quarta-feira, 29 de abril de 2020

Geografia 6


Quarta-feira, 29 de Abril de 2020
*Marcadores : 6C, 6D

Geografia – 6º ano/ - 05


Ø Orientações para aula não presencial – 05
- 1ºPasso:  Leia o texto abaixo, com muita atenção, pois o mesmo, será um dos principais recursos para responder as atividades.

-2ºPasso: Procure no texto, palavras que você não sabe o significado, produzindo logo em seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das palavras no dicionário ou pesquise na internet);

-3ºPasso: Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gti1GoW3qL0

-4ºPasso: Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.

#Observação: Não é necessário copiar ou imprimir os textos!
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Fenômenos naturais

Os fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem a intervenção humana.
Na linguagem popular, entretanto, dado o sentido comum do termo "fenômeno", esta expressão refere-se, em geral, aos fenômenos naturais perigosos, também designados como "desastres naturais".
Destacaremos a seguir, alguns dos principais fenômenos naturais, entre os quais estão alguns bastante conhecidos.

*Aurora boreal :  A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite.
Normalmente, tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
Quando o fenômeno acontece em regiões próximas ao pólo norte, denomina-se aurora boreal; no pólo sul, tem-se a aurora austral. Contudo, se por um lado somos presenteados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Os mesmos ventos solares que causam este belo espetáculo interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos. 



*Furacões :  Furacão (ou dependendo da região em que ocorre, também pode ser chamado de ciclone, tufão ou tempestade tropical) que corresponde a um sistema de baixa pressão, ou seja, a pressão dessa região é menor do que a das áreas ao seu redor. Essas áreas são instáveis e associadas à formação de nuvens, à umidade e a ventos fortes. Normalmente os furacões formam-se sobre os oceanos, em áreas tropicais, com temperatura superior a 26°C.
Os furacões são fenômenos meteorológicos que podem causar enorme destruição por onde passam. Os meteorologistas classificam-nos segundo a velocidade dos ventos e os danos provocados nas áreas atingidas. Conforme as escalas Saffir-Simpson e Fujita, é classificado por categorias (1 a 5) e escala Fujita (F0 a F5)



*Terremotos: Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.
Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência).
Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. Quando o choque entre essas placas, ocorre no oceano, pode haver a ocorrência de tsunamis. A magnitude de um terremoto, é mensurada pela Escala Richter (que quantifica a energia liberada no foco do terremoto, que, atualmente vai de 0 a 10). As regiões mais atingidas por terremotos no mundo, são a costa oeste da América, o sul da Europa, a Turquia, o Iran, o leste/sudeste da Ásia, o Japão e a Nova Zelândia.



*Erupção vulcânica:  É a saída de magma, pedaços de rochas, gases e cinzas por conta do vulcanismo. O magma é composto de rochas e minerais derretidos devido às elevadíssimas temperaturas do interior da Terra. Ao entrar em contato com a superfície através das erupções vulcânicas, o magma recebe o nome de lava – que, ao solidificar-se ao longo do tempo, origina as rochas vulcânicas ou magmáticas. As atividades vulcânicas podem ser classificadas como fissurais e centrais, de acordo com a sua posição em relação às placas litosféricas e ao tipo de seus produtos. As características desses produtos estão vinculadas às propriedades da lava e às condições do ambiente da erupção. Nem sempre as erupções produzem cones simétricos e imponentes. O relevo vulcânico tem formas variadas e devemos analisar as propriedades da lava e as condições de ocorrência dos derrames para compreender.



*Avalanche: Também denominada movimento de massa, são pequenas ou grandes quantidades de massa de materiais que deslizam, caem ou fluem sobre o declive do relevo terrestre. Elas podem ser provenientes de materiais como o solo, a lama, a rocha, o gelo, ou materiais inconsolidados (materiais soltos) regidos pela força de atração gravitacional terrestre. Em geral, o movimento de massa de materiais inconsolidados costumam ser mais lentos.
Causas = Esse movimento pode ser causado por um ou mais dos seguintes fatores:
Terremotos; Saturação de água no solo; Tombamento de árvores ou apodrecimento de suas raízes; Inundações; Erosões; Declividade das encostas, etc.
As Avalanches podem ocorrer de modo quase imperceptível, como também podem acontecer de modo e intensidades abruptas, causando significativas mudanças na paisagem onde ocorrem.
Regiões montanhosas ou acidentadas, com declividade acentuada são mais propícias à ocorrência de avalanches. O intemperismo (agentes químicos, como a água e físicos, como a ação do Sol e do vento, que desgastam rochas e solos) e a fragmentação de rochas também contribuem na ocorrência de avalanches.



*Tempestades de areia: As tempestades de areia ocorrem em regiões muito secas e que possuem o solo carente de vegetação, como por exemplo os desertos, a região norte da China e a região das grandes planícies nos EUA.
A intensidade dos ventos varia de acordo com a região, acarretando desde o que chamamos de levantamento de poeira até tempestades de areia propriamente ditas, com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. Podem causar grandes estragos na infra-estrutura das cidades.



*Anomalias climáticas (El Niño e La Niña): O clima é influenciado por uma gama muito ampla e variada de elementos, sendo sensível a alterações de cada um deles. Temperatura, pressão, massas de ar, regime de chuvas, latitude, altitude, vegetação, relevo e muitos outros fenômenos e fatores estão interligados entre si, influenciando-se mutuamente. No entanto, alguns acontecimentos climáticos são classificados como anomalias, representando alterações no sistema atmosférico e provocando mudanças em várias partes do planeta.
As duas principais anomalias climáticas são o El Niño e a La Niña. O que são esses fenômenos e qual é a diferença entre um e o outro? 
El Niño é o fenômeno resultante do aquecimento anormal das águas do Pacífico na costa litorânea do Peru, onde geralmente as águas são frias. Tal fenômeno produz algumas massas de ar quentes e úmidas, que geram algumas chuvas na região de entorno com a diminuição do regime de chuvas em outras localidades, tais como a Amazônia, o Nordeste brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras. No Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.


La Niña é um fenômeno exatamente inverso. Ela representa um esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico em virtude do aumento da força dos ventos alísios. No Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.


ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO
1. Apesar de proporcionar uma grande beleza visual, o fenômeno conhecido como aurora boreal também têm consequências negativas. A principal dessas consequências é:

a) A Intensa quantidade de luzes coloridas, que aparecem no céu a noite.
b) O ofuscamento da visão humana, durante o dia.
c) A interferência em meios de comunicação.
d) A grande ocorrência de granizo, nas regiões em que ocorre.
e) A interferência na velocidade de rotação da Terra.

2. Com relação aos principais fenômenos que ocorrem na natureza, assinale ( V ) para verdadeiro ou ( F ) para falso:

a (     ) A forma como os conhecidos “furacões” são chamados, depende da região onde se originam/localizam.

b (     ) O aquecimento global, isto é, o aumento da temperatura na Terra, ocasionado pela ação antrópica, é tido como o principal motivo causador dos abalos sísmicos.

c (     ) Tsunamis são gigantescas ondas, originadas em alto mar, devido ao choque de placas tectônicas.

d (     ) Devido ao contato com o ar, na superfície terrestre, a lava vulcânica, que, abaixo da superfície recebe o nome de magma, solidifica-se ao longo do tempo, dando origem ás rochas magmáticas.

e (     ) O principal fator, que indica a ocorrência do fenômeno El Niño, é o esfriamento anormal da águas do Pacífico devido ao aumento da força dos ventos alísios.

3. Assista ao vídeo indicado e responda:

a) Qual a diferença entre Epicentro e Hipocentro?  (06 linhas)
b) O que representam as escalas Richter e Mercalli? Explique.  (08 linhas)
c) O que são os hotspots?  (04 linhas)

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