Orientações das atividades não presenciais
- Coloque a data no seu caderno 14/05/20
- Leia o texto
- Copie somente as atividades
- Responda as atividades de acordo com os anúncios
2ª
SEMANA – 2º CORTE
|
|||
Nome:
|
Data:
___/___/2020
|
||
Unidade
Escolar:
|
Ano: 9º
|
||
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
|
|||
Tema/ Conhecimento: ANÚNCIOS
|
|||
Habilidades: (EF69LP02-A) Analisar e
comparar peças publicitárias variadas (outdoor, anúncios e propagandas em
diferentes mídias, spots, banner, jingle, vídeos etc.).
(EF69LP02-C)
Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como
forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a
norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do
período.
(EF89LP11)
Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso
articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: indoor, anúncio
de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da
escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a
comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão
produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão
utilizadas.
|
|||
Anúncio– Leitura e criação
Estrutura: Como Fazer um Anúncio Publicitário?
Os anúncios publicitários
são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos, não
têm uma estrutura fixa padrão. Isso dependerá também do local em que será
anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia
folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).
A
finalidade deste tipo de texto é de persuadir o leitor. O anunciante (emissor)
tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de
um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado
popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos
que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo
for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é
importante saber o público-alvo, ele é um fator decisivo perante a elaboração
das estratégias a serem aplicadas.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso: 29, abr. 2020.
Atente-se para a sua
estrutura
ü Título
Geralmente é bastante criativo e
atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa,
justamente com o intento de atrair o consumidor. Imagens - As mais inusitadas
possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as
características do produto anunciado.
Veja um exemplo de título:
“Novo Chocolate Asteca: Mais
Delicioso!!!”
ü Corpo de Texto
Nesta parte é desenvolvida
a ideia sugerida no título, com uma mensagem
ou informação que envolva os aspectos persuasivos da
linguagem publicitária, acrescidos de adjetivos, verbos no imperativo,
vocativos e imagens. É apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e
simples. Utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal)
para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas,
metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo,
neologismos, ambiguidade, etc.).
“Experimente
o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura
saturada.”
ü Identificação ou Marca
do Produto
Funciona
como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à
marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Segue a marca do
produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
"Chocolate Asteca LTDA"
ü Contato
São as informações de contato e identificação da
empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do
consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter,
linkedIn, tumblr, dentre outros).
"E-mail:
choco_asteca@produtos.com
Página Oficial: www.chocolateasteca.com
Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000"
Página Oficial: www.chocolateasteca.com
Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000"
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/
Acesso: 29, abr. 2020. (Adaptado)
Algo
importante nos textos publicitários é a criação de slogan (uma
frase curta e de fácil memorização) ou manchetes, os quais resumem
em um único enunciado as informações e os objetivos do texto.
Exemplo
de slogan:
“TIM -
Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm
Acesso: 29, abr. 2020. (Adaptado)
Confira o exemplo
de anúncio publicitário - Coleta Seletiva - O anúncio publicitário sobre coleta seletiva
foi promovido pelo Governo de São Paulo e tem como intuito divulgar a importância de ter o cuidado com a coleta
seletiva, confrontando o leitor através da frase “O lixo é seu”.
Texto 1 - Disponível
em: https://escolaeducacao.com.br/anuncio-publicitario/
acesso: 30, abr. de 2020.
ATIVIDADES
Disponível em: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2016/11/atividade-de-interpretacao-de-anuncio.html
30, abril. 2020.
1º. Os anúncios são dirigidos a um
público-alvo.
a) Qual é o público-alvo desse anúncio?
b) Como você chegou a essa conclusão?
b) Como você chegou a essa conclusão?
2º. Identifique no texto:
a) o produto oferecido:
b) segundo o anúncio, há quantos anos o produto é ofertado?
3º. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação?
Disponível em: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2016/11/atividade-de-interpretacao-de-anuncio.html
30, abril. 2020. (Adaptado)
4º. No texto 2, em “Porque atrás de todo homem há sempre uma grande Moça”
a) porque a palavra negritada está grafada com
letra maiúscula?
b)
que
ambiguidade ela apresenta?
c)
qual
figura de linguagem ela representa?
d)
baseado
nos conhecimentos que você possui sobre acentuação gráfica, responda: o acento
na palavra atrás é justificado por
qual regra de acentuação?
5º. Assinale a
alternativa correta com relação aos principais suportes de
veiculação dos textos publicitários.
a)
( ) Os textos
publicitários circulam apenas na internet, em sites e blogs.
b)
( ) Os textos
publicitários são veiculados em livros didáticos para que os professores possam
utilizá-los como hipertexto e ensinarem os alunos a desenvolverem um texto cuja
função da linguagem é apelativa.
c)
( ) Os textos
publicitários são os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas das
grandes cidades alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e
alimentação.
d)
( ) Os textos
publicitários são veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas,
outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.
Disponível
em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm
Acesso: 03, abr. 2020
6º. Com relação aos textos
publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais
objetivos.
a) ( )Os textos
publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não
literárias escritas pelos publicitários.
b) ( )Os textos
publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação,
anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
c) ( )Os textos publicitários têm o objetivo de informar os
leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e
municípios.
d) ( )Os textos
publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos
supermercados de médio e grande portes.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm
Acesso: 03, abr. 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário