segunda-feira, 15 de junho de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER MANUSCRITA OU IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.



                                                            PLANO DE ESTUDO
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:
Ano: 6º
Componente Curricular:  ARTE/ARTES VISUAIS 
Tema/Conhecimento do Conhecimento:  Matrizes Estéticas e Culturais: Matrizes Estéticas e Culturais. Materialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial.
Habilidade: (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais. (GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.

As obras de arte podem ser apreciadas de várias formas. Podemos investigar e caracterizar os elementos visuais explorados pelos artistas e também como eles dão novos significados às ideias, aos pensamentos e aos sentimentos. Podemos, além disso, imaginar como as obras de artes nos dizem muito a respeito de diferentes culturas, épocas e lugares. A nossa cultura apresenta costumes e características diversas, dos povos indígenas, africanos e europeus e isso contribui para a diversidade das manifestações artísticas e culturais no Brasil. É possível observar que vários artistas plásticos exploram essa temática em suas obras de arte de diferentes formas, cada um à sua maneira, pois arte é representação, transformação, participação, troca simbólica.
01. As duas imagens são de obras do artista plástico Antônio Poteiro. Observe-as e responda:  
   
Instituto Antônio Poteiro | Cavalhada de Lado (2008)                               Instituto Antônio Poteiro | Cavalhada de Frente
Cavalhada de lado – Antônio Poteiro                   Cavalhada de frente – Antônio Poteiro

A) Que manifestação cultural elas representam? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Cite os elementos visuais explorados pelo artista: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Compare as duas imagens e indique as diferenças e semelhanças entre elas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Faça uma pesquisa sobre a manifestação cultural representada na obra do artista e anote:
A) Em quais cidades ela é realizada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Qual a data da comemoração?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Qual seu significado ou tema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Qual a sua origem? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário