ATIVIDADES NÃO
PRESENCIAL
ATIVIDADE DE LÍNGUA
PORTUGUESA
·
- LEIA COM ATENÇÃO.
- IMPRIMA OU COPIE NO CADERNO E DEPOIS RESPONDA.
O Menino que Vendia
Palavras
“Quanto mais a gente lê, mais palavras a gente conhece. E a vida fica
mais fácil”. Você já parou para pensar nisso? No quanto é importante conhecer
novas palavras e se comunicar cada vez melhor com o mundo?
A frase foi tirada da peça O Menino que
Vendia Palavras, baseada no livro de Ignácio de Loyola Brandão,
que dá nome ao espetáculo. A história é sobre Pablo, filho
de um homem muito culto, interpretado pelo ator Eduardo Moscovis. Um dia
Pablo convida todos os amigos a irem até a sua casa para perguntar o
significado de algumas palavras para o seu pai. Utopia, lunático, degringolado,
cornucópia… cada um queria saber uma coisa. E é assim que o
menino percebe que poderia vender palavras para os amigos.
Até que um dia, Pablo descobre uma palavra que nem ele nem seu pai
conheciam. Vale muito a pena assistir ao espetáculo. Você aprende novas
palavras e sai de lá querendo ler mais do que nunca.
A direção é de Cristina Moura e a dramaturgia é de Pedro Bricio. A
temporada vai até 20 de novembro no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua
Frei Caneca, 569, 6º andar), aos sábados e domingos, às 16 horas. Os
ingressos custam R$ 50 e R$ 25 (meia entrada). Quem levar um livro
infantil para doação, ganha desconto de 50% no preço do ingresso.
Natália
Mazzoni. Disponível em: .
Publicado em: 19 de outubro de 2011.
Questões
Questão
1 – Identifique o objetivo do
texto:
(
) divulgar o Teatro Shopping Frei Caneca.
(
) divulgar o livro “O Menino que Vendia Palavras”.
(
) divulgar a peça de teatro “O Menino que Vendia Palavras”.
Questão
2 – Em “O Menino que Vendia Palavras
[…]”, o termo sublinhado foi empregado para se referir a um fato:
(
) esperado na vida do menino.
(
) duvidoso na vida do menino.
(
) constante na vida do menino.
Questão
3 – Aponte o trecho em que a autora
revela o clímax do espetáculo “O Menino que Vendia Palavras”:
(
) “[…] Pablo convida todos os amigos a irem até a sua casa para perguntar o significado
[…]”
( ) “E é assim que o menino percebe que poderia vender palavras para os
amigos.”
(
) “Pablo descobre uma palavra que nem ele nem seu pai conheciam.”
Questão
4 – Na passagem “A história é
sobre Pablo, filho de um homem muito culto, interpretado pelo ator
Eduardo Moscovis.”, o termo “muito” intensifica o sentido:
(
) de uma característica do personagem Pablo.
(
) de uma característica do pai do personagem Pablo.
(
) de uma característica do ator Eduardo Moscovis.
Questão
5 – Releia esta parte do texto:
“Vale muito
a pena assistir ao espetáculo. Você aprende novas palavras e sai de lá querendo
ler mais do que nunca.”
Nessa
parte do texto, a autora:
(
) exprime um desejo.
(
) faz uma recomendação.
(
) estabelece uma comparação.
Assinale
a alternativa em que a expressão grifada uniu os períodos, mantendo a ideia do
texto:
(
) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, pois aprende
novas palavras […]”
(
) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, mas você
aprende novas palavras […]”
(
) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, por isso você
aprende novas palavras […]”
Questão
6 – No início do texto, as aspas
destacam:
(
) um trecho retirado da peça “O Menino que Vendia Palavras”.
(
) o objetivo da peça de teatro “O Menino que Vendia Palavras”.
( ) uma opinião da autora do texto sobre a peça “O Menino que Vendia
Palavras”.
Questão 7 – Grife as expressões que indicam o lugar onde
acontecerá a temporada da peça “O Menino que Vendia Palavras”:
“A temporada vai até 20 de novembro
no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º
andar), aos sábados e domingos, às 16 horas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário