segunda-feira, 13 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 7º


ATIVIDADES NÃO PRESENCIAL
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
·       
  •  LEIA COM ATENÇÃO.  
  • IMPRIMA OU COPIE NO CADERNO E DEPOIS RESPONDA.


O Menino que Vendia Palavras
    “Quanto mais a gente lê, mais palavras a gente conhece. E a vida fica mais fácil”. Você já parou para pensar nisso? No quanto é importante conhecer novas palavras e se comunicar cada vez melhor com o mundo?
    A frase foi tirada da peça O Menino que Vendia Palavras, baseada no livro de Ignácio de Loyola Brandão, que dá nome ao espetáculo. A história é sobre Pablo, filho de um homem muito culto, interpretado pelo ator Eduardo Moscovis. Um dia Pablo convida todos os amigos a irem até a sua casa para perguntar o significado de algumas palavras para o seu pai. Utopia, lunático, degringolado, cornucópia… cada um queria saber uma coisa. E é assim que o menino percebe que poderia vender palavras para os amigos.
    Até que um dia, Pablo descobre uma palavra que nem ele nem seu pai conheciam. Vale muito a pena assistir ao espetáculo. Você aprende novas palavras e sai de lá querendo ler mais do que nunca.
    A direção é de Cristina Moura e a dramaturgia é de Pedro Bricio. A temporada vai até 20 de novembro no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º andar), aos sábados e domingos, às 16 horas. Os ingressos custam R$ 50 e R$ 25 (meia entrada). Quem levar um livro infantil para doação, ganha desconto de 50% no preço do ingresso.
Natália Mazzoni. Disponível em: . Publicado em: 19 de outubro de 2011.

Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
(     ) divulgar o Teatro Shopping Frei Caneca.
(     ) divulgar o livro “O Menino que Vendia Palavras”.
(     ) divulgar a peça de teatro “O Menino que Vendia Palavras”.

Questão 2 – Em “O Menino que Vendia Palavras […]”, o termo sublinhado foi empregado para se referir a um fato:
(     ) esperado na vida do menino.
(     ) duvidoso na vida do menino.
(     ) constante na vida do menino.

Questão 3 – Aponte o trecho em que a autora revela o clímax do espetáculo “O Menino que Vendia Palavras”:
(     ) “[…] Pablo convida todos os amigos a irem até a sua casa para perguntar o significado […]”
(    ) “E é assim que o menino percebe que poderia vender palavras para os amigos.”
(     ) “Pablo descobre uma palavra que nem ele nem seu pai conheciam.”

Questão 4 – Na passagem “A história é sobre Pablo, filho de um homem muito culto, interpretado pelo ator Eduardo Moscovis.”, o termo “muito” intensifica o sentido:
(     ) de uma característica do personagem Pablo.
(     ) de uma característica do pai do personagem Pablo.
(     ) de uma característica do ator Eduardo Moscovis.

Questão 5 – Releia esta parte do texto:
“Vale muito a pena assistir ao espetáculo. Você aprende novas palavras e sai de lá querendo ler mais do que nunca.”
Nessa parte do texto, a autora:
(     ) exprime um desejo.
(     ) faz uma recomendação.
(     ) estabelece uma comparação.

Assinale a alternativa em que a expressão grifada uniu os períodos, mantendo a ideia do texto:
(     ) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, pois aprende novas palavras […]”
(     ) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, mas você aprende novas palavras […]”
(     ) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, por isso você aprende novas palavras […]”

Questão 6 – No início do texto, as aspas destacam:
(     ) um trecho retirado da peça “O Menino que Vendia Palavras”.
(     ) o objetivo da peça de teatro “O Menino que Vendia Palavras”.
(   ) uma opinião da autora do texto sobre a peça “O Menino que Vendia Palavras”.

Questão 7 – Grife as expressões que indicam o lugar onde acontecerá a temporada da peça “O Menino que Vendia Palavras”:

“A temporada vai até 20 de novembro no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º andar), aos sábados e domingos, às 16 horas.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário