quinta-feira, 30 de abril de 2020

História


Vídeo aula sobre a Independência dos Estados Unidos da América.





O texto e as atividades podem ser impressas ou podem ser manuscritos e colados no caderno.


1-Leia o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos para responder às questões:
Consideramos estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens(...).
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Declaração de Independência, de 4 de julho de 1776. Acervo da Biblioteca do Congresso, Divisão de Impressos e Fotografias, Washington, D.C.

a)   Quais são os direitos inalienáveis do homem segundo esse documento?

B)   Quem é responsável por assegurá-los?

2- Leia o texto seguinte, sobre a situação dos escravizados após a independência dos Estados Unidos, e responda às questões:
Para os negros escravos, [a independência] foi um ato que em si nada representou. [...] nem à Inglaterra (que dependia do trabalho escravo em áreas como a Jamaica) nem aos colonos – os sulinos em particular – interessava que a guerra de independência se transformasse numa guerra social entre escravos e latifundiários, o que de fato não ocorreu. [...]
[...] Tanto o aumento da produção do algodão quanto o do tabaco fizeram crescer a demanda por mão de obra e, consequentemente, por escravos negros nessas regiões [Geórgia e Carolina do Sul]. Nesse momento, a Virgínia, além do tabaco, passou a fornecer um novo produto para o sul: escravos vindos da África.
FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinicius de. Os EUA no século XIX. In: KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens
ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 95, 106.

a) O que a independência dos Estados Unidos representou para os escravizados africanos?
Por quê?
b)Qual foi o impacto social gerado pela produção de algodão e tabaco nos Estados Unidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário