Colégio Estadual “Eugênio Jardim”.
Professora (a): GLEIBE VIEIRA BARBOSA
Aluno (a):______________________________________ 7º ano “ _____” do
EF II LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE I _____ / _____ / 2 020.
|
Aula I e II
Leia esta tira “Calvin”, de Bill Watterson. Em seguida, responda
às questões:
Disponível em:<http://tiras-do-calvin.tumblr.com>.
1. Releia
esta passagem do primeiro quadrinho:
“Você só
pode estacionar se me der 50
centavos.”.
Os
termos sublinhados indicam que Calvin:
a)
fez uma proposta
b)
realizou uma persuasão
c)
impôs uma condição
d)
fez uma promoção
2.
Explique o porquê do destaque nos termos “meu” e “minha” na resposta do pai ao
Calvin:
3. O que nos revela o último quadrinho?
4.
Justifique o emprego das formas “por que” e “porque” na tira:
5- Retire do texto os substantivos que se pede:
a)1
substantivo composto.
b) 3 substantivos simples
c)
2 substantivos concretos
6-
qual o significado da palavra “mão-de-vaca”
(A)
Avarento
(B)
Egoísta
(C)
Malvado
(D)
Rígido
7- Qual a função da
vírgula, no primeiro quadrinho?
8- qual a função do
ponto de exclamação, no ultimo quadrinho?
Aula III, IV e V
Leia a tirinha e responda:
1.
Qual a diferença entre ser “o amigo” e ser “um amigo”, no terceiro quadrinho?
2.
Como você interpreta a expressão do rosto do menino no terceiro quadrinho?
3.
Você percebeu que as letras do último quadrinho estão diferentes? O que será
que isso significa?
4.
Diga qual é a diferença de significados entre as formas dos balões, nos
quadrinhos.
5.
Qual o sentido do quarto quadrinho na sequência dos fatos?
6.
Por que Miguelito ficou tão aborrecido no último quadrinho?
7.
no terceiro quadrinho quais palavras acompanham o substantivo de amigo e
modificam seu sentido?
8.
No 3° Quadrinho, Miguelito pensa algo a respeito da promessa da Mafalda de
apresentá-lo aos amigos dela na volta das férias.
a)
Por que o cartunista empregou os artigos O e UM em negrito?
b)
Que sentidos, no pensamento de Miguelito, o emprego dos artigos O e UM confere
ao substantivo amigo?
PRONOME: https://www.youtube.com/watch?v=xap-yWd0eSM
PONTUAÇÃO:https://www.youtube.com/watch?v=ODkVN0kRciE
VÍRGULA: https://www.youtube.com/watch?v=9tdpcfdr244
Aula VI
PRODUÇÃO DE TEXTO
No contexto social em que vivemos, as
amizades tem, cada vez mais, se tornado raras.
Demoramos anos a conhecer realmente alguém e chamá-lo de AMIGO.
Em período de reclusão valorizamos ainda mais os amigos,
assim você tem argumentos para redigir um texto com no mínimo 15 linhas, no
máximo 25, afirmando o verdadeiro
valor de uma amizade.
Não se esqueça de por seu ponto de vista, argumentar e
concluir seu texto.
Obs. Pesquisar é ótimo, mas copiar é
menosprezar sua inteligência!
"A verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário