quarta-feira, 15 de abril de 2020

Geografia 7

Quarta-feira, 15 de Abril de 2020
*Marcadores : 7C, 7D, 7E

Geografia – 7º ano/ - 03

Ø Orientações para aula não presencial – 03
- 1ºPasso: Copie ou imprima (neste caso, colando o mesmo em seu caderno) o texto de introdução logo abaixo, e em seguida, leia-o com atenção. A impressão/fotocópia das “imagens”, é OPCIONAL.
-2ºPasso: Utilize o marcador de texto ou uma caneta de outra cor, para destacar as palavras que você não sabe o significado no referido texto, produzindo logo em seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das palavras no dicionário ou pesquise na internet);
-3ºPasso: Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=P0OxNTnu80w
-4ºPasso: Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.

*Observação importante: Os conteúdos e atividades presentes nesta postagem, estão planejados para a execução em três (03) aulas/uma semana, ou seja, dentro do período normal da carga horária semanal de Geografia.
*Lembrete: Na semana anterior, não houve a obrigatoriedade de copiar e ou imprimir os conteúdos, ao contrário desta, buscando assim um equilíbrio na carga de trabalhos dos alunos/estudantes.




 Ampliando os conhecimentos cartográficos

Introdução: A Terra é uma superfície complexa. Quando essa superfície é representada em forma de mapas, ocorrem distorções inevitáveis, seja na escala, na forma, na distância, na direção ou na área em que são representadas. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em uma superfície plana envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”. Essas distorções são minimizadas ou maximizadas conforme os vários tipos de projeções que podem ser utilizadas para a representação gráfica de objetos em um plano.


*Breve histórico sobre o desenvolvimento dos mapas

Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham. "Desde sempre, o homem registra o espaço onde vive. Trata-se de uma necessidade social", explica Marcello Martinelli, professor de Cartografia Estratégica no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). 
Mais do que uma ferramenta de orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante para a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do poder. Eles foram fundamentais para a definição de estratégias militares e para a conquista de outros povos. Na época das grandes navegações e dos descobrimentos marítimos (entre os séculos XV e XVI), por exemplo, os cartógrafos estavam presentes em cada expedição realizada. Sua função não era exatamente ajudar na localização, mas registrar e tornar pública a descoberta de novos territórios. 
A cartografia nunca foi uma ciência neutra, que representa exatamente o espaço ou a realidade. Por trás de todo mapa, há um interesse (político, econômico, pessoal), um objetivo (ampliar o território, melhorar a área agrícola etc.) e um conceito (o direito sobre determinada região, o uso do solo etc.). "O mapa é uma representação adaptada da realidade. Por isso, nunca é isento", diz Carla Gimenes de Sena, doutora em Pesquisa em Geografia e Cartografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Ourinhos. 

Primeiros tipos de mapas (exemplos)  















Mapas atuais (exemplos) 

Mapa físico (Relevo do continente africano)



Mapa político (América do Sul)





Mapa temático









Ø Outras representações cartográficas (Exemplos)

*Planta (Santuário de Fátima, em Portugal)







Croqui





Projeções cartográficas




Aerofotogrametria







Escalas







Atividades de fixação de conteúdo (Para responder as questões, leia e interprete o texto, analise os mapas/imagens e assista ao vídeo indicado).


1. Quando procuramos representar as superfícies curvas em uma superfície plana, nos deparamos com inúmeros problemas técnicos. Para tentar diminuir esses problemas, a Cartografia também se utiliza de algumas técnicas. Explique.
                                               “05 linhas”

2. De que eram feitos os primeiros mapas e quais as suas funções?
                                               “05linhas”

3. Com relação às técnicas cartográficas, responda e ou resolva as seguintes proposições:

a) Além de ser utilizado como uma ferramenta de orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante para a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do poder. Comente:
                                               “06 linhas”

b) Podemos definir um mapa, como:

I) A representação exata da realidade.
II) A realidade distorcida do contexto.
III) O mesmo que um croqui.
IV) A representação adaptada da realidade.
V) A representação distorcida da realidade.

c) A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. Dessa forma, é possível dizer que, quanto maior for a escala,
I. menor é a área representada;
II. menor é o detalhamento das informações;
III. maior é a área representada;
IV. maior é o detalhamento das informações.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
1) I
2) II
3) III
4) I e III
5) I e IV












                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário