quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade de Ciências


Prezados Pais e Alunos
Segue o plano quinzenal de Ciências para conhecimento e acompanhamento.
Plano de Trabalho de Ciências, quinzena - 04.05 a 15.05.2020.

Habilidades: (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Habilidades: (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Habilidades: (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Para resolução das atividades abaixo assiste primeiro o vídeo e leia o texto indicado, o material escrito vai ser encaminhado a vocês em PDF no grupo de cada aluno. Qualquer dúvida entre em contato no horário da aula. Obrigada.


Responda as atividades em seu caderno.

01.     O Brasil é conhecido por não ter vulcões ativos. Explique por que eles não são ativos?
02.     O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:
(A) (   ) do continente sul-americano.
(B) (   ) das cadeias de montanhas do México.
(C) (   ) da Cordilheira dos Andes.
(D) (   ) da Cordilheira do Himalaia.

03.     Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:
(A) (   ) terremotos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.
(B) (   )  escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.
(C) (   )  planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.
(D) (   ) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.

04.     Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terremotos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A que se deve a explicação para essa diferença?

05.     Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são
(A) (   ) Brasil e Bolívia.
(B) (   ) Uruguai e Paraguai.
(C) (   ) Argentina e Paraguai .
(D) (   ) Chile e Peru.

06.     No Brasil já ocorreram vários terremotos. Explique a causa deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário