segunda-feira, 18 de maio de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER COPIADAS OU IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.


Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS

Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística)

Habilidades: (GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais, universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte; (GO-EF08AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte: arte, artesanato, folclore, design e fazer relação direta e indireta entre eles.
ATIVIDADES 4


Pulseira Kayapo de Miçanga - Tucum 1089900001 | BEMGLÔ  Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal) (com ...

      Fig. 3 - Pulseiras Kayapó                                                Fig. 4 - Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal) (Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/, acesso em 16/04/2020) 
    
O uso de formas geométricas para a composição estética foi e é feito na arte para diversas finalidades (tecelagem, estamparia, design de objetos, moda em geral, artes plásticas, etc.). E embora tenham se tornado mais reconhecidos através dos trabalhos de artistas das vanguardas europeias, os padrões de formas geométricas estão presentes em culturas originárias, de nativos indígenas e africanos de diversas etnias. Essas composições vão além do caráter estético; também guardam sentidos e significados relacionados a suas culturas, como é o caso da cultura do povo Ndebele na África do Sul (que vimos na atividade passada) e do povo kayapó no Brasil.

A. Observe novamente as pinturas de Esther Mahlangu (atividade 3) e faça uma comparação formal entre elas e o grafismo kayapó. Que elementos, cores, formas utilizadas são comuns? Que elementos são diferentes? Qual te chamou mais a atenção? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário