Quarta-feira, 15 de Abril
de 2020
*Marcadores : 7C, 7D,
7E
Geografia – 7º ano/ - 03
Ø
Orientações para aula não presencial – 03
-
1ºPasso: Copie ou imprima (neste caso, colando o mesmo em seu caderno) o texto de introdução logo abaixo, e em
seguida, leia-o com atenção. A impressão/fotocópia
das “imagens”, é OPCIONAL.
-2ºPasso:
Utilize o marcador de texto ou uma caneta de outra cor, para destacar as
palavras que você não sabe o significado no referido texto, produzindo logo em
seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das
palavras no dicionário ou pesquise na internet);
-4ºPasso:
Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.
*Observação importante: Os conteúdos e
atividades presentes nesta postagem, estão planejados para a execução em três
(03) aulas/uma semana, ou seja, dentro do período normal da carga
horária semanal de Geografia.
*Lembrete: Na semana anterior, não houve
a obrigatoriedade de copiar e ou imprimir os conteúdos, ao contrário desta,
buscando assim um equilíbrio na carga de trabalhos dos alunos/estudantes.
Ampliando os conhecimentos cartográficos
Introdução:
A Terra é uma superfície complexa. Quando essa superfície é representada em
forma de mapas, ocorrem distorções inevitáveis, seja na escala, na forma, na
distância, na direção ou na área em que são representadas. Pode-se dizer que
todas as representações de superfícies curvas em uma superfície plana envolvem
“extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”. Essas
distorções são minimizadas ou maximizadas conforme os vários tipos de projeções
que podem ser utilizadas para a representação gráfica de objetos em um plano.
*Breve histórico sobre o
desenvolvimento dos mapas
Os mapas são a mais antiga
representação do pensamento geográfico. Há registros que mostram que eles
existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da
Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou
desenhados sobre a pele de animais. Suas funções incluíam conhecer as áreas
dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios
de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham. "Desde
sempre, o homem registra o espaço onde vive. Trata-se de uma necessidade
social", explica Marcello Martinelli, professor de Cartografia Estratégica
no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP).
Mais do que uma ferramenta
de orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante
para a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a
serviço do poder. Eles foram fundamentais para a definição de estratégias
militares e para a conquista de outros povos. Na época das grandes navegações e
dos descobrimentos marítimos (entre os séculos XV e XVI), por exemplo, os
cartógrafos estavam presentes em cada expedição realizada. Sua função não era
exatamente ajudar na localização, mas registrar e tornar pública a descoberta
de novos territórios.
A cartografia nunca foi uma
ciência neutra, que representa exatamente o espaço ou a realidade. Por trás de
todo mapa, há um interesse (político, econômico, pessoal), um objetivo (ampliar
o território, melhorar a área agrícola etc.) e um conceito (o direito sobre
determinada região, o uso do solo etc.). "O mapa é uma representação
adaptada da realidade. Por isso, nunca é isento", diz Carla Gimenes de
Sena, doutora em Pesquisa em Geografia e Cartografia da Universidade Estadual
Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Ourinhos.
Mapas atuais (exemplos)
Mapa físico (Relevo do continente africano)
Mapa político (América do Sul)
Mapa temático
Ø
Outras
representações cartográficas (Exemplos)
*Planta (Santuário de Fátima, em Portugal)
Croqui
Projeções cartográficas
Aerofotogrametria
Escalas
Atividades de
fixação de conteúdo (Para responder as
questões, leia e interprete o texto, analise os mapas/imagens e assista ao
vídeo indicado).
1. Quando procuramos
representar as superfícies curvas em uma superfície plana, nos deparamos com
inúmeros problemas técnicos. Para tentar diminuir esses problemas, a
Cartografia também se utiliza de algumas técnicas. Explique.
“05
linhas”
2. De que eram feitos os
primeiros mapas e quais as suas funções?
“05linhas”
3. Com relação às técnicas
cartográficas, responda e ou resolva as seguintes proposições:
a) Além de ser utilizado como uma ferramenta de
orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante para
a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do
poder. Comente:
“06
linhas”
b) Podemos definir um mapa, como:
I) A representação exata da realidade.
II) A realidade distorcida do contexto.
III) O mesmo que um croqui.
IV) A representação adaptada da realidade.
V) A representação distorcida da realidade.
c) A escala cartográfica representa
a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. Dessa forma,
é possível dizer que, quanto maior
for a escala,
I. menor é a área representada;
II. menor é o detalhamento das
informações;
III. maior é a área representada;
IV. maior é o detalhamento das
informações.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
1) I
2) II
3) III
4) I e III
5) I e IV
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