Quarta-feira, 29 de Abril
de 2020
*Marcadores : 7C, 7D,
7E
Geografia – 7º ano/ - 05
Ø
Orientações para aula não presencial – 05
-
1ºPasso: Leia o texto abaixo, com muita
atenção, pois o mesmo, será um dos principais recursos para responder as
atividades.
-2ºPasso:
Procure no texto, palavras que você não sabe o significado, produzindo logo em
seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das
palavras no dicionário ou pesquise na internet);
-3ºPasso:
Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0
-4ºPasso:
Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.
#Observação: Não é necessário
copiar ou imprimir os textos!
_____________________________________________________________________________
Os movimentos sociais, rurais
e urbanos
Os Movimentos Sociais
no Brasil: A análise dos
movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo,
sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural. Tais movimentos, quando se
referiam ao espaço urbano possuíam um leque amplo de temáticas como por
exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte,
saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de
temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras,
citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra,
arrendatários e pequenos proprietários. Cada um dos movimentos possuía uma
reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições
econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira. No início do século XX, era muito mais comum a
existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam
pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços
rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações
em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Os movimentos populares urbanos
foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas
Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. Nos anos 1960 e 1970, mesmo diante de
forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações
por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as
manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já".
Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.
Concomitante às ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo), há a presença de ações coletivas que denunciam a concentração de terra, ao mesmo tempo que apontam propostas para a geração de empregos no campo, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas); ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial); ações coletivas que têm espaço urbano como locus para a visibilidade da denúncia, reivindicação ou proposição de alternativas.
Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.
Concomitante às ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo), há a presença de ações coletivas que denunciam a concentração de terra, ao mesmo tempo que apontam propostas para a geração de empregos no campo, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas); ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial); ações coletivas que têm espaço urbano como locus para a visibilidade da denúncia, reivindicação ou proposição de alternativas.
*Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST: O Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social
brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma
agrária no Brasil. Teve origem na aglutinação de movimentos que faziam oposição
ou estavam desgostosos com o modelo de reforma agrária imposto pelo regime
militar, principalmente na década de 1970, o qual priorizava a colonização de
terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes
populacionais e integração estratégica. Contrariamente a este modelo, o MST
declara buscar a redistribuição das terras improdutivas.
Apesar dos movimentos organizados de massa pela reforma agrária no Brasil remontarem apenas às ligas camponesas, associações de agricultores que existiam durante as décadas de 1950 e 1960, o MST proclama-se como herdeiro ideológico de todos os movimentos de base social camponesa ocorridos desde que os portugueses entraram no Brasil, quando a terra foi dividida em sesmarias por favor real, de acordo com o direito feudal português, fato este que excluiu em princípio grande parte da população do acesso direto à terra.
Uma das atividades do grupo consiste na ocupação de terras improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas também há reivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir nessas terras. Para o MST, é muito importante que as famílias possam ter escolas próximas ao assentamento, de maneira que as crianças não precisem ir à cidade e, desta forma, fixar as famílias no campo.
A organização não tem registro legal por ser um movimento social e, portanto, não é obrigada a prestar contas a nenhum órgão de governo, como qualquer movimento social ou associação de moradores.
O movimento recebe apoio de organizações não governamentais e religiosas, do país e do exterior, interessadas em estimular a reforma agrária e a distribuição de renda em países em desenvolvimento. Sua principal fonte de financiamento é a própria base de camponeses já assentados, que contribuem para a continuidade do movimento.
Apesar dos movimentos organizados de massa pela reforma agrária no Brasil remontarem apenas às ligas camponesas, associações de agricultores que existiam durante as décadas de 1950 e 1960, o MST proclama-se como herdeiro ideológico de todos os movimentos de base social camponesa ocorridos desde que os portugueses entraram no Brasil, quando a terra foi dividida em sesmarias por favor real, de acordo com o direito feudal português, fato este que excluiu em princípio grande parte da população do acesso direto à terra.
Uma das atividades do grupo consiste na ocupação de terras improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas também há reivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir nessas terras. Para o MST, é muito importante que as famílias possam ter escolas próximas ao assentamento, de maneira que as crianças não precisem ir à cidade e, desta forma, fixar as famílias no campo.
A organização não tem registro legal por ser um movimento social e, portanto, não é obrigada a prestar contas a nenhum órgão de governo, como qualquer movimento social ou associação de moradores.
O movimento recebe apoio de organizações não governamentais e religiosas, do país e do exterior, interessadas em estimular a reforma agrária e a distribuição de renda em países em desenvolvimento. Sua principal fonte de financiamento é a própria base de camponeses já assentados, que contribuem para a continuidade do movimento.
*Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST: O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia a todos os cidadãos. Está organizado nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. É um movimento de caráter social, político e sindical. Em 1997, o MST fez uma avaliação interna em que reconheceu que seria necessária uma atuação na cidade além de sua atuação no campo. Dessa constatação, duas opções de luta se abriram: trabalho e moradia.
*Fórum Social Mundial – FSM: O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível. É um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais. A luta por um mundo sem excluídos, uma das bandeiras do I Fórum Social Mundial, tem suas raízes fixadas na resistência histórica dos povos contra todo o gênero de opressão em todos os tempos, resistência que culmina em nossos dias com o movimento irmanando milhões de cidadãos e não-cidadãos do mundo inteiro contra as consequências da mundialização do capital, patrocinada por organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), entre outros.
*Movimento
Hippie: Os
"hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou
chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de
popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em
países como o Brasil somente na década de 70. Uma das frases ideomáticas associada
a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" (em inglês
"Peace and Love") que precedeu á expressão "Ban the Bomb" ,
a qual criticava o uso de armas nucleares.
*Movimento
Feminista: O Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e
político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal às mulheres.
Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as
questões relacionadas às diferenças entre os gêneros, e advogam a igualdade
para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus
interesses. De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo
pode ser dividida em três "ondas". A primeira teria ocorrido no
século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970, e a
terceira teria ido da década de 1990 até a atualidade. A teoria feminista
surgiu destes movimentos femininos, e se manifesta em diversas disciplinas como
a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.
*Movimento Estudantil: O movimento estudantil, embora não seja considerado um movimento popular, dada a origem dos sujeitos envolvidos, que, nos primórdios desse movimento, pertenciam, em sua maioria, a chamada classe pequeno burguesa, é um movimento de caráter social e de massa. É a expressão política das tensões que permeiam o sistema dependente como um todo e não apenas a expressão ideológica de uma classe ou visão de mundo. Em 1967, no Brasil, sob a conjuntura da ditadura militar, esse movimento inicia um processo de reorganização, como a única força não institucionalizada de oposição política. A história mostra como esse movimento constitui força auxiliar do processo de transformação social ao polarizar as tensões que se desencadearam no núcleo do sistema dependente. O movimento estudantil é o produto social e a expressão política das tensões latentes e difusas na sociedade. Sua ação histórica e sociológica tem sido a de absorver e radicalizar tais tensões. Sua grande capacidade de organização e arregimentação foi capaz de colocar cem mil pessoas na rua, quando da passeata dos cem mil, em 1968. Ademais, a histórica resistência da União Nacional dos Estudantes (UNE), como entidade representativa dos estudantes, é exemplar.
*Povos do cerrado: O Cerrado abriga uma diversidade enorme
de povos e comunidades tradicionais, que nele vivem há mais de 12 mil anos –
muito antes dos europeus pisarem no Brasil. São mais de 80 etnias indígenas –
dentre Xavantes, Kraô-Kanela, Tapuias, Guarani Kaiowá, Terena, Xacriabas,
Apinajé -, pescadores, ribeirinhos, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu,
fundo e fecho de pasto, retireiros do Araguaia, vazanteiros, agricultores
familiares, geraizeiros, sertanejos, barranqueiros, acampados, assentados e
muitos outros.
Esses povos de cultura ancestral vivem em
harmonia com o meio ambiente – tiram seu sustento, principalmente, da
agricultura familiar, do artesanato e do extrativismo. São detentores de
profundo conhecimento sobre a natureza e seus aspectos nutricionais e medicinais.
Por essas características, os povos e comunidades do Cerrado atuam como
verdadeiros guardiões da água e da biodiversidade.
Porém, apesar de
grande relevância, na formação e transmissão de legado cultural, à sociedade
brasileira, essas comunidades vêm progressivamente, sofrendo com práticas
nefastas, como violência devido a conflitos por posse de terras; desmatamento
de suas áreas de vivência, para a implantação de projetos agropecuários;
poluição de mananciais de água, sobretudo por agroquímicos; avançado processo
de aculturação, causando uma verdadeira destruição das principais referências
culturais originais daqueles povos, entre outros.
Atividades de fixação de
conteúdo
1. Apesar de
apresentarem diferenças peculiares entre si, os movimentos sociais no Brasil,
sejam urbanos ou rurais, possuíam como ponto comum, o entendimento que
expressava
a) a igualdade
em termos de qualidade de vida, existente entre camadas sociais diferentes.
b) as
contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.
c) o forte
enfoque teórico, oriundo do Marxismo.
d) as
contradições econômicas e sociais inexistentes na sociedade brasileira.
e) a
desigualdade em termos de qualidade de vida, existente entre a elite nacional.
2. Leia com
atenção, as proposições abaixo:
I) O Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ao contrário do que propunham os militares,
buscava a redistribuição das terras improdutivas.
II) Uma das
atividades do MST, e considerada muito polêmica, consiste na ocupação de terras
improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas também há
reivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir
nessas terras.
III) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, surgiu
da necessidade de organizar a reforma rural e garantir moradia a todos os
cidadãos residentes em fazendas e ou assentamentos.
IV) A luta por um mundo sem excluídos, é uma das principais
reivindicações do Fórum Social Mundial.
V) Os povos do cerrado, estão entre os grupos sociais que se destacam pela
grande preservação de sua cultura, em todo o Brasil.
Assinale a única opção a seguir, levando-se em consideração que:
a) I, II, IV e V estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) apenas III e V estão corretas.
3. Analisando o vídeo
indicado, como podemos dizer (na visão expressa pelo vídeo) que um grupo se fortalece? Comente.
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