quinta-feira, 14 de maio de 2020

Língua Portuguesa

Orientações das atividades não presenciais



  • Coloque a data no seu caderno 14/05/20
  • Leia o texto 
  • Copie somente as atividades
  • Responda as atividades de acordo com os anúncios



2ª SEMANA – 2º CORTE
Nome:

Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:

Ano: 9º
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema/ Conhecimento: ANÚNCIOS
Habilidades: (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, banner, jingle, vídeos etc.).
(EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
(EF89LP11) Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: indoor, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas.

Anúncio– Leitura e criação              



Estrutura: Como Fazer um Anúncio Publicitário?


Os anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos, não têm uma estrutura fixa padrão. Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).

A finalidade deste tipo de texto é de persuadir o leitor. O anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “
a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, ele é um fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.

 

Atente-se para a sua estrutura

 

ü  Título

Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor. Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Veja um exemplo de título:

Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!

ü  Corpo de Texto

Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com uma mensagem ou informação que envolva os aspectos persuasivos da linguagem publicitária, acrescidos de adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens. É apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e simples. Utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).
 Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”

ü  Identificação ou Marca do Produto

Funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
"Chocolate Asteca LTDA"

ü  Contato

São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).
"E-mail: choco_asteca@produtos.com
Página Oficial: www.chocolateasteca.com

Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000
"

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/ Acesso: 29, abr. 2020. (Adaptado)

Algo importante nos textos publicitários é a criação de slogan (uma frase curta e de fácil memorização) ou manchetes, os quais resumem em um único enunciado as informações e os objetivos do texto.
Exemplo de slogan:
“TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso: 29, abr. 2020. (Adaptado)


Confira o exemplo de anúncio publicitário - Coleta Seletiva  - O anúncio publicitário sobre coleta seletiva foi promovido pelo Governo de São Paulo e tem como intuito divulgar a importância de ter o cuidado com a coleta seletiva, confrontando o leitor através da frase “O lixo é seu”.





Texto 1 - Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/anuncio-publicitario/ acesso: 30, abr. de  2020.

ATIVIDADES





1º. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo. 

a) Qual é o público-alvo desse anúncio? 
b) Como você chegou a essa conclusão?

2º. Identifique no texto: 

a) o produto oferecido:
b) segundo o anúncio, há quantos anos o produto é ofertado?

3º. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação? 

4º. No texto 2, em
Porque atrás de todo homem há sempre uma grande Moça

a)   porque a palavra negritada está grafada com letra maiúscula?
b)   que ambiguidade ela apresenta?
c)    qual figura de linguagem ela representa?
d)   baseado nos conhecimentos que você possui sobre acentuação gráfica, responda: o acento na palavra atrás é justificado por qual regra de acentuação?  

5º. Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos publicitários.

a)    (  ) Os textos publicitários circulam apenas na internet, em sites e blogs.
b)   (  ) Os textos publicitários são veiculados em livros didáticos para que os professores possam utilizá-los como hipertexto e ensinarem os alunos a desenvolverem um texto cuja função da linguagem é apelativa.
c)    (  ) Os textos publicitários são os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas das grandes cidades alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.
d)   (  ) Os textos publicitários são veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.

6º. Com relação aos textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.

a)        (  )Os textos publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.
b)       (  )Os textos publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
c)       (  )Os textos publicitários têm o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.
d)       (  )Os textos publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.


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