quinta-feira, 16 de abril de 2020

História

O texto e as atividades podem ser impressas e coladas no caderno.

Os Bantos ( 16-04-2020 )
Os bantos formam um grupo étnico africano que habitam a região da África ao sul do Deserto do Saara. A maioria dos mais de 300 subgrupos étnicos é formada por agricultores, que vivem também da pesca e da caça. Conheceram a metalurgia desde muito tempo, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Os bantos chegaram a constituir o Reino do Congo, que envolvia grande parte do noroeste do continente africano.  No passado, os bantos viveram em aldeias que eram governadas por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, recolhia impostos em forma de objetos, mercadorias e alimentos de todas as tribos que constituíam seu reino.
Os bantos viviam, principalmente, da caça, da pesca e da coleta de alimentos (frutos, raízes e vegetais comestíveis). As pessoas que habitavam o reino acreditavam que o manicongo tinha poderes sagrados e que podia influenciar nas colheitas, guerras e saúde do povo.
 Os bantos não constituem toda a população africana nativa ao sul do Saara. Na verdade, acredita-se que a sua maioria tenha vindo dos atuais Nigéria e Camarões, e nos primeiros séculos da era cristã se espalharam por todo o sul da África, quase que substituindo o grupo anteriormente predominante, os khoisan (leia-se coissã) ou bosquímanos, que ainda hoje vivem em pequenos bolsões, desde Angola até Moçambique, passando pela África do Sul. Os bantos ocupavam, antigamente, cerca de 70% do território da África.
No século IX, várias cidades bantas estavam ligadas ao comércio do Oceano Índico, comparadas aos mais ricos centros comerciais do mundo, onde se comercializava marfim, ouro, pedras preciosas, ferro, couro e escravos. Os maiores centros eram Mogadíscio (capital da Somália), Quiloa (Tanzânia), Malindi (Quênia) e Sofala (Moçambique).
Muitos alimentos cultivados e consumidos pelas populações bantas se incorporaram à alimentação cotidiana da população brasileira, como o jiló, a melancia, o maxixe, a galinha d'angola, o quiabo, o azeite de dendê e o feijão-fradinho. No campo da música, os bantos forneceram grande parte do ritmo que caracteriza a música brasileira.

Leia o texto e responda as questões abaixo:
Sobre os Bantos, responda:
a) Quem eram os Bantos? ( 4 linhas )
b) Qual a localização dos Bantos? ( 3 linhas )
c) O rei dos Bantos era chamado de manicongo ou ntotila. Como ele governava seu reino? ( 4 linhas )
d) Quais as atividades econômicas que os bantos praticavam? ( 3 linhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário