terça-feira, 19 de maio de 2020

ESTUDO ORIENTADO

AS ATIVIDADES PODEM SER COPIADAS E IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.





Como Sublinhar um Texto
1) SUBLINHAR
Costuma-se sublinhar uma palavra ou expressão quando se quer chamar a atenção do leitor para aquele trecho ou para enfatizar um termo ou frase. Usa-se, também, para se referir a algum termo que está sendo usado de maneira inadequada ou pouco adequada etc.
Portanto use o sublinhamento com moderação, uma vez que, se esse meio de marcar o texto for muito utilizado, acaba esgotando sua função.

1.1  Noções gerais
A leitura informativa ou leitura de estudo, através da técnica de sublinhar, auxilia a aprender os conteúdos e significados do texto.
O alicerce de toda aprendizagem é a ideia fundamental contida em cada texto, capítulo, subdivisão ou parágrafo. É necessário separar os fatores textuais menos essenciais, para não perder a unidade de pensamento. Por isso, sublinhar com traços verticais às margens, usar cores e marcas diversas para cada parte importante analisada contribui para uma boa leitura.
O desenvolvimento da técnica de sublinhar passa por algumas etapas, então algumas noções básicas de sublinhar são essenciais, conforme segue abaixo:
1-a primeira leitura serve para a compreensão do assunto e como forma de esclarecimento das dúvidas que surgiram na leitura, nesta fase é preferível não sublinhar, no entanto se ideias importantes foram encontradas, coloque à margem um sinal convencional: “x”, “*”, “(.)”, “I” etc.
2-reler o texto e identificar a ideia principal, os detalhes importantes, os termos técnicos, as definições, as classificações, as provas;
3-o leitor deve habituar-se a sublinhar depois que releu um ou dois parágrafos, para saber exatamente o que irá sublinhar. Usar como ajuda, os sinais colocados à margem, para escolher o que sublinhar com mais segurança;
4-sublinhar as ideias centrais, utilizando dois traços para as palavras-chaves e um para os detalhes mais importantes;
5-nos tópicos mais importantes deve-se assinalar, à margem do texto, com uma linha vertical. E nos argumentos discutíveis deve-se assinalar um ponto de interrogação, também a beira do texto;
6-cada palavra não compreendida deve-se consultar o dicionário e, se necessário anotar o significado para melhor entendimento do texto;
7-ler o que foi sublinhado, para verificar se há sentido assim cada parágrafo deve ser reescrito a partir das palavras destacadas;
8- E por fim, deve-se reconstruir o texto, em forma de esquema ou resumo, baseando-se nas palavras sublinhadas.
1.2 Necessidade de sublinhar

Esta necessidade consiste em conseguir compreender, ao reler o que foi sublinhado, a estrutura sintética e entender o significado do que se leu.
Para isto, deve-se ler o texto, fazer uma releitura e procurar as principais ideias, assim mostrando os detalhes importantes, termos técnicos e definições. E sublinhar apenas algumas palavras e frases que considerem essenciais e nunca a oração toda, por isso não é aconselhável sublinhar muitas palavras por parágrafo.

1.3 Técnicas para sublinhar

Sublinhar é uma técnica indispensável tanto para elaboração de esquemas e resumos quanto para destacar as ideias importantes de um texto.
Caneta sublinhando um texto
Para que se possam identificar estas ideias importantes deve-se ter como requisito fundamental a compreensão do assunto, mas para que a técnica de sublinhar seja realmente eficiente algumas normas devem ser respeitadas, como nunca sublinhar parágrafos ou frases inteiras.
Para que a técnica tenha maior utilidade e praticidade, há sugestões que podem ser seguidas:
1-   sublinhar com lápis preto macio, para não danificar o texto;
2-   sublinhar com dois traços as ideias principais e com um traço as secundárias;
3-   dependendo do gosto pessoal, usa-se caneta hidrocor, em várias cores, podendo-se estabelecer um código particular:
4-   vermelho (ou verde) = ideias principais;
5-   azul (ou amarelo) = detalhes mais importantes;
6-   as anotações à margem do texto podem ser feitas com um traço vertical para trechos importantes e dois traços verticais para os importantíssimos.
E para analisar se a técnica teve eficiência desejada, é recomendado “no final do trabalho, fazer uma leitura comparando-se o texto original com o que foi sublinhado”.

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