No caderno de História tem pequenos textos sobre a Revolução Inglesa e as anotações do três vídeos sobre a Revolução Industrial que vocês assistiram na biblioteca.
Exercícios sobre os
Atos de Navegação
1. (ESPM/2012) No século XVII, a Inglaterra foi adquirindo
os contornos da potência mundial que se tornaria nos séculos seguintes. Para
tanto, priorizou-se o desenvolvimento da indústria naval, lançando-se, a partir
de 1650, os Atos de Navegação, decretos que protegiam os mercadores ingleses e
suprimiam a participação holandesa, muito forte até então.
(Cláudio Vicentino. História Geral)
Os Atos de Navegação foram lançados:
a) pelos reis da dinastia Tudor.
b) pelos reis da dinastia Stuart.
c) pelos reis da dinastia Windsor.
d) após a Revolução Gloriosa e a adoção da monarquia
parlamentarista.
e) durante o governo de Cromwell, sob a vigência da
República Puritana.
2. (UEPA/2001) No período de 1649 a 1660, desenvolveu-se na
Inglaterra o regime republicano. Em 1651 Cromwel procedeu à unificação da
Inglaterra, Irlanda e Escócia, tornando-se lorde protetor da comunidade
britânica. Ainda em 1651, o Parlamento votou os Atos de Navegação, segundo os
quais:
a) os dirigentes britânicos buscavam monopolizar o comércio
e a navegação nos chamados sete mares, afetando diretamente a Holanda,
detentora até então de enorme poder naval.
b) os dirigentes ingleses determinaram que o transporte de
quaisquer produtos de origem colonial, assim como das espécies monetárias,
seria realizado por navios de países europeus.
c) a Inglaterra declarava guerra à Holanda, uma vez que
esta, buscando assegurar o poder naval, aprovou a legislação mercantil que
criou as Companhias de Comércio.
d) produtos como açúcar, tabaco, algodão, madeiras
tintoriais, produzidos ou fabricados em colônias inglesas da América, da África
ou da Ásia seriam livremente exportados, desde que em navios não-holandeses.
e) ficou determinada a quebra do monopólio inglês sobre a
navegação comercial mercantil, viabilizando a participação dos demais
produtores e respectivas colônias, no transporte marítimo comercial.
3. (FGV/2013) Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês
de 1660.
Para o progresso do armamento marítimo e da navegação que
soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à
segurança e o poderio deste reino... nenhuma mercadoria será importada ou
exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios, pertencentes a Sua
Majestade ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros
navios senão nos que sem nenhuma fraude pertencem a súditos ingleses,
irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas, plantações
e territórios, e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma
equipagem com três quartos de ingleses...A determinação inglesa pode ser
considerada
a) liberal, uma vez que a interferência do Estado se
resumira a estabilizar a entrada e a saída de mercadorias da nação.
b) fisiocrata, porque reforçou a tendência inglesa de buscar
as rendas do Estado na produção agrícola.
c) iluminista, já que atendeu às demandas das camadas mais
modernas da nobreza de terras e da burguesia industrial.
d) monopolista, visto que permitiu a livre circulação de
mercadorias pela maior parte do continente europeu e da Ásia.
e) mercantilista, pois permitiu a proteção e a consequente
prosperidade da marinha e do comércio britânicos.
4. (Fac. Direito de Franca SP/2015) O Ato de Navegação
(1651) de Oliver Cromwell tinha, como um de seus principais objetivos,
a) conter os avanços militares franceses no Mar do Norte,
limitando a expansão napoleônica à Europa continental.
b) atender às exigências políticas da aristocracia
britânica, impedindo a ascensão política e comercial da burguesia.
c) obter o controle militar e comercial da rede fluvial
europeia, facilitando o rápido acesso das naus britânicas à Europa continental.
d) ampliar a presença comercial e militar britânica nos
mares, assegurando maiores ganhos financeiros e melhor posicionamento
estratégico.
e) romper a hegemonia árabe na navegação para as Índias,
ampliando sua presença no Oriente Próximo e no Extremo Oriente.
5. (UNESP SP/1991) O “Ato de Navegação” de 1651 teve
importância e consequências consideráveis na história da Inglaterra porque:
a) favoreceu a Holanda que obtinha grandes lucros com o
comércio inglês.
b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou
ditador.
c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia
marítima inglesa no mundo.
d) considerava o trabalho como a verdadeira fonte de riqueza
nacional.
e) abolia todas as práticas protecionistas.
6. (FGV/2005) (…) nenhuma mercadoria produzida ou fabricada
na África, Ásia e América será importada na Inglaterra, Irlanda ou País de
Gales, Ilhas Jersey e Guernesey, e cidade de Berwick sobre o Tweed, outros
navios senão nos que pertencem a súditos ingleses, irlandeses ou galeses e que
são comandados por capitães ingleses e tripulados por uma equipagem com três
quartos de ingleses (…) nenhuma mercadoria produzida ou fabricada no
estrangeiro e que deve ser importada na Inglaterra, Irlanda, País de Gales,
Ilhas Jersey e Guernesey deverá ser embarcada noutros portos que não sejam
aqueles do país de origem (…)
(English historical documents, Apud Pierre Deyon, O
mercantilismo)
Esses são fragmentos do Ato de Navegação, que traz como
decorrência para a Inglaterra:
a) a perda de vastos territórios coloniais para a Holanda e
Portugal, pois a marinha inglesa de guerra ficou inferiorizada.
b) o apoio, de forma decisiva, na formação dos Estados
Gerais da República das Províncias Unidas, hoje Holanda.
c) o acirramento das rivalidades econômicas com os
holandeses e o fortalecimento do comércio exterior inglês.
d) o reforço do absolutismo da dinastia Tudor e a eclosão da
Revolução Puritana, liderada pelos levellers.
e) a garantia da presença do capital inglês na exploração do
ouro e das pedras preciosas em Minas Gerais.
7. (PUC SP/2010) O Ato de Navegação de 1651 foi editado por
Oliver Cromwell, no contexto das chamadas Revoluções Inglesas do século XVII.
Era uma forma de
a) assegurar mercado consumidor para produtos ingleses e
impedir a concorrência de novas potências industriais, como a França e a
Alemanha.
b) obter maior controle sobre a circulação marítima
comercial e, dessa forma, ampliar a presença britânica sobre os mares.
c) beneficiar os interesses da nobreza britânica, que
finalmente conseguia se impor à burguesia nas lutas religiosas, sociais e
políticas internas.
d) impedir as exportações francesas para a América do Norte
e, dessa forma, impedir a autonomia econômica das colônias inglesas na região.
e) facilitar o acesso às colônias do norte da África, para
assegurar o fornecimento de carvão e de minérios para as fábricas inglesas.
8) Em 1919, os operários conquistaram um direito que
estabeleceu a diminuição da jornada diária de trabalho nas indústrias. Antes
desta data, eles trabalhavam de 14 a 18 horas por dia, parando apenas para as
refeições. Depois da conquista operária, quantas horas, em média, eles passaram
a trabalhar?
a)30 minutos
b)2 horas
c) 20 horas
d) 8 horas
e) 10 horas
9) O que foi a revolução industrial?
a) Conjunto de mudanças profundas no modo dos humanos
viverem, se relacionarem e produzirem mercadorias.
b) Movimento de ideias e que continua influenciando o mundo
atual, que ocorreu na Europa a partir do século XVII.
c) Governo de um francês chamado Napoleão Bonaparte, que se
tornou o homem mais poderoso de seu tempo.
d) Processo de independência política na América espanhola e
no Brasil, que envolveram muita luta.
e) Excursões de milhares de pessoas das mais diversas
origens e condições sociais vindas de Portugal e outras partes do Brasil em
busca do ouro e pedras preciosas.
10) Qual foi o país pioneiro da revolução industrial?
11) Complete: A revolução industrial favoreceu o
desenvolvimento do _________________.
a) Iluminismo
b) Capitalismo
c) Absolutismo
d) Evolucionismo
e) Pioneirismo inglês
12) Em que século começou o processo de revolução das
indústrias?
13) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra,
decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa
em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:
a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) Restauração Stuart
d) República Puritana
e) Revolução Gloriosa
14) A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda
revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu
ter a mesma força política do pai. A situação na Inglaterra só se estabilizou
em 1688, com a chamada:
a) Revolução Anarquista.
b) Reforma Anglicana
c) Revolução dos Navegadores
d) Revolução Gloriosa
e) Revolução Industrial
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