segunda-feira, 15 de junho de 2020

HISTÓRIA

AS ATIVIDADES PODEM SER MANUSCRITAS OU IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.


                                                            PLANO DE ESTUDO
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:
Ano: 8º
Componente Curricular:  HISTÓRIA
Tema/Conhecimento do Conhecimento:    A revolução de São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti. Os caminhos até a independência do Brasil: Processos de Independência das Américas e Panamericanismo: conceito e características e atualidade.
Habilidade:  (EF08HI09) Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo; (EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.




ATIVIDADES




Leia o Texto a seguir:
Texto 1
Revolução Haitiana A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos que levou São Domingos à independência sob a liderança de Toussaint Louverture e JeanJacques Dessalines. A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos que aconteceu na colônia francesa de São Domingos a partir de 1791. Essa rebelião conduziu a colônia francesa de São Domingos à independência e foi motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região.
 Antecedentes: No final do século XVIII, a região que corresponde atualmente ao Haiti era colonizada pelos franceses e conhecida como São Domingos. A presença francesa ocorreu de maneira gradativa a partir do século XVI, quando a região – ainda conhecida como Hispaniola e sob posse dos espanhóis – passou a ser ocupada por corsários franceses que usavam a ilha de Tortuga como refúgio. A posse da região foi transmitida para os franceses oficialmente a partir do século XVII, quando Espanha e França assinaram o Tratado de Ryswick, que cedia de maneira oficial a parte oeste de Hispaniola para os franceses. O sistema colonial imposto pelos franceses transformou São Domingos em uma das colônias mais prósperas do mundo, sendo inclusive conhecida como “pérola das Antilhas”.  
Revolução Haitiana: No final do século XVIII, o sistema escravista imposto pelos franceses em São Domingos fez com que cerca de 40 mil franceses controlassem violentamente uma população de cerca de 450 mil escravos. A violência com a qual os franceses tratavam os escravos em São Domingos é citada em diversos relatos, como no caso de Jean-Baptiste de Caradeux, o qual permitia que seus visitantes atirassem laranjas na cabeça de seus escravos. Esse sistema escravista extremamente violento havia motivado inúmeras rebeliões em outros momentos em São Domingos, como no caso de François Mackandal, que fugiu e passou a realizar pequenos ataques contra franceses na região. A Revolução Haitiana iniciou-se de fato em 1791, quando os escravos se rebelaram contra os franceses. Em poucas semanas, cerca de 100 mil escravos já haviam se rebelado. Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a Revolução Francesa. Os ideais de igualdade entre os homens inspiraram-nos a lutar pela
sua liberdade e por seus direitos. Os escravos lutavam pelo fim do sistema escravista, e os negros libertos lutavam pela equiparação dos direitos entre brancos e negros. Com a rebelião, os escravos passaram a organizar-se e a lutar contra as tropas francesas que estavam instaladas na região. A força do movimento em São Domingos e os desdobramentos da Revolução Francesa resultaram na abolição da escravidão em todas as colônias francesas, incluindo São Domingos em 1794. No decorrer dos acontecimentos no Haiti, todo o ódio que havia sido represado durante anos pelos escravos e negros libertos levou os escravos a cometerem atos de violência contra franceses. Foram comuns nesse período ataques de escravos e negros libertos contra propriedades de franceses, em que os donos e sua família eram mortos. Durante esse período de lutas, os haitianos foram liderados por Toussaint Louverture. O movimento em São Domingos seguiu sob a liderança de Toussaint Louverture até 1802. Pouco antes, em 1801, sob o comando de Napoleão Bonaparte, foi enviada uma expedição para São Domingos para controlar a situação e restabelecer o sistema escravista que havia sido abolido em 1794. As tropas francesas foram lideradas por Charles Leclerc, que, além de ter retomado o controle sobre a situação em São Domingos, também conseguiu aprisionar Toussaint Louverture. O líder haitiano foi enviado para a França em 1802 e permaneceu em uma prisão até a sua morte em 1803. Toussaint Louverture foi vítima de má nutrição e tuberculose. Com a prisão e morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi ocupada por JeanJacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses e derrotou-os de maneira definitiva em novembro de 1803. Pouco tempo depois, em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência de São Domingos. Após a declaração de independência, Jean-Jacques Dessalines escolheu o nome de Haiti para o novo país que havia surgido. O nome foi escolhido em homenagem às populações indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus. O governo do Haiti foi ocupado pelo próprio Dessalines. Após a independência, o Haiti tornou-se o único país das Américas que conquistou sua independência a partir de uma rebelião de escravos.
Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/revolucao-haitiana.htm> Acesso em 15 de maio de 2020.

01. A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos explorados pelos franceses na colônia de São Domingos. Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo capturado e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose. Estamos falando de:
a) (   ) Charles Leclerc
b) (   ) Maximilien de Robespierre
c) (   )Toussaint Louverture
d) (   ) Dutty Boukman

02. Após o sucesso da Revolução Haitiana e declaração de independência Haitiana o novo país surgido passou a ser liderado por:
a) (   )François Mackandal
b) (   )Dutty Boukman
c) (   )Toussaint Louverture
d) (  ) Jean-Jacques Dessalines
03. Descreva o que foi a Revolução Haitiana e qual sua importância? 

04. Os escravos e os negros libertos da região, que promoveram a Revolução haitiana foram fortemente influenciados por acontecimentos no continente europeu.  Qual o principal acontecimento que gerou essa influência? 
a) (    ) Revolução Russa
b) (    ) Revolução Francesa 
c)  (    ) Revolução Industrial
 d)  (    ) Revolução Gloriosa 

05. Qual era o nome do Haiti antes da revolução e da declaração de independência? 

06. Com base no vídeo complementar do texto 1, escreve como era a organização do Haiti no século VIII?

Nenhum comentário:

Postar um comentário