Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas:
Matrizes Estéticas e Culturais; Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos
históricos, sociais e políticos da produção artística); Sistemas (Espaços e
Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais, categorias profissionais.
Habilidades: (GO-EF09AR03-A) Reconhecer e valorizar a
influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas
manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e
universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos,
observando papéis de gênero e outros marcadores sociais; utilizar conceitos e
contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da
arte para produzir artisticamente; (GO-EF09AR33) Analisar aspectos históricos,
sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas
eurocêntricas e as diversas categorizações da arte: arte, artesanato, folclore,
design e fazer relação direta e indireta entre eles de forma ética e
investigativa; (GO-EF09AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias de
artista, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros,
artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os
profissionais e os espaços do sistema das artes visuais.
ATIVIDADE 4
Fig. 3 - Sandálias
'Havaianas Tribos' Fonte:
(https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/13/politica/1423839248_331372.html,
acesso em 16/04/2020)
Você já ouviu falar em "Apropriação Cultural"? De
forma bem resumida, podemos dizer que
apropriação cultural é quando uma cultura adota elementos
específicos de outra cultura (como símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos,
formas, etc.). No entanto, a definição vai muito além de simplesmente adotar
aspectos de outra cultura. Ela se caracteriza quando membros de uma cultura dominante
incorporam elementos de outra, cujos integrantes sofreram opressão sistemática daquele
mesmo grupo dominante; por exemplo, a cultura europeia ou norte-americana
brancas ao se apropriarem de culturas nativas indígenas ou africanas. Há alguns anos, a marca Havaianas esteve
envolvida em um processo que dizia respeito aos direitos autorais dos indígenas
da etnia Yawalapiti, um dos povos do Alto do Xingu, que vivem no Mato Grosso.
Embora a empresa tenha pago a um artista de ascendência indígena para usar as
estampas, a mesma não obteve autorização ou sequer ofereceu alguma compensação
para os povos indígenas de cuja estamparia se apropriou.
A. O que você pensa
sobre essa questão? A atitude da marca Havaianas poderia ser considerada como
uma apropriação cultural? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
B. Pesquise por algum caso/polêmica envolvendo apropriação
cultural e relate suas impressões sobre o caso específico.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário