segunda-feira, 23 de março de 2020

Língua Portuguesa - 8º ano - Aula 1

Orientações para aula não presencial 01

  • Assista o vídeo abaixo e faça anotações pertinentes em seu caderno;
  • Reproduza(copiar no caderno) o mapa mental colocado abaixo do vídeo para fixação do conteúdo
  • Após ver o vídeo, fazer as anotações e a reprodução do mapa mental em seu caderno COPIE e responda as Atividades de Fixação que estão no final do post. 


Vídeo do professor Noslen sobre os tipos de sujeitos.  


Mapa mental - Fazer reprodução no caderno conforme orientação no início do post.


Atividade de fixação

1) Identifique o sujeito das orações a seguir:
a) Tudo começou em Nova York no final dos anos de 1960.
______________________________________
b) Em torno desses grupos, surgiu o movimento do hip hop.
______________________________________
c) O termo rap vem das palavras rhytm and poetry (ritmo e poesia).
______________________________________
d) A indústria fonográfica logo percebeu o potencial do estilo.
______________________________________

2) Substitua o símbolo 😃, criando sujeitos para os seguintes predicados:
a) 😃 critica a realidade político-social brasileira.
__________________________________
b) 😃 é o nosso jeito de comunicar.
__________________________________
c) 😃 desligou-se do modelo americano.
__________________________________

3) Identifique o sujeito. Determine seu(S) núcleo(s) e classifique-o:
a) A primeira grande cidade brasileira do movimento hip hop foi São Paulo.
____________________________________________
b) As escolas e os clubes deveriam incentivar a criação de bandas musicais entre os jovens.
____________________________________________
c) Os grupos locais não seguem a linha dos americanos.
____________________________________________
d) Precisamos escrever letras mais compromissadas com a realidade.
____________________________________________

4)Você não quer revelar os sujeitos das frases que seguem. Reescre-as, indeterminando os sujeitos.
a) Os alunos do 8º ano A chegaram atrasados na primeira aula.
__________________________________________
b) Decidi aprender a tocar violão.
__________________________________________
c) Os moradores do bairro não resolveram fazer a coleta seletiva de lixo.
__________________________________________
d) Ficamos horrorizados com a notícia.
__________________________________________

5) As frases que seguem, extraídas de jornais, referem-se a tempo meteorológico. Identifique a classifique o sujeito de cada uma delas:
a) Belo Horizonte terá dia ensolarado.
__________________________________________
b) Choverá amanhã em toda a região do Sul.
__________________________________________
c) A temperatura vai aumentar amanhã.
__________________________________________
d) Nevou em São Joaquim esta madrugada.
__________________________________________

6) Substitua o verbo haver pelo verbo existir e faça as adaptações necessárias:
a) Há muitas pessoas desesperadas na cidade.
_____________________________________
b) Havia Diversas possibilidade de escolha.
_____________________________________
c) Haverá seres vivos em outros planetas?
_____________________________________
d) Deve haver outras soluções para o caso.
_____________________________________
e) Espero que haja novidades.
_____________________________________
f) Se houvesse menos guerras, o mundo seria melhor.
_____________________________________


Boa aula! Qualquer dúvida encaminhe no grupo do Whatsapp que seu professor conselheiro irá direcionar aos professores Dalma e Matheus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário