segunda-feira, 15 de junho de 2020

GEOGRAFIA - MATUTINO

NOME:                                                                                                         DATA: 
UNIDADE ESCOLAR:


Tema/ Conhecimento:  Diferentes usos dos recursos hídricos 
Habilidades: (EF06GE12-A) Identificar as fontes e o consumo dos recursos hídricos, enfatizando os impactos socioambientais nos ambientes urbanos e rurais, com foco na agroindústria goiana e brasileira.


LEIA OS TEXTOS COM ATENÇÃO

DISTRIBUIÇÃO DO USO DAS ÁGUAS
Disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/agua-uso-e-problemas.html Acesso em: 13 de maio de 2020
Em todo o mundo, a maior parte da água que utilizamos destina-se à prática agrícola. Cerca de 70% de toda a água doce é utilizada em irrigação de plantações e, a maior parte dessa água não pode ser reaproveitada, pois encontra-se contaminada por fertilizantes e pesticidas químicos.
Dos 30% restantes, aproximadamente 20% são utilizados pela atividade industrial em seus processos de produção. Uma das atividades industriais que mais consome água é a de produção de couro. Em um quilo de couro utilizado para produzir roupas e artefatos, como bolsas e sapatos, gasta-se nada menos do que 16,6 mil litros de água. Os outros 10% são utilizados pela população mundial para realização de diversas tarefas, que vão desde o próprio consumo até a sua utilização para o preparo de alimentos, higiene pessoal, limpeza na habitação, entre outros.

ÁGUA POTÁVEL: UM RECURSO AMEAÇADO

O principal problema da água na atualidade está diretamente associado à falta de água potável no mundo, devido a um gerenciamento inadequado dos recursos hídricos. Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são:
- A falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura;
- A descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento;
- A contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.
Nos últimos anos, o consumo de água no mundo aumentou em razão do crescimento populacional, principalmente em países como a China e a Índia. Com um número maior de habitantes, é necessário um aumento da produção agrícola. A estimativa é de que, para alimentarmos os cerca de 8 bilhões de habitantes em 2025, será necessário um aumento de 14% no consumo de água, comprometendo ainda mais nossos recursos.
Outro fator que pode ser considerado uma ameaça à oferta de água corresponde ao elevado índice de urbanização. Na maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, cujo processo de urbanização é recente, as águas residuais são lançadas nos rios, lagos e oceanos sem nenhum tipo de tratamento, ameaçando a saúde da população e o acesso à água potável. Segundo dados da Unesco, 27% da população urbana no mundo em desenvolvimento não têm água encanada em sua casa.
O aumento da industrialização nos países em desenvolvimento também se torna uma ameaça à escassez, pois como muitas indústrias dos países desenvolvidos são altamente poluentes, algumas delas estão se deslocando em direção aos países emergentes.


COPIE E RESPONDA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO

01. À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas, como no uso doméstico, nas indústrias e na agricultura. Com relação à demanda mundial de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.
a) (  ) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas, como as de limpeza e lazer.
b) (  ) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.
c) (  ) Na indústria, principalmente nos parques industriais, para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

02. Observando o gráfico da Distribuição do uso da Água, qual a porcentagem mundial dessa utilização?
a) No consumo doméstico:
b) Na Agricultura:
c) Na Indústria:

03. “A ação humana tem provocado a poluição dos rios e dos lagos, acarretando a escassez de água potável.” Quais são os principais fatores que justificam essa frase?

04. “O Brasil é o país com maior quantidade de recursos hídricos gerados por precipitações atmosféricas. Possui domínio de três grandes bacias hidrográficas e grande parte do Aquífero Guarani. O país possui grande disponibilidade de água potável, porém sua distribuição é bastante irregular. A irrigação é a atividade que mais demanda água, seguido dos usos domésticos e urbanos e por último, uso industrial. Se observado regionalmente, a disponibilidade hídrica não acompanha o tamanho da população. O crescimento demográfico e a crescente urbanização, dificultaram ainda mais o acompanhamento por parte dos órgãos gestores.” Com base nessas informações e no seu conhecimento sobre o uso das águas, responda as seguintes questões:
a)      Qual o percentual de demanda de água no Brasil?
b)      Quais são os fatores que mais dificultam a gestão ambiental do país?

05. “A expansão da agropecuária tem causado graves prejuízos ao cerrado goiano. As matas ciliares estão sendo destruídas e as reservas permanentes sendo desmatadas, para ceder espaço para o gado bovino e as plantações.
Esse quadro desolador, aliado ao assoreamento dos rios, tem feito com que Goiás enfrente sérios problemas de abastecimento de água, uma situação que se torna grave nos períodos de estiagem prolongada, fazendo com que o governo já pense na possibilidade de adotar racionamento de água para as cidades mais populosas, como é o caso de GoiâniaAparecida de Goiânia e Anápolis.”
A partir da análise desse grave problema de abastecimento que o Estado de Goiás está enfrentando, observe as afirmações a seguir e marque com (C) para as afirmativas corretas e (I) para as incorretas:
A - (  ) O território goiano possui um grande potencial hídrico, por isso os desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
B - (  ) Os recursos hídricos do cerrado goiano está sendo comprometido pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
C - ( ) O Estado de Goiás possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
D - (  ) As previsões sobre escassez de água no futuro requerem ações imediatas para evitar que falte água tratada para os grandes centros urbanos do Estado de Goiás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário