sexta-feira, 24 de abril de 2020

Arte

O texto e as atividades podem ser impressas e coladas no caderno.

Grafite ( 24-04-2020)
O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos. O termo grafite, de origem italiana graffito - plural graffite - significa “escrita feita com carvão”.
Origem do Grafite
Se falarmos sobre os primórdios do grafite, teremos que voltar milhares de anos, quando os homens faziam inscrições nas cavernas. Há exemplos de intervenções feitas em locais públicos já na época do Império Romano. Na contemporaneidade, essa manifestação artística está relacionada principalmente ao hip-hop, movimento cultural que teve início no começo dos anos 70 nos EUA pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas. No hip-hop são três as vertentes da arte: rap (música), breakdance (dança) e grafite (pintura mural).
Grafite no Brasil
A história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo. ELA NASCE numa época conturbada da história do Brasil, em que a população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder. Paralelamente ao movimento que despontava em Nova Iorque, o grafite surge no cenário nacional como uma arte transgressora. A linguagem da rua não pede licença e grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração.
É importante ressaltar que o grafite, inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima. O grafiteiro - ou writter - transformava a cidade em um suporte de comunicação artística sem delimitação de espaço, mensagem ou mensageiro. Portanto, a preocupação naquele momento era a arte em si e não o nome de seu autor. Por esse motivo, os ditos "cânones" são retirados de sua posição central para dar lugar a uma arte de todos e para todos.
Assim, desde a década de 70, os grafiteiros brasileiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico. Um importante nome do grafite no Brasil foi o artista Alex Vallauri (1949-1987), considerado precursor do movimento no país. Ele utilizou diversos suportes para estampar sua arte, além dos muros e paredes da cidade. Seus desenhos eram simples e objetivos em meio ao caos urbano, facilitando a compreensão da mensagem.  No Brasil, essa arte disseminou-se rapidamente pelo país e, hoje em dia, segundo estudiosos do tema, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo.
Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são conhecidos como "Os Gêmeos". Nasceram em São Paulo no ano 1974 e começaram a pintar em 1987. São muito reconhecidos no país e também internacionalmente, tendo trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.
Eduardo Kobra é um artista paulistano que nasceu em 1975. No começo da carreira foi pichador, depois grafiteiro e hoje considera-se pintor muralista. Desenvolve trabalhos de grandes dimensões .Sua obra Povos Nativos dos 5 Continentes, no Rio de Janeiro foi eleita o maior grafite do mundo, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.

Leia o texto acima e responda as questões:
1)   Podemos definir graffiti como:
( a ) Arte que surgiu na década de 70, que só se preocupa com a beleza ou com a forma.
( b ) Estilo artístico que utiliza somente letras nas paredes das cidades.
( c ) Arte feita em muros e paredes, principalmente na periferia das zonas rurais.
( d ) Uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Um tipo de inscrição feita em paredes.

2) O graffiti vem causando polêmica na sociedade, mas existe uma diferença entre o graffiti e a pichação. Baseado nesta afirmação assinale a alternativa correta.
( a ) Pichação é sempre uma arte de rua, sem nenhum valor.
( b ) O graffiti e a pichação são a mesma coisa, por isso ambos são proibidos nas cidades.
( c ) O graffiti é respeitado por se tratar de uma arte, mas deve ter autorização para não ser considerado como vandalismo.
( d ) A pichação é um movimento independente das arte plásticas e seu objetivo é chamar a atenção da sociedade e não destruir as paredes.

3) O Hip Hop possui 4 elementos, misturando assim a dança, o desenho e a música. São componentes desse movimento, Exceto:
( a ) Graffiti.
( b ) Rap.
( c ) Breaking.
( d ) Música eletrônica.

4) Marque a alternativa que nos mostra o nome da Arte que surgiu no século XX, e que consiste em desenhar ou escrever com tinta em locais públicos, principalmente em muros dos espaços urbanos:
( a ) Aquarela.
( b ) Graffiti.
( c ) Pontilhismo.
( d ) História em quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário