terça-feira, 19 de maio de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER COPIADAS OU IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.

Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS

Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística); Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais, categorias profissionais.

Habilidades: (GO-EF09AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais; utilizar conceitos e contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte para produzir artisticamente; (GO-EF09AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte: arte, artesanato, folclore, design e fazer relação direta e indireta entre eles de forma ética e investigativa; (GO-EF09AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias de artista, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os profissionais e os espaços do sistema das artes visuais.  
ATIVIDADE 4

As sandálias da polêmica – Amazônia.org



Fig. 3 -  Sandálias 'Havaianas Tribos' Fonte: (https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/13/politica/1423839248_331372.html, acesso em 16/04/2020)

Você já ouviu falar em "Apropriação Cultural"? De forma bem resumida, podemos dizer que
apropriação cultural é quando uma cultura adota elementos específicos de outra cultura (como símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos, formas, etc.). No entanto, a definição vai muito além de simplesmente adotar aspectos de outra cultura. Ela se caracteriza quando membros de uma cultura dominante incorporam elementos de outra, cujos integrantes sofreram opressão sistemática daquele mesmo grupo dominante; por exemplo, a cultura europeia ou norte-americana brancas ao se apropriarem de culturas nativas indígenas ou africanas.  Há alguns anos, a marca Havaianas esteve envolvida em um processo que dizia respeito aos direitos autorais dos indígenas da etnia Yawalapiti, um dos povos do Alto do Xingu, que vivem no Mato Grosso. Embora a empresa tenha pago a um artista de ascendência indígena para usar as estampas, a mesma não obteve autorização ou sequer ofereceu alguma compensação para os povos indígenas de cuja estamparia se apropriou.
  
 A. O que você pensa sobre essa questão? A atitude da marca Havaianas poderia ser considerada como uma apropriação cultural? Por quê? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

B. Pesquise por algum caso/polêmica envolvendo apropriação cultural e relate suas impressões sobre o caso específico.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário