Queridos alunos,
não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas
(ou impressas e coladas no caderno) serem respondidas.
As imagens que
aparecem nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (se precisar
use régua) ou impressa e colada no caderno.
Lembre-se da
data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno,
da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de
estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Onde
aparecer lembrete também deve ser copiado.
Observe que a
data desta postagem é de 04/05 a 15/05/2020 para que facilite a vocês alunos
e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das
atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de wattsapp.
Estarei acompanhando o grupo de wattsapp para esclarecer possíveis
dúvidas quanto aos conteúdos.Bom estudo!
Plano
de estudo - Data: 04/05 a 15/05/2020.
Componente
curricular:
Matemática
Séries: 6 º anos
A e B.
Objeto
do conhecimento/ conteúdos: Múltiplos;
composição e decomposição de números naturais; ângulos; operações com números
naturais e decimais; frações equivalentes.
Habilidades:
·
(EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas
pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de.
·
(EF06MA02-F) Compor e decompor números naturais e números
racionais em sua representação decimal.
·
(EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do
ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os
diferentes tipos de ângulos: agudo, reto e obtuso.
·
(EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver
problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos,
exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas,
com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
·
(EF06MA07-A) Ler, entender, comparar e
ordenar as frações associadas às ideias de inteiro e divisão, encontradas
também as frações equivalentes, frações próprias, frações impróprias e frações
aparentes, por meio da simplificação de frações.
Rio
Verde, ____ de maio de 2020.
Aula
I
·
Assista ao vídeo com título Números
múltiplos: entendendo o que é e como
identificar acessando o link:
Lembrete: Múltiplos de um número inteiro é um conjunto cujos elementos são
obtidos após a multiplicação desse número
por outros números inteiros, ou seja, é o produto
(resultado da multiplicação) entre dois números inteiros.
Questão
1
Faça os cálculos e encontre os doze primeiros múltiplos
de:
a) 8=
b) 13=
Observação: Nessa atividade os cálculos
podem ser realizados num rascunho e colocar apenas o resultado, ou seja, o
múltiplo.
Questão 1
Um autódromo onde são disputas diversas provas automobilísticas tem 4309
metros de extensão. Nesse autódromo, quantos metros percorre um veículo ao
completar:
a) 9 voltas?
b) 13 voltas?
c) 56 voltas?
(6 linhas )
a) b) c)
Questão 2
Veja o número de
pontos que uma equipe marca de acordo com sua classificação em cada fase de uma
gincana:
Pontuação por fase
Posição
|
1º
lugar
|
2º
lugar
|
3º lugar
|
Número
de pontos
|
25
|
15
|
10
|
Nessa gincana a equipe azul chegou 5 vezes em 1º lugar, 8 vezes em 2º
lugar e 2 vezes em 3º lugar. Qual o número de pontos que essa equipe marcou?
(5 linhas)
Questão 3
Uma escola recebeu uma caixa com certa quantidade de laranjas para a
distribuição entre os alunos. Essa quantidade foi repartida igualmente entre as
6 salas da escola, sendo que cada sala recebeu 35 laranjas e ainda restaram 5 laranjas na caixa. Quantas
laranjas havia inicialmente na caixa?
(7 linhas )
Questão 4
Um prédio tem 9 andares. Cada andar tem 3,75 metros de altura. Qual é a
altura desse prédio?
(5 linhas)
Rio Verde, ___ de maio de 2020.
Aula II
·
Assista ao
vídeo com o título: Compor e decompor números naturais de até três ordens
acessando o link:
Questão
5
Componha os números de
acordo com as sentenças:
a) 4 x 10 000 + 5 x 1 000 + 9 x 100 + 3 x 10 + 9 x 1=
( 2 linhas )
b) 7 centenas de milhar +
35 dezenas simples + 2 unidades=
(2 linhas)
Questão 6
Faça os cálculos e coloque os sinais de > (maior); < (menor) ou = (igual) entre cada par de números :
Veja o
exemplo:
a) 7 centenas > 35
dezenas
(700) (350)
Observe: 7 centenas = 7 x 100= 700
35 dezenas = 35 x 10 = 350
b) 18 de dezenas ______ 2 centenas
(2 linhas )
c) 3 unidades de milhar _____ 24 centenas
(2 linhas )
d) 35 dezenas ____ 24 centenas
(2 linhas )
e) 45 054 _____ 45 405
(2 linhas )
Questão 7
Soraia comprou o
vestido do folheto parcelado em 5 prestações iguais.
a) Determine o valor total a ser pago pelo vestido na compra parcelada.
(5 linhas)
b) Qual é a diferença, em
reais, entre o preço à vista e em 5 parcelas iguais? Calcule.
(5 linhas)
Rio Verde, ____ de maio de 2020.
Aula III
·
Assista ao
vídeo com o titulo: Ângulos para crianças – Tipos de ângulos – Matemática para
crianças acessando o link:
Questão
8
Observação: Para realizar essa atividade
retome o texto sobre ângulos do dia 28/04.
Observe os ângulos
formados pelos ponteiros do relógio nas diferentes horas, e classifique- os em
reto, agudo ou obtuso:
a) ângulo
_________________
b) ângulo _________________
c) ângulo ________________
Questão 9
No ângulo obtuso abaixo indique os lados e o vértice:
Vértice: _____________
Lados: ______________
Questão 10
Em um restaurante, a despesa de um grupo de 8 pessoas foi 344 reais.
Sabendo que todos darão a mesma quantia para pagar a conta determine o valor
que cada um pagará.
(8 linhas)
Rio Verde ____ de maio de 2020.
Aula IV
·
Assista ao
vídeo Matemática zero – aula 4 –Divisão - segunda parte acessando o link:
Questão
11
Um ônibus leva apenas
passageiros sentados e tem capacidade para transportar 45 passageiros. Quantas
viagens serão necessárias para levar 270 pessoas?
(8 linhas)
Questão 12
Observe a tirinha e leia. Não é necessário copiá-la. Em seguida,copie (ou imprima e cole no caderno) a questão e resolva-a.
Usando “a velha matemática”, ou seja, realizando os cálculos, divida o
número quarenta e sete mil, seiscentos e quarenta e quatro por dezenove. Qual é
o quociente e o resto obtidos?
(9 linhas)
Questão 13
Em uma granja, os ovos são colocados em caixas com uma dúzia (12 ovos).
Quantas caixas são necessárias para embalar 195 ovos?
(8 linhas)
Rio Verde, ___ de maio de 2020.
Aula V
·
Assista ao
vídeo simplificação de frações – professora Ângela-
Vivendo a matemática acessando o
link:
Questão
14
Lembrete:
Para simplificar uma fração basta dividir o numerador e o denominador por
um mesmo número diferente de zero tornando-a irredutível, ou seja, não podendo
mais simplificá-la.
Em cada caso, simplifique
a fração para obter uma fração equivalente, tornando-as irredutíveis:
a)
35
28
b) 4
32
c) 16
64
d) 8
56
e) 21
42
Questão 15
Verifique se cada par de frações é
equivalente realizando cálculos:
a) 3 e
15
5 25
b) 21 e 7
36 12
c) 2 e 12
3 13
Rio Verde, ___ de maio de 2020.
Aula VI
Questão 14
Escreva a fração correspondente a parte
escura do tabuleiro e simplifique –a:
Questão 15
Responda os fatos fundamentais da tabuada
através do quiz.
Acesse o
link:
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