Orientações para
Atividade não presencial - 01
·
Leia o texto para responder as seguintes questões.
·
Registre no caderno a data de hoje juntamente com
as atividades.
·
As atividades devem ser copiadas no caderno.
* O texto não precisa ser copiado.
Sua vida, sua história
Somos o resultado das escolhas que
fazemos, sejam ou não realizadas sabiamente.
É uma realidade inquestionável, nada
do que fazemos, falamos, sentimos é jogado num vazio, que se perderá. O que
fazemos hoje terá, certamente, respostas em algum momento no futuro. Daí a
necessidade de repensarmos sobre nossa responsabilidade no que diz respeito a
nós mesmos. Estamos mesmo plantando árvores que darão bons frutos ou estamos
vivendo sem nos preocuparmos com o impacto que as nossas ações, palavras e
sentimentos podem causar no outro e, hora menos hora, em nós mesmos?
Está na hora de nos assumirmos como
protagonistas das nossas próprias histórias e considerarmos que cada dia que
nasce é uma nova página do livro da nossa vida que se apresenta. O escritor
desta história somos nós mesmos e podemos desempenhar vários papéis nesta
dramatização, que se dá no decorrer do dia, sendo evidenciada por meio de
expressões como a fala, a ação ou a reação e, até mesmo, na ausência destas,
pois nas nossas vidas até o silêncio transmite mensagens.
Nós, pais e professores, conhecemos
de muito perto a realidade de jovens vivendo como se o amanhã não fosse
existir, sendo a nossa responsabilidade incentivá-los a se assumirem como
protagonistas, ou seja, ativos e não mais passivos como ocorre com coadjuvantes
e figurantes na representação de algo (peças, filmes, novelas, teatros) que é
escrito por outra pessoa.
O que preocupa é que não são apenas
os jovens que não se assumem como autores conscientes. Há pessoas que já
viveram muitas experiências, mas mesmo assim não entenderam que a dor pode até
ser inevitável, mas somos nós mesmos que damos os moldes em cada circunstância.
Não é apenas dançar conforme pede a música, mas, muito mais do que isto, é se
conscientizar de que música está sendo tocada, para não nos deixarmos levar
pelos embalos de situações negativas e sem luz.
Tudo se dá pela perspectiva que
lançamos sobre o que nos acontece. Muitos são aqueles que ao serem informados
sobre algum problema, sentem-se como vítimas sem ter o que fazer. Outros há que
ao serem informados de problemas afins buscam, imediatamente, a melhor forma de
contorná-los, de maneira que a força natural de todo ser humano é somada à
experiência de cada dia de alguém que, se não vencer, ao menos luta até o
final, não descansando até o esgotar de todas as possíveis chances de vitória.
São de pessoas assim que o mundo
precisa para ser melhor. Pessoas convictas de que o bem é sempre a melhor
escolha e que sem ele não se pode ser feliz. E por falar em felicidade, concluo
que ela será a resposta para as escolhas feitas no hoje, no agora, no que ainda
pode ser feito para vivermos em harmonia e paz.
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação;
Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São
Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.
Exercícios
De acordo com o texto, responda às questões:
O que preocupa é que não são apenas os jovens que não se
assumem como autores conscientes. Há pessoas que já viveram muitas
experiências, mas mesmo assim não entenderam que a dor pode até ser inevitável,
mas somos nós mesmos que damos os moldes em cada circunstância.
1)
O
texto afirma que existem pessoas que ainda não se tornaram autores conscientes.
De que forma podemos perceber essas pessoas na sociedade atual, já que estamos
em tempos de isolamento social por causa da pandemia do COVID-19? (Resposta com
no mínimo 10 linhas)
O que fazemos hoje terá, certamente, respostas em
algum momento no futuro. Daí a necessidade de repensarmos sobre nossa
responsabilidade no que diz respeito a nós mesmos.
2)
Monte
uma rotina diária para esses dias em que você estará em casa para que aproveite
o máximo possível o seu tempo de recolhimento domiciliar.
Dias da semana
|
Tarefas domésticas
|
Tarefas escolares
|
Tempo de lazer
|
Segunda-feira
|
|||
Terça-feira
|
|||
Quarta-feira
|
|||
Quinta-feira
|
|||
Sexta-feira
|
|||
Sábado
|
|||
Domingo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário