Copiar o texto e as atividades no caderno de arte ( TEXTO )
A história em quadrinho você pode desenhar ou imprimir ( só o desenho)
Histórias em
Quadrinhos
As histórias em quadrinhos tem origem pré-histórica. Desde os
primórdios, a humanidade sentiu a necessidade de gravar e comunicar o que
aconteceu através de representações visuais. O conteúdo dos desenhos nas paredes das cavernas variam
de animais e caçadas à eventos da natureza e rituais da época.
Foi na pré-história que surgiram as primeiras imagens em
sequência, que contribuíram muito para os estudos antropológicos entenderem
determinadas culturas, a partir de sua iconografia. E não só a antropologia,
mas também a História da Arte identificou importantes elementos que deram
continuidade cultural.
Depois do período paleolítico, diversos povos utilizaram as
imagens para, não só registrar a história, mas também para acordos comerciais,
registros religiosos (como no Egito, por exemplo), etc. Segundo os estudos do
pesquisador José Gaiarsa, os hieróglifos — que foi a primeira forma de escrita
da humanidade —, foi a segunda variação das histórias em quadrinhos criada.
Desde o Antigo Egito até o século XX muita coisa mudou. Criada
pelo artista americano Richard Outcault, em 1895, a primeira HQ moderna
chamava-se Yellow Kid (Garoto amarelo). As tirinhas de Outcault fizeram muito
sucesso entre os jornais de Nova York, que entraram em grande disputa comercial
para terem o direito de publicar as histórias em quadrinhos.
A partir das HQ’s, outras derivações de desenhos foram criadas,
como os mangás, animes, tirinhas, cartuns, charge, comics e chibi, por exemplo.
Leia a tirinha de
Mafalda para resolver as próximas 4 (quatro) questões:
1ª) As tirinhas
são gêneros textuais que exploram as linguagens verbal e não verbal. Suas
principais características são:
a) Leitura atraente/produção em quadrinhos/apresentação descritiva.
b) Leitura atraente/produção injuntiva/posicionamento crítico.
c) Leitura atraente/produção em quadrinhos/narrativa de fatos.
d) Leitura atraente/narrativa de fatos/produção injuntiva.
2ª) No texto, a palavra “inquilino” é utilizada para
a) caracterizar o morador de um imóvel alugado.
b) caracterizar o coração da personagem do quadrinho.
c) caracterizar a importância da devolução do troco.
d) caracterizar a necessidade que a criança tem de comprar balas.
3ª) No quadrinho 1, o período “Tome, pensei em ficar com o troco da padaria para
comprar balas, mas não consegui”, a expressão grifada assume função
a) Injuntiva
b) Apelativa
c) Adversativa
d) Aditiva
4ª) Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no último quadrinho, o pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.
a) Leitura atraente/produção em quadrinhos/apresentação descritiva.
b) Leitura atraente/produção injuntiva/posicionamento crítico.
c) Leitura atraente/produção em quadrinhos/narrativa de fatos.
d) Leitura atraente/narrativa de fatos/produção injuntiva.
2ª) No texto, a palavra “inquilino” é utilizada para
a) caracterizar o morador de um imóvel alugado.
b) caracterizar o coração da personagem do quadrinho.
c) caracterizar a importância da devolução do troco.
d) caracterizar a necessidade que a criança tem de comprar balas.
3ª) No quadrinho 1, o período “Tome, pensei em ficar com o troco da padaria para
comprar balas, mas não consegui”, a expressão grifada assume função
a) Injuntiva
b) Apelativa
c) Adversativa
d) Aditiva
4ª) Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no último quadrinho, o pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.
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