quinta-feira, 30 de abril de 2020

História


Vídeo aula sobre Os Maias.




O texto e as atividades podem ser impressas ou podem ser manuscrito e coladas no caderno.


A destruição dos Maias
A civilização Maia, quando sofreu a invasão espanhola, já estava em decadência por diversos motivos discutidos entre historiadores. Iremos trabalha-los agora. Um dos problemas que levou a degradação das cidades Maias defendido aqui é a agricultura. 
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades comerciais cuja classe dos comerciantes gozavam de grandes privilégios.
Com modo de produção tributário, era necessário retirar da terra o alimento  para o sustento e manutenção da classe-Estado. Tendo em vista que o solo da planície do Yucatan era pobre foi necessário aplicar uma rotatividade de plantios, para possibilitar o descanso da terra. O problema que aí encontramos foi o grande crescimento populacional.
A exigência de novas terras para cultivar, no Novo Império, provocou a crise do sistema e a guerra, como forma de estender o controle das cidades sobre um território maior. Com a guerra entre as cidades-Estado a civilização Maia entrou em decadência.
Segundo alguns houve outros fatos que só pioraram a situação da população além das guerras como terremotos e pestes, mas estes fatos usados para explicar a decadência giram em torno do aqui demonstrado: a falta de terras para o cultivo. Assim a dominação espanhola foi facilitada pela decadência das cidades Maias, que já estavam abaladas.
Segundo os cientistas, quando os maias começaram a desmatar a região para a prática da agricultura, as terras expostas tinham níveis de refletividade maiores do que a cobertura de floresta que ali estava antes. A energia recebida do sol era, então, refletida, ao invés de armazenada, o que causava a diminuição de água evaporando, para formar nuvens e, consequentemente, chuva.
A diminuição nas precipitações – de 10% a 20% – fez com que o solo secasse. O resultado foi o aumento em 0,5 °C na temperatura da superfície, um grande problema para o povo que vivia da agricultura.

Atividades

1)   Qual foi o principal motivo para a destruição Maia conforme o texto acima?

 2 linhas

2)   Qual era a base da alimentação do Império Maia?
( a ) Feijão
( b ) Cacau
( c ) Arroz
( d ) Milho

Nenhum comentário:

Postar um comentário