segunda-feira, 8 de junho de 2020

Matemática 6º A,B

OBSERVAÇÃO : O MATERIAL ABAIXO É O MESMO DA SEMANA PASSADA. NESSA SEMANA IREMOS APENAS TRABALHAR AS ATIVIDADES QUE NÃO FORAM TRABALHADAS. ASSIM , BASTA ACOMPANHAR AS ORIENTAÇÕES DAS AULAS NO GRUPO DE WHATSAPP.


Queridos alunos, não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas (ou impressas e coladas no caderno) devem ser  respondidas.

As imagens que estão apresentadas nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (usando régua) ou impressa e colada no caderno.

Lembre-se da data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno, da escrita correta das palavras e da margem.

O plano de estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Observe que a data desta postagem é de 01/06 a 10/06/2020 para que facilite a vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de whatsapp.

OBSERVAÇÃO: O texto Polígonos refere-se ao plano anterior uma vez que não foi possível executá-lo. Assim, quem está optando por imprimir o mesmo foi impresso na semana anterior. Estarei acompanhando o grupo de whattsapp para esclarecer  possíveis  dúvidas quanto aos conteúdos. Bom estudo!

Plano de estudo - Data:01/06 a 10/06/2020.

Componente curricular: Matemática

Séries: 6   º anos A,B e C.

Objeto do conhecimento/ conteúdos: polígonos; operações com números naturais ; ângulos; múltiplos; frações equivalentes; simplificação de frações; triângulos e quadriláteros.

Habilidades:

·         (EF06MA18-A) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, tanto em suas representações no plano quanto em faces de poliedros.

·         (EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

·          (EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os diferentes tipos de ângulos: agudo, reto e obtuso.

·         (EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de.

Anexo 9

·         Assista à videoaula: 6º ano – geometria plana- polígonos – aula 06  ( 6:31) no link:




Texto: Polígonos (É preciso copiá-lo ou se preferir imprima e cole no caderno).

O polígono é uma figura plana, fechada e simples, ou seja, não tem cruzamento. Em outras palavras, todo polígono é uma figura que começa e termina num mesmo ponto, usando apenas traços com linhas retas , sem que um traço cruze o outro, sobre uma superfície plana como um papel , por exemplo.


Elementos de um polígono

Lados: São os segmentos de reta que definem o polígono, ou seja, são os traços retos do polígono.

Vértices: São os pontos de encontro entre dois lados consecutivos do polígono.

Ângulos internos: São os ângulos (abertura entre um segmento de reta e outro) formados no interior do polígono.

Ângulos externos: São os ângulos formados entre um lado de um polígono e o prolongamento do lado consecutivo a ele.

Diagonais: São segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono convexo.



Um polígono é chamado convexo se, dados dois pontos em seu interior (dentro do polígono) o segmento de reta traçado entre esses dois pontos estiver totalmente dentro do polígono. Quando isso não acontece o polígono é chamado não convexo (ou côncavo). Veja os exemplos:
                                                

Polígono convexo





Polígono não convexo (ou côncavo)




Temos ainda o polígono regular que apresenta seus lados com medidas iguais e também seus ângulos com mesma medida (Medidas iguais = congruentes).

Questão 22

Observe as figuras a seguir:



Quais delas são denominadas polígonos?  (3 linhas)


Questão 23

Na imagem a seguir, marque com um x todos os polígonos que são regulares ou seja , que você observa que possui os lados com medidas iguais e os ângulos também com medidas iguais:




Questão 24

Observe as figuras abaixo:


Assinale a alternativa que corresponde aos polígonos que tem, ao menos, um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°:

A) (  ) I e II.
B) (  ) II e IV.
C) (  ) I e IV.
D) (  ) II e III.

Questão 25

Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:

Polígonos são figuras:
  

(  ) que possuem linhas curvas e retas.

(  ) que possuem faces.

(  ) que possuem ângulos, vértices e lados.

(  ) que representam sólidos geométricos.

Questão 26

Ana Carolina tinha 160 peças de roupa no armário. Ela separou uma parte dessas roupas que não ia usar mais e deu 15 peças para a mãe, vendeu 27 para um brechó e reservou 11 para a campanha de doação de roupas de inverno. Quantas peças de roupa restaram no armário de Ana Carolina?

(5linas)

Questão 27

Uma pirâmide é numérica se o valor de um quadradinho for igual à soma dois quadradinhos logo abaixo. Sabendo que as pirâmides a seguir são numéricas, calcule o valor dos quadradinhos abaixo:

a)
(4 linhas)




b)     












(5 linhas)

Questão 28

Num cinema, há 12 fileiras com 16 poltronas e 15 fileiras com 18 poltronas. Faça os cálculos e responda o número total de poltronas é:

a) (  ) 192.                     c) (  ) 462.
b) (  ) 270.                     d) (  ) 480.
(7 linhas)

Questão 29

Um campo de futebol de formato retangular tem 100 metros de largura por 70 metros de comprimento. Antes de cada treino, os jogadores de um time dão cinco voltas e meia correndo ao redor do campo. Sendo assim, determine:

a) Quantos metros os jogadores correm ao dar uma volta completa no campo?

(6 linhas)

b) Quantos metros eles percorrem ao dar as seis voltas ao redor do campo?

( 5 linhas)

c) Se  todos os dias eles dão as seis voltas ao redor do campo e  repetem essa corrida cinco vezes por semana, quantos metros os jogadores correm em uma semana?
(6 linhas)


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