira, 11 de maio de 2020
Língua Portuguesa - 7º ano E - Tirinhas
Orientações para a realização da aula não presencial de Língua Portuguesa.
sexta-feira, 8 de maio de 2020
ARTE
AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.
ATIVIDADE 3
01. Anita Malfatti foi uma das precursoras da
Arte Moderna no Brasil ao apresentar suas obras
em uma
exposição em 1917, gerando polêmicas sobre sua forma de representação. Isso tem
a ver com as
características expressionistas de suas obras, algo novo para os padrões de
arte da época.

Tropical –
Anita Malfatti
A Semana de
Arte Moderna ou Semana de 1922, considerada como um divisor de águas na
história da arte brasileira, foi um evento de música, dança, poesia e artes
plásticas que inaugurou um novo movimento artístico e cultural no Brasil: o
Modernismo. Uma das principais propostas dos artistas desse movimento era
misturar influências do exterior e elementos brasileiros, buscando as raízes da
nossa cultura indígena, africana e caipira.
Sobre a
imagem acima, responda:
A) O que é
apresentado na obra e que relações podemos estabelecer sobre o tema e o Brasil?
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B) A pintura
“Tropical” foi uma das primeiras pinturas modernas, cuja temática é brasileira.
Quem é a
figura central da obra e em que espaço ela está inserida?
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C) Uma
leitura formal da obra nos permite identificar os elementos da linguagem visual
que
foram
explorados pela artista. Escreva-os abaixo:
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D)
Identifique a paleta de cor explorada pela artista pintando os retângulos
abaixo. Vamos ver
quantas cores
você consegue perceber:
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02. Faça uma
pesquisa sobre o contexto social, cultural e econômico do início do século XX.
ARTE
AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.
ATIVIDADE
3

Fig. 1 - Pulseiras
Kayapó
Fig. 2 - Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena
–Lux Vidal) (Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/, acesso em 16/04/2020)
O uso de formas geométricas para a composição estética
foi e é feito na arte para diversas
finalidades (tecelagem, estamparia, design de objetos,
moda em geral, artes plásticas, etc). E
embora tenham se tornado mais reconhecidos através dos
trabalhos de artistas das vanguardas
europeias, os padrões de formas geométricas estão
presentes em culturas originárias, de nativos indígenas e africanos de diversas
etnias. Essas composições muitas vezes além de composições estéticas, também
guardam sentidos e significados relacionados à suas culturas, como é o caso da cultura
do povo Ndebele na África do Sul (que vimos da atividade passada) e do povo
kayapó no Brasil.
A. Com o lápis de cor ou giz de cera, monte a paleta de
cores das pulseiras kayapó mostradas na imagem/figura 1.
B. Atualmente tanto a pintura do povo Ndebele quanto do
povo kayapó são reconhecidas por seu valor cultural, patrimonial e artístico.
No entanto, ainda é muito comum que a arte associada à cultura de um povo seja
chamada de artesanato e a produção de um artista reconhecido ser chamada de
Arte. Pesquise pelas definições do que é artesanato e o que é considerado arte
e registre seu entendimento sobre cada uma aqui.
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Arte
AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSSAS E COLADAS NO CADERNO.
ATIVIDADE 3
Fig.
1 - Esther Mahlangu, Vila Ndebele, África do Sul
Fig. 2 - Padrão - Esther Mahlangu (Fonte:
https://theculturetrip.com/africa acesso
em 03/04/2020) (Fonte:
https://www.africancontemporary.com/ acesso em: 03/04/2020)
O povo de
Ndebele é um grupo étnico que vive no Norte do Zimbábue. Esse povo é conhecido
pela
expressão
artística, sobretudo pela pintura das casas que eram e continuam sendo pintadas
somente pelas
mulheres. Durante o Apartheid essas pinturas eram usadas como um sinal pelas
pessoas do
vilarejo. A cores roxa, por exemplo, era utilizada como um aviso de perigo, e a
cor verde,
simbolizava o
fim de um período de fome ou de guerra, segundo contam nativas da região.
Atualmente, a
arte do povo Ndebele conquistou galerias e exposições de arte pelo mundo, sobretudo com
as pinturas da artista Esther Mahlangu.
A. Com o
lápis de cor ou giz de cera, monte a paleta de cores da artista Esther Mahlangu
(lembre-se que
a paleta de
cores se trata de todas as cores utilizadas por um artista e/ou em uma obra).
B. As cores
na pintura Ndebele funcionaram como código para o povo daquelas comunidades durante o
apartheid, indicando perigo ou o fim de um período difícil. Pensando na nossa
cultura, que cores
utilizamos na nossa cultura são ainda utilizadas para simbolizar ou evocar
alguma mensagem,
sentimento? Cite as cores (e seus respectivos significados) que você se
lembrar.
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C. Pesquise
sobre o apartheid, depois volte e comente porque você acha que o povo Ndebele utilizou a
cor e não mensagens escritas ou faladas como forma de aviso entre sua
comunidade.
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ARTE
AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.
ATIVIDADE 3
01.
Observe as imagens abaixo. Uma delas é a obra de um artista que viveu no
século XVI, chamado Pieter Brueghel.

JOGOS
INFANTIS, Pieter Brueghel
http://jubichan.blogspot.com/2017/01/jogos-infantis-pieter-brueghel.html/acesso
em 02/04/2020 Jogos Infantis – Pieter Brueghel
Quem quer
brincar levanta a mão?! Um, dois, três e .... Já! Quem chegar por último...
É assim que
se começa uma brincadeira. Quem nunca usou as expressões acima? Houve uma época
em que as crianças podiam brincar na rua. Esses jogos, brinquedos e
brincadeiras são chamados de populares ou tradicionais, pois são passados de
geração em geração e a maioria não conseguimos identificar a sua origem.
A outra obra
é de Ivan Cruz, artista brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Veja
que há uma grande variedade de brinquedos e brincadeiras e que podemos
identificar, pois muitos deles são usados até os dias de hoje.

https://acrilex.com.br/portfolio-item/ivan-cruz/acesso
em 02/04/2020
Crianças na
Praça – Ivan Cruz
02. Ao
observar as obras de Pieter Brughel e Ivan Cruz quais brinquedos e brincadeiras
você conseguiu identificar? Anote abaixo: _________________________________________________________________________________
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03. A primeira imagem é
muito antiga, não? O computador, o celular, o tablet mudaram muito a forma de
brincar das crianças no século XXI, você não acha? Anote abaixo quais jogos,
brinquedos e brincadeiras são comuns hoje em dia:
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quinta-feira, 7 de maio de 2020
HISTÓRIA
AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.
ATIVIDADES
Os impérios
africanos foram formações de Estado que abrangiam vários povos em uma só
entidade. Esta formação se dava normalmente por meio de conquistas. Foram
numerosos e importantes nas suas relações comerciais, políticas e culturais,
vamos conhecer alguns deles antes da chegada dos europeus. Nesta atividade
destacamos apenas dois, mas você pode continuar pesquisando para conhecer
outros. Leia os fragmentos dos textos a
seguir:
Império
Songai: O Império Songai está relacionado com a cidade de Gao, localizada na
curva do Níger. Esta cidade foi um importante centro comercial, político e
econômico, com poder militar de arqueiros que se lançavam ao Rio Niger. Até o
século XIV Gao estava sob o poder do Império Mali, mas no século XV
conquistaram Tombuctu, um importante centro do Islã e ponto fundamental do
comércio pelo Saara. É neste momento que ocorreu a formação do Império, num
processo de expansão militar, liderados por Sonni Ali, que além de tomarem
Tombuctu, conquistam também Djenné. Tinham práticas religiosas politeístas e
aprimoraram as experiências do império que os sucedeu – o Mali, incorporando
elementos dos impérios anteriores. Exploravam ouro, sal e cauris e
estabeleceram uma unificação de pesos e medidas que facilitava a cobrança de
impostos e as trocas comerciais. Com uma grande extensão territorial, o Imperio
Songai tinha um comércio bem organizado e um sistema de governo centralizado.
Eram divididos entre uma elite e a população geral e suas cidades mais
influentes eram Tombuctu, Djenné e Gao. Referências: MACEDO, José Rivair.
História da África. São Paulo: Contexto, 2013. Capital do Estado Songai, cidade
importante no comércio, política e cultura da região da curva do Niger
Império Mali
:Com o declínio de Gana diversas disputas por influência ocorreram entre
estados menores, paralelos e independentes, no século XII. Um desses estados
era formado pelo povo conhecido por sosso, de etnia Soninke. Foi por meio das
armas que estes se impuseram e alcançaram hegemonia no século XIII. O Império Mali
era formado por povos presentes na região situada entre o Rio Senegal e o Rio
Níger. Dentre esses povos o mais importante eram os mandingas, conhecedores do
Islã desde o século XI. Mas, além deles, outros povos formavam este império,
como os soninkês, os fulas, os sossos e os bozos. Sundjata Keita foi o maior
representante do Império Mali, e estendeu sua autoridade para unidades
políticas próximas, formando um estado unificado e hegemônico até o século XV.
A hegemonia do Mali na África Ocidental ocorreu por alguns importantes fatores,
como a formação
de um
exército poderoso, o controle na extração do ouro e a existência de uma
administração eficiente. Esses pontos fizeram do Mali um dos impérios mais
bem-sucedidos do continente africano. Seu representante supremo era chamado de
Mansa, e residia na cidade de Niani, ao norte da atual República da Guiné. O
apogeu da dinastia Keita ocorreu no século XIV, durante o governo de Kankan
Mussa, o Mansa Mussa. No final do século XIV o império enfrenta dificuldades em
manter uma área tão grande e entra em processo de declínio. MACEDO, José
Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013.
Mansa: Termo
próprio do Mali, remete ao “líder da nação”.
Bardos:
Contadores de história” que transmitiam os saberes.
Dinastias:
Soberanos de uma mesma família que se sucedem no trono. Disponível
01.
Registre no documento abaixo quais são as
percepções acerca das questões propostas no quadro.
Questões
|
Império Songai
|
Império Mali
|
Onde se
desenvolveu esta população?
|
||
Como se
constituía sua organização política e social?
|
||
Qual era a
sua atividade econômica?
|
||
Quando e
qual foi a estratégia utilizada para a
formação deste império?
|
||
Esse império
localizava em qual continente?
|
||
Qual
fragmento do texto mais chamou sua atenção?
|
quarta-feira, 6 de maio de 2020
HIST´RIA
AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.
AQUI COLOQUEI UM PEQUENO VÍDEO SOBRE A ORIGEM DO CRIACIONISMO.
https://www.youtube.com/watch?v=k3GmM7bgKx4
AQUI COLOQUEI UM PEQUENO VÍDEO SOBRE A ORIGEM DO CRIACIONISMO.
https://www.youtube.com/watch?v=k3GmM7bgKx4
ATIVIDADES
01. Leia o
texto a seguir:
Origens da
humanidade, Criacionismo Entre as diversas explicações para o aparecimento do
ser humano na Terra, duas se destacam pelo amplo debate que provocaram: o
criacionismo, defendido por judeus e cristãos, e a teoria da evolução.
A criação A
questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia,
religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a
existência da vida humana e, implicitamente, porque somos o único espécime
dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as
primeiras manifestações mítico-religiosas, o homem busca resposta para essa
questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo
tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo
elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui
a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado
os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por
compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar
vida à raça humana. Já a mitologia chinesa, atribui a criação da raça humana à
solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio,
resolveu criar seres à sua semelhança. A mitologia guarani, etnia indígena que
habitava as terras sul-americanas antes da chegada dos europeus. Para essa
cultura, Tupã (o criador do mundo e deus do trovão) criou Rupave (o primeiro
homem e pai dos povos) e Sypave (a primeira mulher e mãe dos povos) a partir de
estátuas feitas de barro nas quais soprou a vida. Desde então, muitos outros
homens e mulheres foram nascendo até povoar o mundo (que seria, na visão
guarani, provavelmente grande parte da América do Sul). Já na mitologia maia, população que ocupava
terras hoje pertencentes à América Central e ao México, o panteão (conjunto de
deuses) se juntou às divindades Tepeu e Gucumatz para criar o ser humano. Houve
três tentativas de criação: na primeira, tentaram usar a lama, mas ela se
desmanchava; na segunda, usaram madeira, que, ao final da criação, até tinha o
formato do ser humano, mas não possuía alma; por fim, usaram o milho e, com
ele, conseguiram criar o primeiro humano.
A mitologia ioruba, etnia da África Ocidental, atribui a criação do
mundo e da humanidade a Obatalá, que, com a ajuda de Odudua, usou o barro para
criar o ser humano e lhe deu o emi (sopro da
vida). Na mitologia egípcia, existem variações do
mito de origem da humanidade. Segundo um desses mitos egípcios, Rá criou a
Terra, povoou-a com plantas e animais e depois, a partir de suas lágrimas,
criou o ser humano. Destaque que, em cada cultura, há diferentes mitos de
criação do ser humano e, com frequência, um mesmo mito apresenta diferentes
versões, ou seja, é narrado com variações por povos diferentes. O cristianismo
adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a
narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra.
Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou
o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas
formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de
explicação bastante semelhantes. Pintura feita por Michelangelo no teto da
Capela Sistina, no Palácio do Vaticano, em 1510, que representa a criação do homem por Deus, à
sua imagem e semelhança.
Disponível
em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/evolucao/p3.php Acesso em: 30 de mar. De
2020. (Adaptado)
a) Entre as
diversas explicações para o aparecimento do ser humano na Terra, duas se
destacam pelo amplo debate que provocaram, quais são elas?
4 linhas
b) Existe
apenas uma versão sobre a teoria criacionista? Por quê?
5 linhas
02. Relacione
a mitologia a sua versão da teoria criacionista.
( A ) A mitologia grega
(
B ) A mitologia egípcia
(
C ) O cristianismo
(
D ) A mitologia maia
(
E ) A mitologia guarani,
(
F ) A mitologia ioruba
(G) A mitologia chinesa
( ) existem variações do mito de origem da
humanidade. Um deles é que Rá criou a Terra, povoou-a com plantas e animais e
depois, a partir de suas lágrimas, criou o ser humano.
( )
atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua
sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.
( ) etnia indígena que habitava as terras
sul-americanas antes da chegada dos europeus. Para essa cultura, Tupã (o
criador do mundo e deus do trovão) criou Rupave (o primeiro homem e pai dos
povos) e Sypave (a primeira mulher e mãe dos povos) a partir de estátuas feitas
de barro nas quais soprou a vida. Desde então, muitos outros homens e mulheres
foram nascendo até povoar o mundo (que seria, na visão guarani, provavelmente
grande parte da América do Sul).
( )
etnia da África Ocidental, atribui a criação do mundo e da humanidade a
Obatalá, que, com a ajuda de Odudua, usou o barro para criar o ser humano e lhe
deu o emi (sopro da vida).
( )
adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a
narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra.
Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou
o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas
formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de
explicação bastante semelhantes.
( ) atribui a origem do homem ao feito dos
titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida,
imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por
compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar
vida à raça humana.
( )
população que ocupava terras hoje pertencentes à América Central e ao México, o
panteão (conjunto de deuses) se juntou às divindades Tepeu e Gucumatz para
criar o ser humano. Houve três tentativas de criação: na primeira, tentaram
usar a lama, mas ela se desmanchava; na segunda, usaram madeira, que, ao final
da criação, até tinha o formato do ser humano, mas não possuía alma; por fim,
usaram o milho e, com ele, conseguiram criar o primeiro humano.
Atividade 5 de Orientação de Estudo
Atividade 5 de Orientação de Estudo
Caro aluno,
Segue as orientações para a realização da atividade.
Não esqueça de colocar a data da atividade.
Bons Estudos.
1 – Assista o vídeo sobre como fazer um resumo esquemático acesse: https://www.youtube.com/watch?v=dlO3Lu9i9NA, e responda as questões abaixo:
a) Qual a importância de fazer um esquema?
b) Quais os modelos que podem ser utilizados para se fazer um esquema?
c) Cada aluno irá escolher um texto, de preferência de algum conteúdo que esteja estudando no momento, para que resultará útil a elaboração de um esquema feito com palavras chaves.
terça-feira, 5 de maio de 2020
HISTÓRIA
O TEXTO E AS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS OU MANUSCRITO. PORÉM DEVE SER COLADO NO CADERNO.
MUITO BEM.
GOSTARAM?
AGORA LEIAM O
TEXTO QUE SE SEGUE:
A Revolução
industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos
XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do
trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Você já
reparou como as máquinas estão presentes na nossa vida? O livro didático por
exemplo foi produzido por máquinas gigantescas da gráfica, assim como sua
caneta, seu caderno e tudo mais foram feitos em uma indústria. As máquinas são
úteis porque ajudam a poupar tempo de trabalho. A humanidade inventa máquinas
há muito tempo, moinhos de vento, rodas
d’água, carrinhos de mão, arados, etc. São exemplos de máquinas antigas. Porém
essas máquinas ainda dependiam muito do
trabalho humano. Esse problema
só foi solucionado quando o
homem inventou a máquina a vapor. A partir daí as máquinas puderam ser
utilizadas sem o esforço de um homem ou animal. O aperfeiçoamento da máquina a
vapor deu início a
uma das mais
espetaculares
transformações da história, a
Revolução Industrial. O primeiro país a instalar fábricas com máquinas a vapor
foi a Inglaterra no final
do século XVIII.
O primeiro resultado
da Revolução Industrial foi a produção de mercadorias e os lucros da
burguesia em ritmo acelerado, a todo o vapor. Mas não só isso, mas os
países, as sociedades e
a forma de
viver e trabalhar das pessoas se
alterou de forma vertiginosa. Graças a Revolução Industrial, o Capitalismo
triunfou em todo o mundo. Mas, por
que a
Inglaterra foi pioneira
na revolução Industrial? O que
ela tinha que
outros países só
teriam um século depois? Em
primeiro lugar uma burguesia muito rica, que durante séculos
ampliou seus negócios
através de muita ousadia e
empreendedorismo, como a agricultura, o tráfico negreiro, as guerras
e até a
pirataria. Essa fase
de enriquecimento da burguesia
é chamada a
Acumulação Primitiva de Capital.
Com o dinheiro acumulado a
burguesia investiu em construções de fábricas, as instalações da
indústria. Foi a burguesia
que financiou os
novos inventos que possibilitaram a industrialização. Foram
nas cidades que as fábricas foram instaladas, porque era ali que se encontrava
um bom mercado consumidor além de mão de obra disponível. Além disso, nas
cidades é que tinham transporte e comércio de matéria-prima. A mão de obra para
as fábricas também veio do campo. Os grandes proprietários de terras passaram a
investir em uma grande
produção agrária ou
a alugar seus
campos para empresários do
ramo agrícola ou
criadores de ovelhas. Isso promoveu os chamados Cercamentos
(cercas em suas terras) e a expulsão dos camponeses. Expulsos
das terras por
causa dos cercamentos, os ex-camponeses iam
tentar a sorte na cidade. Lá, aprendiam as delícias da
liberdade de escolha: podiam optar entre vender sua força de
trabalho (capacidade de trabalho) por um
salário miserável numa fábrica
fedorenta qualquer ou
ficar desempregado e morrer
de fome. Surgia
assim uma nova classe
social, a dos trabalhadores que
traçavam horas de trabalho pelo salário pago pelo
capitalista o dono da fábrica: o proletariado. Outro fator importante para a
revolução industrial na Inglaterra foi
o crescimento demográfico, a melhoria
nas condições de alimentação e
a entrada precoce
no mercado de
trabalho promoveu a formação de famílias mais cedo. Além desse, as
grandes jazidas de ferro e carvão do país garantiam a matéria prima necessária
para as indústrias.
O linho e
o algodão necessários para
as indústrias têxteis
vinham das colônias, garantidas pela
excelente marinha inglesa.
As condições da política
inglesa também foram
favoráveis, pois não havia absolutismo, restrições aos
burgueses. A vitória dos burgueses
também permitiu que
as ideias iluministas de valorização da ciência, das liberdades
individuais e do liberalismo econômico se difundissem amplamente.
Disponível
em:
https://profclaugeohist.blogspot.com/2013/05/atividades-revolucao-industrial.html
Acesso em 02 de abr. de 2020.
APÓS A
LEITURA ATENCIOSA DO TEXTO, RESPONDA AS
QUESTÕES NO CADERNO.
1- Classe
social que investiu seu dinheiro na indústria.
2- O que causou a expulsão dos camponeses das
terras?
3- País pioneiro da revolução Industrial.
4- Local onde foram construídas as fábricas
5- Classe
operária que vendia sua força de trabalho nas indústrias.
6- Um dos
negócios que enriqueceram a burguesia inglesa.
7- Classe social
dos donos das indústrias.
8- Local de
onde vinham as matérias primas para as indústrias têxteis.
9- Um dos
motivos das indústrias serem nas cidades.
10-Tornaram-se
mão de obra das fabricas devido aos cercamentos.
11-Uma das máquinas
antigas da humanidade.
12-Os
minerais que garantiram a Inglaterra a matéria prima necessária para as indústrias.
13- Máquina
que deu início a Revolução Industrial.
14- Uma das
principais ideias iluministas que favoreceram a revolução Industrial.
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