segunda-feira, 18 de maio de 2020

Matemática 6 A , 6B


Queridos alunos, não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas (ou impressas e coladas no caderno) serem respondidas.
As imagens que estão apresentadas nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (usando régua) ou impressa e colada no caderno (exceto imagens das questões 12 e 18).
Lembre-se da data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno, da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Observe que a data desta postagem é de 18/05 a 22/05/2020 para que facilite a vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de whatsapp.
OBSERVAÇÃO: As oito primeiras questões são referentes ao plano anterior uma vez que não foi possível executá-lo. Assim, quem está optando por imprimir algumas destas questões já devem estar impressas junto com as impressões anteriores.
Estarei acompanhando o grupo de wattsapp para esclarecer  possíveis  dúvidas quanto aos conteúdos.Bom estudo!

Plano de estudo - Data: 18/05 a 22/05/2020.

Componente curricular: Matemática

Séries: 6  º anos A,B e C.

Objeto do conhecimento/ conteúdos: operações com números naturais ; frações equivalentes;simplificação de frações; fração de uma quantidade; polígonos.

Habilidades:

  •  (EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de    .
  • EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
  •   (EF06MA07-A) Ler, entender, comparar e ordenar as frações associadas às ideias de inteiro e divisão, encontradas também as frações equivalentes, frações próprias, frações impróprias e frações aparentes, por meio da simplificação de frações.
  • (EF06MA09) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
  •   (EF06MA18-A) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, tanto em suas representações no plano quanto em faces de poliedros.
  •   (EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

Rio Verde ____ de maio de 2020.

·        Assista ao vídeo Matemática zero – aula 4 –Divisão - segunda parte acessando o link:


Questão 11

Um ônibus leva apenas passageiros sentados e tem capacidade para transportar 45 passageiros. Quantas viagens serão necessárias para levar 270 pessoas?

(8 linhas)


Questão 12

Observe a tirinha e leia. Não é necessário copiá-la. Em seguida,copie (ou imprima e cole no caderno) a questão e resolva-a.


Usando “a velha matemática”, ou seja, realizando os cálculos, divida o número quarenta e sete mil, seiscentos e quarenta e quatro por dezenove. Qual é o quociente e o resto obtidos?

(9 linhas)

Questão 13

Em uma granja, os ovos são colocados em caixas com uma dúzia (12 ovos). Quantas caixas são necessárias para embalar 195 ovos?

(8 linhas)

·        Assista ao vídeo simplificação de frações – professora Ângela-
Vivendo a matemática acessando o link:


Questão 14

Lembrete: Para simplificar uma fração basta dividir o numerador e o denominador por um mesmo número diferente de zero tornando-a irredutível, ou seja, não podendo mais simplificá-la.

Em cada caso, simplifique a fração para obter uma fração equivalente, tornando-as irredutíveis:
a) 35  
    28

b) 4
   32

c) 16
    64

d) 8
   56

e) 21
    42



Questão 15

Verifique se cada par de frações é equivalente realizando cálculos:

a) 3 e  15
    5    25


b) 21 e 7
    36  12


c) 2 e  12
    3    13

Questão 16

Escreva a fração correspondente a parte escura do tabuleiro e simplifique –a:









(3 linhas)


Questão 17

Responda os fatos fundamentais da tabuada através do quiz.

Acesse o link:


Questão 18

Observação: A imagem na questão 18 é simplesmente uma ilustração da atividade. Não é necessário fazê-la no caderno se não quiser.

Um tanque de combustível, com capacidade de 24 litros, inicialmente vazio, é abastecido. Determine a quantidade de litros utilizados, se a fração solicitada pelo motorista foi:












a) 1     (6 linhas)
    2


b) 1    (6 linhas)
    3

c) 2     (6 linhas)
    3

d) 1  (6 linhas)
    8

Questão 19

Lembrete: Para simplificar frações, basta dividir numerador e denominador pela mesma quantidade, até que não seja mais possível simplificar tornando-a irredutível.

Com base na leitura, simplifique as frações a seguir, até obter uma fração irredutível:

a) 20   (2 linhas)
    30

b) 15      (2 linhas)
     25 

c) 12      (2 linhas)
    20

d) 14     (2 linhas)
     21

e) 72     (2 linhas)
    40




Questão 20

Marlene e Leandro estão comendo uma pizza. Se Marlene já comeu 1/8 e Leandro comeu 3/8 dessa mesma pizza, responda:



a) Qual é a fração que representa a parte da pizza que foi comida? Calcule.

( 4 linhas)

b) Qual é a fração da pizza que sobrou?

( 3 linhas)

Questão 21

Dóris tem R$ 210,00 e vai ao shopping. Ela gastará 2/3 do dinheiro com roupas, 1/7 para assistir a um filme no cinema e guardará o restante.

a) Quanto Dóris gastará com roupas?

(6 linhas)

b) Quanto Dóris gastará com o cinema?

(6 linhas)

c) Quanto Dóris gastará após estes gastos?

(6linhas)


·         Assista à videoaula: 6º ano – geometria plana- polígonos – aula 06  ( 6:31) no link:






Texto: Polígonos (É preciso copiá-lo ou se preferir imprima e cole no caderno).

O polígono é uma figura plana, fechada e simples, ou seja, não tem cruzamento. Em outras palavras, todo polígono é uma figura que começa e termina num mesmo ponto, usando apenas traços com linhas retas , sem que um traço cruze o outro, sobre uma superfície plana como um papel , por exemplo.


Elementos de um polígono

Lados: São os segmentos de reta que definem o polígono, ou seja, são os traços retos do polígono.

Vértices: São os pontos de encontro entre dois lados consecutivos do polígono.

Ângulos internos: São os ângulos (abertura entre um segmento de reta e outro) formados no interior do polígono.

Ângulos externos: São os ângulos formados entre um lado de um polígono e o prolongamento do lado consecutivo a ele.

Diagonais: São segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono convexo.



Um polígono é chamado convexo se, dados dois pontos em seu interior (dentro do polígono) o segmento de reta traçado entre esses dois pontos estiver totalmente dentro do polígono. Quando isso não acontece o polígono é chamado não convexo (ou côncavo). Veja os exemplos:
                                               

Polígono convexo







Polígono não convexo (ou côncavo)




Temos ainda o polígono regular que apresenta seus lados com medidas iguais e também seus ângulos com mesma medida (Medidas iguais = congruentes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário