Vídeo aula sobre a Independência dos Estados Unidos da América.
O texto e as atividades podem ser impressas ou podem ser manuscritos e colados no caderno.
1-Leia o
trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos para responder às
questões:
Consideramos
estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais,
que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes
estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses
direitos, governos são instituídos entre os homens(...).
ESTADOS
UNIDOS DA AMÉRICA. Declaração de Independência, de 4 de julho de 1776. Acervo
da Biblioteca do Congresso, Divisão de Impressos e Fotografias, Washington,
D.C.
a) Quais são os direitos inalienáveis do
homem segundo esse documento?
B) Quem é responsável por assegurá-los?
2- Leia o
texto seguinte, sobre a situação dos escravizados após a independência dos Estados
Unidos, e responda às questões:
Para os
negros escravos, [a independência] foi um ato que em si nada representou. [...]
nem à Inglaterra (que dependia do trabalho escravo em áreas como a Jamaica) nem
aos colonos – os sulinos em particular – interessava que a guerra de
independência se transformasse numa guerra social entre escravos e
latifundiários, o que de fato não ocorreu. [...]
[...] Tanto o
aumento da produção do algodão quanto o do tabaco fizeram crescer a demanda por
mão de obra e, consequentemente, por escravos negros nessas regiões [Geórgia e
Carolina do Sul]. Nesse momento, a Virgínia, além do tabaco, passou a fornecer
um novo produto para o sul: escravos vindos da África.
FERNANDES,
Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinicius de. Os EUA no século XIX. In: KARNAL,
Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens
ao século
XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 95, 106.
a) O que a
independência dos Estados Unidos representou para os escravizados africanos?
Por quê?
b)Qual foi o
impacto social gerado pela produção de algodão e tabaco nos Estados Unidos?
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