PLANO DE ESTUDO
|
|||
Nome:
|
Data: ___/___/2020
|
||
Unidade Escolar:
|
Ano: 6º
|
||
Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
|
|||
Tema/Conhecimento do Conhecimento: Matrizes Estéticas e
Culturais: Matrizes Estéticas e Culturais. Materialidades e Imaterialidades:
Patrimônio cultural material e imaterial.
|
|||
Habilidade: (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar
a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais
nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e
universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos,
observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar
reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e
estéticas interferem nas identidades culturais. (GO-EF06AR25) Conhecer e
valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas,
em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e
europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de
vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas,
estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e
desconstruindo estereótipos.
|
As obras de arte podem ser apreciadas de várias formas.
Podemos investigar e caracterizar os elementos visuais explorados pelos
artistas e também como eles dão novos significados às ideias, aos pensamentos e
aos sentimentos. Podemos, além disso, imaginar como as obras de artes nos dizem
muito a respeito de diferentes culturas, épocas e lugares. A nossa cultura
apresenta costumes e características diversas, dos povos indígenas, africanos e
europeus e isso contribui para a diversidade das manifestações artísticas e
culturais no Brasil. É possível observar que vários artistas plásticos exploram
essa temática em suas obras de arte de diferentes formas, cada um à sua
maneira, pois arte é representação, transformação, participação, troca
simbólica.
01. As duas imagens são de obras do artista plástico Antônio
Poteiro. Observe-as e responda:
Cavalhada de lado – Antônio Poteiro Cavalhada de frente – Antônio Poteiro
A) Que manifestação cultural elas representam?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Cite os elementos visuais explorados pelo artista:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Compare as duas imagens e indique as diferenças e
semelhanças entre elas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Faça uma pesquisa sobre a manifestação cultural
representada na obra do artista e anote:
A) Em quais cidades ela é realizada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Qual a data da comemoração?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Qual seu significado ou tema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Qual a sua origem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário