Queridos alunos,
não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas
(ou impressas e coladas no caderno) serem respondidas.
As imagens que estão
apresentadas nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (usando régua)
ou impressa e colada no caderno (exceto imagens das questões 12 e 18).
Lembre-se da
data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno,
da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de
estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Observe
que a data desta postagem é de 18/05 a 22/05/2020 para que facilite a
vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga
as orientações das atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de whatsapp.
OBSERVAÇÃO: As oito
primeiras questões são referentes ao plano anterior uma vez que não foi
possível executá-lo. Assim, quem está optando por imprimir algumas destas
questões já devem estar impressas junto com as impressões anteriores.
Estarei acompanhando o grupo de wattsapp para esclarecer possíveis
dúvidas quanto aos conteúdos.Bom estudo!
Plano
de estudo - Data: 18/05 a 22/05/2020.
Componente
curricular:
Matemática
Séries: 6 º anos A,B
e C.
Objeto
do conhecimento/ conteúdos: operações com números
naturais ; frações equivalentes;simplificação de frações; fração de uma quantidade; polígonos.
Habilidades:
- (EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de .
- EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
- (EF06MA07-A) Ler, entender, comparar e ordenar as frações associadas às ideias de inteiro e divisão, encontradas também as frações equivalentes, frações próprias, frações impróprias e frações aparentes, por meio da simplificação de frações.
- (EF06MA09) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
- (EF06MA18-A) Reconhecer, nomear e comparar
polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, tanto em suas representações
no plano quanto em faces de poliedros.
- (EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Rio Verde ____ de maio de 2020.
·
Assista ao
vídeo Matemática zero – aula 4 –Divisão - segunda parte acessando o link:
Questão
11
Um ônibus leva apenas
passageiros sentados e tem capacidade para transportar 45 passageiros. Quantas
viagens serão necessárias para levar 270 pessoas?
(8 linhas)
Questão 12
Observe a tirinha e leia. Não é necessário copiá-la. Em seguida,copie (ou imprima e cole no caderno) a questão e resolva-a.
Usando “a velha matemática”, ou seja, realizando os cálculos, divida o
número quarenta e sete mil, seiscentos e quarenta e quatro por dezenove. Qual é
o quociente e o resto obtidos?
(9 linhas)
Questão 13
Em uma granja, os ovos são colocados em caixas com uma dúzia (12 ovos).
Quantas caixas são necessárias para embalar 195 ovos?
(8 linhas)
·
Assista ao
vídeo simplificação de frações – professora Ângela-
Vivendo a matemática acessando o
link:
Questão
14
Lembrete:
Para simplificar uma fração basta dividir o numerador e o denominador por
um mesmo número diferente de zero tornando-a irredutível, ou seja, não podendo
mais simplificá-la.
Em cada caso, simplifique
a fração para obter uma fração equivalente, tornando-as irredutíveis:
a)
35
28
b) 4
32
c) 16
64
d) 8
56
e) 21
42
Questão 15
Verifique se cada par de frações é
equivalente realizando cálculos:
a) 3 e
15
5 25
b) 21 e 7
36 12
c) 2 e 12
3 13
Questão 16
Escreva a fração correspondente a parte
escura do tabuleiro e simplifique –a:
(3 linhas)
Questão 17
Responda os fatos fundamentais da tabuada
através do quiz.
Acesse o
link:
Questão 18
Observação:
A imagem na questão 18 é simplesmente uma ilustração da atividade. Não é
necessário fazê-la no caderno se não quiser.
Um tanque de combustível, com capacidade de
24 litros, inicialmente vazio, é abastecido. Determine a quantidade de litros utilizados,
se a fração solicitada pelo motorista foi:
a) 1 (6 linhas)
2
b) 1
(6 linhas)
3
c) 2 (6 linhas)
3
d) 1
(6 linhas)
8
Questão
19
Lembrete: Para simplificar frações, basta dividir numerador e denominador pela
mesma quantidade, até que não seja mais
possível simplificar tornando-a irredutível.
Com base na leitura,
simplifique as frações a seguir, até obter uma fração irredutível:
a)
20 (2
linhas)
30
b)
15 (2 linhas)
25
c)
12 (2 linhas)
20
d)
14 (2
linhas)
21
e)
72 (2
linhas)
40
Questão 20
Marlene
e Leandro estão comendo uma pizza. Se Marlene já comeu 1/8 e Leandro comeu 3/8
dessa mesma pizza, responda:
a)
Qual é a fração que representa a parte da pizza que foi comida? Calcule.
( 4 linhas)
b) Qual é a fração da pizza que sobrou?
( 3 linhas)
Questão 21
Dóris
tem R$ 210,00 e vai ao shopping. Ela gastará 2/3 do dinheiro com roupas, 1/7
para assistir a um filme no cinema e guardará o restante.
a)
Quanto Dóris gastará com roupas?
(6 linhas)
b) Quanto Dóris gastará com o cinema?
(6 linhas)
c) Quanto Dóris gastará após estes gastos?
(6linhas)
·
Assista à videoaula: 6º ano – geometria plana-
polígonos – aula 06 ( 6:31) no link:
Texto: Polígonos (É preciso copiá-lo ou se preferir imprima e cole no caderno).
O polígono é uma figura plana, fechada e
simples, ou seja, não tem cruzamento. Em outras palavras, todo polígono é uma
figura que começa e termina num mesmo ponto, usando apenas traços com linhas
retas , sem que um traço cruze o outro, sobre uma superfície plana como um papel
, por exemplo.
Elementos de um polígono
Lados: São os
segmentos de reta que definem o polígono, ou seja, são os traços retos do
polígono.
Vértices: São os
pontos de encontro entre dois lados consecutivos do polígono.
Ângulos internos: São os
ângulos (abertura entre um segmento de reta e outro) formados no interior do
polígono.
Ângulos externos: São os
ângulos formados entre um lado de um polígono e o prolongamento do lado
consecutivo a ele.
Diagonais: São
segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono
convexo.
Um polígono é chamado convexo se, dados dois pontos em seu interior (dentro do polígono)
o segmento de reta traçado entre esses dois pontos estiver totalmente dentro do polígono. Quando isso não acontece o
polígono é chamado não convexo (ou
côncavo). Veja os exemplos:
Polígono convexo
|
Polígono não convexo (ou côncavo)
|
Temos ainda o polígono regular que apresenta seus lados com medidas iguais e também seus ângulos com mesma medida (Medidas iguais = congruentes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário