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COLÉGIO ESTADUAL EUGÊNIO JARDIM
Professora(a): LUZIA DOS REIS MORAES CAMPOS
Aluno(a):________________________________________________ 6º ano do
EF II
Atividade NÃO PRESENCIAL de _________________ 1º bimestre _____ / _____ / 2020.
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LEIA
COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
Leia com atenção
os textos
Analise os mapas
com atenção
Copie e responda
as atividades
MUDANÇAS QUE ESTÃO NO MAPA
Entenda como a divisão do território
brasileiro evoluiu ao longo dos tempos!
Hoje, nos parece tão óbvio que o Brasil seja dividido em cinco regiões,
que nem paramos para perguntar por que ele foi organizado desse jeito. Da mesma
forma, não questionamos por que um estado pertence a determinada região e não a
outra. Agora que surgiu a curiosidade, vamos à investigação!
O Brasil é o maior país da América do Sul. De acordo com dados de 1999,
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua área é de
8.547.403,5 quilômetros quadrados. Apenas quatro países no mundo inteiro --
Rússia, Canadá, China e Estados Unidos -- têm território maior do que o
brasileiro. Dividir o Brasil em regiões facilita o ensino de geografia e a
pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de
habitantes e a idade média da população.
A razão é simples: os estados que formam uma grande região não são
escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes. As primeiras
divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos
aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e
relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas
-- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o
modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada
região.
Então, se os estados de uma região brasileira têm muito em comum, o que
é mais útil: estudá-los separadamente ou em conjunto? Claro que a segunda opção
é melhor. Para a pesquisa, coleta e organização de dados, também. Assim é
possível comparar informações de uma região com as de outra e notar as
diferenças entre elas. Dessa forma, por exemplo, os governantes podem saber em
qual região há mais crianças fora da escola. E investir nela para resolver o
problema.
1.
Com base na informação do texto
responda:
a.
Qual a extensão territorial do Brasil?
b.
Quais os critérios utilizados pelo IBGE
para regionalizar o Brasil?
c.
Qual o objetivo da divisão do
território brasileiro em regiões?
2.
Cite:
a.
O nome dos países com extensão
territorial maior que o Brasil:
b.
O nome das regiões brasileiras segundo
o IBGE:
3.
Analise o mapa abaixo e em seguida
responda as atividades
a. Escreva
o nome da região que localiza o Estado o onde você mora:
b. Cite
as principais características do seu Estado:
c. Escreva
o nome dos Estados cortados pela linha do equador
d. Escreva
o nome dos Estados cortados pelo Trópico de Capricórnio
e. Qual
a maior região brasileira escreva o nome dos Estados que a compõem:
f. Quais
regiões brasileiras são banhadas pelo oceano Atlântico:
g. Escreva
o nome dos Estados que compões a Região Centro-Oeste e suas respectivas
capitais
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