Queridos alunos,
não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas
(ou impressas e coladas no caderno) devem ser respondidas.
As imagens que
estão apresentadas nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita
(usando régua) ou impressa e colada no caderno.
Lembre-se da
data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno,
da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de
estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Observe
que a data desta postagem é de 01/06 a 10/06/2020 para que facilite a
vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das atividades a serem
realizadas acompanhando o grupo de whatsapp.
OBSERVAÇÃO: O
texto Polígonos refere-se ao plano anterior uma vez que não foi possível
executá-lo. Assim, quem está optando por imprimir o mesmo foi impresso na
semana anterior. Estarei acompanhando o grupo de whattsapp
para esclarecer possíveis dúvidas quanto aos conteúdos. Bom estudo!
Plano
de estudo - Data:01/06 a 10/06/2020.
Componente
curricular:
Matemática
Séries: 6 º anos
A,B e C.
Objeto
do conhecimento/ conteúdos: polígonos; operações com números naturais ; ângulos;
múltiplos; frações equivalentes; simplificação de frações; triângulos e
quadriláteros.
Habilidades:
·
(EF06MA18-A) Reconhecer, nomear e comparar
polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, tanto em suas representações
no plano quanto em faces de poliedros.
·
(EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver
problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos,
exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas,
com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
·
(EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do ângulo
como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os diferentes tipos
de ângulos: agudo, reto e obtuso.
·
(EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas
pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de.
Anexo
9
·
Assista à videoaula: 6º ano – geometria
plana- polígonos – aula 06 ( 6:31) no
link:
Texto: Polígonos (É preciso copiá-lo ou se preferir imprima e cole no caderno).
O polígono é uma figura plana, fechada e
simples, ou seja, não tem cruzamento. Em outras palavras, todo polígono é uma
figura que começa e termina num mesmo ponto, usando apenas traços com linhas
retas , sem que um traço cruze o outro, sobre uma superfície plana como um
papel , por exemplo.
Elementos de um polígono
Lados: São os
segmentos de reta que definem o polígono, ou seja, são os traços retos do
polígono.
Vértices: São os
pontos de encontro entre dois lados consecutivos do polígono.
Ângulos internos: São os
ângulos (abertura entre um segmento de reta e outro) formados no interior do
polígono.
Ângulos externos: São os
ângulos formados entre um lado de um polígono e o prolongamento do lado
consecutivo a ele.
Diagonais: São
segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono
convexo.
Um polígono é chamado convexo se, dados dois pontos em seu interior (dentro do polígono)
o segmento de reta traçado entre esses dois pontos estiver totalmente dentro do polígono. Quando isso não acontece o
polígono é chamado não convexo (ou
côncavo). Veja os exemplos:
Polígono convexo
|
Polígono não convexo (ou côncavo)
|
Temos ainda o polígono regular que apresenta seus lados com medidas iguais e também seus ângulos com mesma medida (Medidas iguais = congruentes).
Questão 22
Observe as figuras a seguir:
Quais delas são denominadas polígonos? (3 linhas)
Questão 23
Na
imagem a seguir, marque com um x todos os polígonos que são regulares ou seja , que você observa
que possui os lados com medidas iguais e
os ângulos também com medidas iguais:
Questão 24
Observe
as figuras abaixo:
Assinale
a alternativa que corresponde aos polígonos que tem, ao menos, um ângulo reto,
ou seja, um ângulo de 90°:
A)
( ) I e II.
B)
( ) II e IV.
C)
( ) I e IV.
D)
( ) II e III.
Questão 25
Assinale
V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
Polígonos
são figuras:
( ) que possuem linhas curvas e retas.
( ) que possuem faces.
( ) que possuem ângulos, vértices e lados.
( ) que representam sólidos geométricos.
Questão 26
Ana
Carolina tinha 160 peças de roupa no armário. Ela separou uma parte dessas
roupas que não ia usar mais e deu 15 peças para a mãe, vendeu 27 para um brechó
e reservou 11 para a campanha de doação de roupas de inverno. Quantas peças de
roupa restaram no armário de Ana Carolina?
(5linas)
Questão 27
Uma
pirâmide é numérica se o valor de um quadradinho for igual à soma dois
quadradinhos logo abaixo. Sabendo que as pirâmides a seguir são numéricas,
calcule o valor dos quadradinhos abaixo:
a)
(4 linhas)
b)
(5 linhas)
Questão 28
Num
cinema, há 12 fileiras com 16 poltronas e 15 fileiras com 18 poltronas. Faça os
cálculos e responda o número total de poltronas é:
a)
( ) 192. c) ( ) 462.
b) ( ) 270. d) ( ) 480.
(7
linhas)
Questão 29
Um campo de futebol de
formato retangular tem 100 metros de largura por 70 metros de comprimento.
Antes de cada treino, os jogadores de um time dão cinco voltas e meia correndo
ao redor do campo. Sendo assim, determine:
a) Quantos metros os
jogadores correm ao dar uma volta completa no campo?
(6 linhas)
b) Quantos metros eles
percorrem ao dar as seis voltas ao redor do campo?
( 5 linhas)
c) Se todos os dias
eles dão as seis voltas ao redor do campo e repetem essa corrida cinco vezes por semana,
quantos metros os jogadores correm em uma semana?
(6
linhas)
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