Quarta-feira, 29 de Abril
de 2020
*Marcadores : 6C,
6D
Geografia – 6º ano/ - 05
Ø
Orientações para aula não presencial – 05
-
1ºPasso: Leia o texto abaixo, com muita
atenção, pois o mesmo, será um dos principais recursos para responder as
atividades.
-2ºPasso:
Procure no texto, palavras que você não sabe o significado, produzindo logo em
seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das
palavras no dicionário ou pesquise na internet);
-3ºPasso:
Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gti1GoW3qL0
-4ºPasso:
Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.
#Observação: Não é necessário
copiar ou imprimir os textos!
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Fenômenos naturais
Os
fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem
a intervenção humana.
Na
linguagem popular, entretanto, dado o sentido comum do termo "fenômeno",
esta expressão refere-se, em geral, aos fenômenos naturais perigosos, também
designados como "desastres naturais".
Destacaremos
a seguir, alguns dos principais fenômenos naturais, entre os quais estão alguns
bastante conhecidos.
*Aurora
boreal : A aurora boreal e
austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta.
São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite.
Normalmente,
tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos
ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
Quando o
fenômeno acontece em regiões próximas ao pólo norte, denomina-se aurora boreal;
no pólo sul, tem-se a aurora austral. Contudo,
se por um lado somos presenteados com este lindo show de luzes da natureza, por
outro somos prejudicados. Os mesmos ventos solares que causam este belo
espetáculo interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares,
telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.
*Furacões : Furacão (ou dependendo da região em que ocorre, também
pode ser chamado de ciclone,
tufão ou tempestade tropical) que corresponde a um sistema de baixa pressão,
ou seja, a pressão dessa região é menor do que a das áreas ao seu redor. Essas
áreas são instáveis e associadas à formação de nuvens, à umidade e a ventos
fortes. Normalmente os furacões formam-se sobre os oceanos, em áreas tropicais, com
temperatura superior a 26°C.
Os furacões
são fenômenos meteorológicos que podem causar enorme destruição por
onde passam. Os meteorologistas classificam-nos segundo a velocidade dos ventos e
os danos
provocados nas áreas atingidas. Conforme as escalas
Saffir-Simpson e Fujita, é classificado por categorias (1 a 5) e escala Fujita
(F0 a F5)
*Terremotos: Terremotos,
também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na
superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores
como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de
diferentes placas tectônicas.
Conforme a
teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa
fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas
litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante
movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando
uma zona de convergência).
Nas zonas
de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas
tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos
densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se
propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. Quando o choque
entre essas placas, ocorre no oceano, pode haver a ocorrência de tsunamis. A magnitude
de um terremoto, é mensurada pela Escala Richter (que quantifica a energia
liberada no foco do terremoto, que, atualmente vai de 0 a 10). As regiões mais
atingidas por terremotos no mundo, são a costa oeste da América, o sul da
Europa, a Turquia, o Iran, o leste/sudeste da Ásia, o Japão e a Nova Zelândia.
*Erupção vulcânica: É a saída de magma,
pedaços de rochas, gases e cinzas por conta do vulcanismo. O magma é composto de rochas e minerais derretidos
devido às elevadíssimas temperaturas do interior da Terra. Ao entrar em contato
com a superfície através das erupções vulcânicas, o magma recebe o nome de lava
– que, ao solidificar-se ao longo do tempo, origina as rochas vulcânicas ou
magmáticas. As atividades vulcânicas podem ser classificadas como fissurais e
centrais, de acordo com a sua posição em relação às placas litosféricas e ao
tipo de seus produtos. As características desses produtos estão vinculadas às
propriedades da lava e às condições do ambiente da erupção. Nem sempre as
erupções produzem cones simétricos e imponentes. O relevo vulcânico tem formas
variadas e devemos analisar as propriedades da lava e as condições de
ocorrência dos derrames para compreender.
*Avalanche: Também denominada
movimento de massa, são pequenas ou grandes quantidades de massa de materiais
que deslizam, caem ou fluem sobre o declive do relevo terrestre. Elas podem ser
provenientes de materiais como o solo, a lama, a rocha, o gelo, ou materiais
inconsolidados (materiais soltos) regidos pela força de atração gravitacional
terrestre. Em geral, o movimento de massa de materiais inconsolidados costumam
ser mais lentos.
Causas = Esse movimento pode ser causado por um ou
mais dos seguintes fatores:
Terremotos;
Saturação de água no solo; Tombamento de árvores ou apodrecimento de suas
raízes; Inundações; Erosões;
Declividade das encostas, etc.
As Avalanches podem ocorrer de modo quase
imperceptível, como também podem acontecer de modo e intensidades abruptas,
causando significativas mudanças na paisagem onde
ocorrem.
Regiões montanhosas ou acidentadas, com
declividade acentuada são mais propícias à ocorrência de avalanches. O intemperismo (agentes
químicos, como a água e físicos, como a ação do Sol e do vento, que desgastam
rochas e solos) e a fragmentação de rochas também contribuem na ocorrência de
avalanches.
*Tempestades de areia:
As tempestades de areia ocorrem em regiões muito secas e que
possuem o solo carente de vegetação, como por exemplo os desertos, a
região norte da China e a região das grandes planícies nos EUA.
A
intensidade dos ventos varia de acordo com a região, acarretando desde o que
chamamos de levantamento de poeira até tempestades de areia propriamente ditas,
com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. Podem causar grandes estragos na
infra-estrutura das cidades.
*Anomalias
climáticas (El Niño e La Niña): O clima é influenciado por uma
gama muito ampla e variada de elementos, sendo sensível a alterações de cada um
deles. Temperatura, pressão, massas de ar, regime de chuvas, latitude,
altitude, vegetação, relevo e muitos outros fenômenos e fatores estão
interligados entre si, influenciando-se mutuamente. No entanto, alguns
acontecimentos climáticos são classificados como anomalias, representando alterações no
sistema atmosférico e provocando mudanças em várias partes do planeta.
As duas principais anomalias
climáticas são o El
Niño e a La
Niña. O que são esses fenômenos e qual é a diferença entre um e
o outro?
O El Niño é o fenômeno resultante do
aquecimento anormal das águas do Pacífico na costa litorânea do Peru, onde
geralmente as águas são frias. Tal fenômeno produz algumas massas de ar quentes
e úmidas, que geram algumas chuvas na região de entorno com a diminuição do
regime de chuvas em outras localidades, tais como a Amazônia, o Nordeste
brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras. No Brasil, o fenômeno também
contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do
Centro-Oeste.
O La Niña é
um fenômeno exatamente inverso. Ela representa um esfriamento anormal das águas
do oceano Pacífico em virtude do aumento da força dos ventos alísios. No
Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas
na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a
queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO
1. Apesar de proporcionar
uma grande beleza visual, o fenômeno conhecido como aurora boreal também têm
consequências negativas. A principal dessas consequências é:
a) A Intensa quantidade de
luzes coloridas, que aparecem no céu a noite.
b) O ofuscamento da visão
humana, durante o dia.
c) A interferência em
meios de comunicação.
d) A grande ocorrência de
granizo, nas regiões em que ocorre.
e) A interferência na velocidade
de rotação da Terra.
2. Com relação aos
principais fenômenos que ocorrem na natureza, assinale ( V ) para verdadeiro ou
( F ) para falso:
a ( ) A forma como os conhecidos “furacões”
são chamados, depende da região onde se originam/localizam.
b ( ) O aquecimento global, isto é, o aumento
da temperatura na Terra, ocasionado pela ação antrópica, é tido como o
principal motivo causador dos abalos sísmicos.
c ( ) Tsunamis são gigantescas ondas,
originadas em alto mar, devido ao choque de placas tectônicas.
d ( ) Devido ao contato com o ar, na
superfície terrestre, a lava vulcânica, que, abaixo da superfície recebe o nome
de magma, solidifica-se ao longo do tempo, dando origem ás rochas magmáticas.
e ( ) O principal fator, que indica a
ocorrência do fenômeno El Niño, é o esfriamento anormal da águas do Pacífico
devido ao aumento da força dos ventos alísios.
3. Assista ao vídeo
indicado e responda:
a) Qual a diferença entre Epicentro e Hipocentro? (06 linhas)
b) O que representam as
escalas Richter e Mercalli? Explique. (08 linhas)
c) O que são os hotspots? (04 linhas)
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