Componente
Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
Objetos de
Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais;
Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos, sociais e políticos da
produção artística)
Habilidades:
(GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes
estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das
culturas locais, regionais, nacionais, universais, assim como as representações
que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores
sociais. Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções
socioculturais de diferentes períodos da história da arte; (GO-EF08AR33)
Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,
problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da
arte: arte, artesanato, folclore, design e fazer relação direta e indireta
entre eles.
ATIVIDADES 4
Fig. 3 - Pulseiras Kayapó
Fig. 4 - Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal)
(Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/, acesso em 16/04/2020)
O uso de formas geométricas para a
composição estética foi e é feito na arte para diversas finalidades (tecelagem,
estamparia, design de objetos, moda em geral, artes plásticas, etc.). E embora
tenham se tornado mais reconhecidos através dos trabalhos de artistas das
vanguardas europeias, os padrões de formas geométricas estão presentes em
culturas originárias, de nativos indígenas e africanos de diversas etnias.
Essas composições vão além do caráter estético; também guardam sentidos e
significados relacionados a suas culturas, como é o caso da cultura do povo Ndebele
na África do Sul (que vimos na atividade passada) e do povo kayapó no Brasil.
A. Observe
novamente as pinturas de Esther Mahlangu (atividade 3) e faça uma comparação formal entre
elas e o grafismo kayapó. Que elementos, cores, formas utilizadas são comuns?
Que elementos são diferentes? Qual te chamou mais a atenção? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário