QUEM NÃO TIVER CONDIÇÃO DE IMPRIMIR PODE COPIAR SOMENTE AS QUESTÕES.
Componente Curricular: História
Objeto de conhecimento/conteúdos: Humanismos:
uma nova visão de ser humano e de mundo/ Renascimentos artísticos e culturais:
Antropocentrismo e teocentrismo, racionalismo científico e escolástico; As
mulheres: representações e papeis.
Habilidades: (EF07HI04)
Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e
analisar seus significados. (GO-EF07HI04-A) Refletir sobre a relação entre
intensificação do comércio, enriquecimento dos comerciantes, com o revigoramento
das cidades e da vida urbana para o surgimento de ideias humanistas, bem como
do movimento renascentista, dos séculos XV ao XVII. (GO-EF07HI04-B) Identificar
e discutir antropocentrismo e teocentrismo, racionalismo científico e
pensamento escolástico, bem como estas concepções se apresentam no Mundo
Antigo, se atualizam na modernidade e na contemporaneidade. (GO-EF07HI04-D)
Conhecer e analisar as representações femininas e o papel desempenhado pelas
mulheres no Renascimento, comparando com o Período Medieval e os dias atuais.
ATIVIDADES
Você já ouviu falar em Renascimento? Sem olhar em livros ou dicionário você
conseguiria dizer o que foi o Renascimento?
Leia o trecho do texto de Marcondes (2016), a seguir:
Sobre o Conceito de Renascimento: “[...]Foi Giorgio Vasari
em sua obra “ Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550)
quem primeiro e empregou o termo "Renascimento" (rinascitá) para
designar a retomada do estilo clássico na pintura - pelo pintor Giotto (séc.
XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica
do final do período medieval. [...] O conceito de Renascimento designando um
período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os
séc. XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob
Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860). [...] O
Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi buscar o lema do
humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, [...] "o homem é a
medida de todas as coisas." [...]. Assim[...] o humanismo renascentista
retoma a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. [...]”
MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a
ideia de modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas).
a) Qual o motivo de ter sido usado o nome de “Renascimento”
para o novo estilo ou movimento artístico que surgia no século XIV? 5 linhas
b) Mais tarde a
expressão Renascimento, que representava um movimento artístico teve sua
dimensão expandida para um movimento de mudança de ideias, de pensamento
(Humanismo) associado a ascensão burguesa, que passou a ser usada para
representar todo um período histórico. Qual o período que ele representa? E
quando, em que obra escrita por quem foi utilizada pela primeira vez? 5 linhas
Agora para
aprofundarmos um pouco mais leia o texto a seguir:
HUMANISMO
RENASCENTISTA
O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da
Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento
artístico, cultural e científico europeu. Durante o Renascimento cultural,
artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou
destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar
como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras
filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao
passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que
viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens
diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da
arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto
histórico. O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a
Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi
São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São
Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele
considerava a razão como outro caminho para Deus. A Escolástica adaptou os
ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. As ideias do filósofo
foram utilizadas para esclarecer e explicar os ensinamentos da religião através
de conceitos e princípios lógicos. Os pensadores e intelectuais humanistas
geralmente são confundidos com antirreligiosos, porém não podemos perpetuar
esse equívoco de interpretação, visto que os humanistas queriam manter uma
relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria
privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a
investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos. Por
meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu
criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam
com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de
toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem
no centro do universo e da vida humana). O Humanismo levou a reformas nos
ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades
(ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia,
Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na
leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais
para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas
medievais. Um fato importante que aconteceu no século XV foi a criação da
imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento revolucionou a produção de
livros, que não precisaram ser mais manuscritos por copistas, processo que
demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg – os tipos móveis
metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro diminuiu, sendo
impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o contato dos
leitores com as ideias e os autores humanistas, ou seja, a invenção propiciou
uma maior difusão do conhecimento. O Humanismo, como visto, foi a base teórica
e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico,
cultural e científico. CARVALHO, Leandro. "Humanismo renascentista";
Brasil Escola. Disponível
em:https://brasilescola.uol.com.br/historiag/humanismo-renascentista.htm.>
Acesso em 17 de abr. de 2020.
02. De acordo com o
texto e o vídeo o que o período do Humanismo Renascentista valorizou e quais
eram suas principais características? 6 linhas
03. O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início
com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente
filosófica no período Humanista Renascentista foi?
a) ( ) Santo
Agostinho. b) ( ) René Descartes.
c) ( ) São Tomás de
Aquino. d) ( ) Nicolau Copérnico.
04. O Renascimento cultural, artístico e científico ocorreu
na Itália e as ideias Humanista ganhou destaque na Europa no século
a) ( ) XX b)
( ) XIV
c) ( ) XV d) ( ) IX
05. Não há dúvida de que, cultural e artisticamente, o
período do Renascimento foi uma parte importante da história do mundo. De
acordo com o texto e observando a imagem a seguir como o homem passou a ser
visto e representado no período do Humanismo:
06. Os humanistas romperam com o Teocentrismo. De acordo com
os textos o que é Teocentrismo?
a) ( ) O homem no
centro do universo e da vida humana.
b) ( ) Tudo o que existe no mundo exterior ao eu,
isto é, no mundo material, é resultado do trabalho da mente e das ideias.
c) ( ) A ideia de que Deus era o centro de todo o
universo e de toda a vida humana.
d) ( )
Acredita que o conhecimento advém das impressões dos sentidos, ou seja,
nada é anterior à experiência (não existem ideias inatas).
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