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É IMPORTANTE COPIAR OU IMPRIMIR O PLANO DE ESTUDO.
PLANO DE ESTUDO
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Nome:
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Data: ___/___/2020
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Unidade Escolar:
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Ano: 8º
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Componente Curricular: História
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Tema/Conhecimento do Conhecimento: Os processos de independência nas Américas.
Independência dos Estados Unidos da América; Independência na América
Espanhola: Democracia estadunidense no passado e no presente; Processos de
Independência das Américas.
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Habilidade: (EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado,
nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões;
(GO-EF08HI06-A) Compreender os conceitos de democracia americana no período
da Independência das Treze Colônias e na atualidade; (EF08HI07) Identificar e
contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas
Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais;
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e
seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias
hispano-americanas; |(GO-EF08HI08-A) Identificar os diferentes movimentos
pró-independência ocorridos nas Américas, comparando suas ideias em relação à
liberdade, propriedade, democracia e soberania.
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Atividades
Leia o Texto 1 a seguir.
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS Declarada em 4 de julho de
1776
Disponível: acesso 06de maio
de 2020.
A Independência dos
Estados Unidos foi fortemente influenciada pelas ideias do Iluminismo,
principalmente o conceito de que todo povo possui o direito sagrado de lutar
pela sua liberdade. O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América,
na época colonial, era chamado de as Treze Colônias. Elas eram colonizadas pela
Inglaterra, que até então estava preocupada apenas com os seus assuntos
internos. Os colonos dessas treze regiões tinham liberdade de atuação
comercial, bem como para estabelecer relações com as outras partes do mundo e
ter suas próprias leis. Isso durou até 1756, quando começou a Guerra dos Sete
Anos, envolvendo vários países europeus.
Nessa guerra a Inglaterra enfrentou a França, Espanha, entre outros. Por
fim, conquistou a vitória, porém, para isso, foi necessário investir muito
dinheiro em armamentos. Esse fato refletiu diretamente na sua relação com as
Treze Colônias, pois ao mesmo tempo em que houve a vitória na guerra, as
regiões foram enriquecendo.
Contexto Histórico da
Independência dos Estados Unidos
Com a crise na
Inglaterra e o crescimento econômico das Treze Colônias, em 1763, o Rei George
III, considerado autoritário e centralizador, começou a criar diversas leis de
impostos para essas colônias. A primeira delas foi a Lei do Açúcar, que taxava
vários produtos, entre eles o café, o vinho, o tecido e o próprio açúcar. O que
foi recebido por muitos protestos pelos colonos. Em seguida, em 1765, a
Inglaterra criou a Lei do Selo, em que todas publicações, cartas, jornais etc.,
feitas em algumas das Treze Colônias precisariam receber o selo britânico, que
era obviamente cobrado como imposto. Com
isso, os colonos reagiram com boicotes, criando comitês para impedir os
impostos britânicos, entre outras coisas. Tudo isso levou a Inglaterra, ainda
em 1765, a criar a Lei do Aquartelamento, que definia como obrigatório a
hospedagem do exército britânico no território colonial. Apesar da lei
intimidar os colonos, não acabou com os boicotes, o que fez com que a
Inglaterra voltasse atrás em relação a Lei do Selo. Mesmo assim, o confronto
entre ambos continuou motivando a criação de uma nova ordem, a Lei de
Townshend, que aumentava ainda mais as taxas criadas na Lei do Açúcar. Em resposta, vários colonos norte americanos
começaram a fazer manifestos contra os aumentos. O primeiro e mais famoso foi
“A carta de um Seareiro da Pensilvânia”, escrito por John Dickson, no qual ele
colocava o princípio de que nenhum imposto deveria ser pago para a Inglaterra
porque os colonos não tinham representantes no Parlamento inglês. Em 1773, a Inglaterra criou a Lei do Chá, que
foi o ápice da revolta dos colonos, afinal, ela os proibia tanto de produzir o
chá quanto os obrigava a comprar o material oriundo da Índia, que era outra
colônia inglesa. Com isso, revoltados,
alguns colonos se disfarçaram de índio, invadiram o porto de Boston e jogaram
todo o carregamento de chá no mar. Esse evento foi chamado de Festa do Chá de
Boston. Em resposta, a Inglaterra criou as Leis Intoleráveis, em 1774, que
tinha entre as medidas o fechamento do porto de Boston, além da cobrança aos
colonos de todo o prejuízo que tiveram com a perda do carregamento lançado ao
mar. Resultantes diante dessa nova
arbitrariedade, os colonos criaram então o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia,
que reuniu algumas das Treze Colônias no combate as duras medidas tomadas pelo
rei da Inglaterra e em busca de um representante no Parlamento. A princípio,
ainda não visavam na Independência dos Estados Unidos. Porém, a Inglaterra enxergou a ata como uma
afronta à sua autoridade e decidiu enviar tropas do exército para tentar acabar
com todos os rebeldes. Isso levou, em 1775, a formação do Segundo Congresso
Continental de Filadélfia. Nesse encontro ficou definido a necessidade da
separação e instauração da independência das Treze Colônias. Foi então que se
iniciaram os confrontos entre os colonos e os britânicos. O exército dos
colonos foi liderado por George Washington, que, futuramente, viria a se tornar
o primeiro presidente da história dos Estados Unidos.
Guerra pela
Independência dos Estados Unidos
O primeiro confronto aconteceu no dia 17 de junho de 1775 e
ficou conhecido como a Batalha de Bunker Hill. A equipe de George Washington
foi derrotada pelas tropas britânicas, porém foi uma disputa bastante acirrada,
o que despertou nos britânicos um alerta, afinal, ficou claro que as colônias
eram capazes de resistir a qualquer tentativa de punição. Dois fatos ajudaram Washington a unir um
exército ainda maior. O primeiro deles foi a divulgação de uma carta, chamada
de Senso Comum, escrita por Thomas Paine, traduzindo ideias iluministas, de
liberdade e de república para uma linguagem mais popular. Carta essa que teve
grande divulgação entre a população das colônias. Outro fato muito importante que favoreceu o
exército colono foi a declaração feita por Thomas Jefferson, em 4 de julho de
1776, instituindo a Independência dos Estados Unidos. Nela, constavam os
motivos pelo qual os colonos desejavam essa separação do Império Britânico.
Essa data foi um marco histórico para as Treze Colônias e é lembrada até os
dias atuais. O conflito decisivo, que fez com que os ingleses se rendessem à
vitória dos EUA, foi a Batalha de Yorktown, no dia 19 de outubro de 1781. Em
seguida, em 1783, foi assinado o Tratado de País, no qual a Inglaterra
reconheceu a independência das colônias.
Disponível em: <
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/independencia-dos-estados-unidos>
acesso em 06 de maio de 2020.
ASSISTA AO VÍDEO PARA
COMPLEMENTAÇÃO DOS ESTUDOS:
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=ZIDr99kqhnw&feature=emb_title
acesso em 05 de maio de 2020.
01.
A Independência dos Estados Unidos teve forte
influência de uma corrente filosófica da época, marque a alternativa correta.
a- ( )
Corrente filosófica Escolástica
b- ( )
Corrente filosófica Iluminismo
c- ( )
Corrente filosófica Patrística
d ( )
Corrente filosófica Humanismo
02.
Como era chamado os Estados Unidos na época
colonial?
a-
( )
Colônia Americana
b-
( )
Colônia Inglesa
c-
( ) Treze
Colônias
d-
( ) Treze
Américas
03.
Em 1765, a Inglaterra criou a Lei do Selo,
defina o que foi esta lei e o qual reação ela provocou?
04. Em 1773, a Inglaterra criou a Lei do Chá, defina o que
foi essa lei e o que ela provocou?
05. Sobre a Independência dos Estados Unidos da América,
assinale a alternativa correta:
a- ( ) A origem do movimento da independência deve
ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
b- ( ) O crescimento do comércio triangular,
praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a
metrópole.
c- ( ) O Segundo
Congresso Continental de Filadélfia definiu a necessidade de separação dos
Estados Unidos, através da Declaração de Independência e instauração da
independência das Treze Colônias.
d-( ) A política de conciliação adotada pela
Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
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