sexta-feira, 15 de maio de 2020

Matemática 6º A e B


Queridos alunos, não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas (ou impressas e coladas no caderno) serem respondidas.
As imagens que aparecem nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (se precisar use régua) ou impressa e colada no caderno.
Lembre-se da data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno, da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Onde aparecer lembrete também deve ser copiado.
Observe que a data desta postagem é de 04/05 a 15/05/2020 para que facilite a vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de wattsapp.
Estarei acompanhando o grupo de wattsapp para esclarecer  possíveis  dúvidas quanto aos conteúdos.Bom estudo!

Plano de estudo - Data: 04/05 a 15/05/2020.

Componente curricular: Matemática

Séries: 6 º anos A e B.

Objeto do conhecimento/ conteúdos: Múltiplos; composição e decomposição de números naturais; ângulos; operações com números naturais e decimais; frações equivalentes.

Habilidades:

·         (EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de.
·         (EF06MA02-F) Compor e decompor números naturais e números racionais em sua representação decimal.
·         (EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os diferentes tipos de ângulos: agudo, reto e obtuso.
·         (EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
·         (EF06MA07-A) Ler, entender, comparar e ordenar as frações associadas às ideias de inteiro e divisão, encontradas também as frações equivalentes, frações próprias, frações impróprias e frações aparentes, por meio da simplificação de frações.


Rio Verde, ____ de maio de 2020.

Aula I
·        Assista ao vídeo com título Números múltiplos: entendendo o que é e como identificar  acessando o link:


Lembrete: Múltiplos de um número inteiro é um conjunto cujos elementos são obtidos após a multiplicação desse número por outros números inteiros, ou seja, é o produto (resultado da multiplicação) entre dois números inteiros.

Questão 1

Faça os cálculos e encontre os doze primeiros múltiplos de:

a) 8=

b) 13=

Observação: Nessa atividade os cálculos podem ser realizados num rascunho e colocar apenas o resultado, ou seja, o múltiplo.

Questão 1 

Um autódromo onde são disputas diversas provas automobilísticas tem 4309 metros de extensão. Nesse autódromo, quantos metros percorre um veículo ao completar:

a) 9 voltas?

b) 13 voltas?

c) 56 voltas?

 (6 linhas )

a)                                 b)                               c)

Questão 2

Veja o número de pontos que uma equipe marca de acordo com sua classificação em cada fase de uma gincana:

Pontuação por fase
Posição
1º lugar
2º lugar
     3º lugar
Número de pontos
25
15
10

Nessa gincana a equipe azul chegou 5 vezes em 1º lugar, 8 vezes em 2º lugar e 2 vezes em 3º lugar. Qual o número de pontos que essa equipe marcou?

(5 linhas)

Questão 3

Uma escola recebeu uma caixa com certa quantidade de laranjas para a distribuição entre os alunos. Essa quantidade foi repartida igualmente entre as 6 salas da escola, sendo que cada sala recebeu 35 laranjas  e ainda restaram 5 laranjas na caixa. Quantas laranjas havia inicialmente na caixa?

(7 linhas )

Questão 4

Um prédio tem 9 andares. Cada andar tem 3,75 metros de altura. Qual é a altura desse prédio?

(5 linhas)

Rio Verde, ___ de maio de 2020.

Aula II

·        Assista ao vídeo com o título: Compor e decompor números naturais de até três ordens acessando o link:


Questão 5

Componha os números de acordo com as sentenças:

a) 4 x 10 000 + 5 x 1 000 + 9 x 100 + 3 x 10 + 9 x 1=

( 2 linhas )

b) 7 centenas de milhar + 35 dezenas simples + 2 unidades=

(2 linhas)

Questão 6

Faça os cálculos e coloque os sinais de > (maior); < (menor) ou = (igual)  entre cada par de números :

 Veja o exemplo:

a) 7 centenas     >    35 dezenas
     (700)                    (350)

Observe: 7 centenas = 7 x 100= 700

              35 dezenas = 35 x 10 = 350

b) 18 de dezenas ______ 2 centenas

(2 linhas )

c) 3 unidades de milhar _____ 24 centenas

(2 linhas )

d) 35 dezenas ____ 24 centenas

(2 linhas )

e) 45 054 _____ 45 405

(2 linhas )

Questão 7

Soraia comprou o vestido do folheto parcelado em 5 prestações iguais.


a) Determine o valor total a ser pago pelo vestido na compra parcelada.

(5 linhas)

b) Qual é a diferença, em reais, entre o preço à vista e em 5 parcelas iguais? Calcule.

(5 linhas)

Rio Verde, ____ de maio de 2020.

Aula III

·        Assista ao vídeo com o titulo: Ângulos para crianças – Tipos de ângulos – Matemática para crianças acessando o link:


Questão 8

Observação: Para realizar essa atividade retome o texto sobre ângulos do dia 28/04.

Observe os ângulos formados pelos ponteiros do relógio nas diferentes horas, e classifique- os em reto, agudo ou obtuso:

a) ângulo _________________

b) ângulo _________________

c) ângulo ________________

  
Questão 9

No ângulo obtuso abaixo indique os lados e o vértice:
Vértice: _____________

Lados: ______________

Questão 10

Em um restaurante, a despesa de um grupo de 8 pessoas foi 344 reais. Sabendo que todos darão a mesma quantia para pagar a conta determine o valor que cada um pagará.

(8 linhas)

Rio Verde ____ de maio de 2020.

Aula IV

·        Assista ao vídeo Matemática zero – aula 4 –Divisão - segunda parte acessando o link:


Questão 11

Um ônibus leva apenas passageiros sentados e tem capacidade para transportar 45 passageiros. Quantas viagens serão necessárias para levar 270 pessoas?

(8 linhas)


Questão 12

Observe a tirinha e leia. Não é necessário copiá-la. Em seguida,copie (ou imprima e cole no caderno) a questão e resolva-a.


Usando “a velha matemática”, ou seja, realizando os cálculos, divida o número quarenta e sete mil, seiscentos e quarenta e quatro por dezenove. Qual é o quociente e o resto obtidos?

(9 linhas)

Questão 13

Em uma granja, os ovos são colocados em caixas com uma dúzia (12 ovos). Quantas caixas são necessárias para embalar 195 ovos?

(8 linhas)


Rio Verde, ___ de maio de 2020.

Aula V

·        Assista ao vídeo simplificação de frações – professora Ângela-
Vivendo a matemática acessando o link:


Questão 14

Lembrete: Para simplificar uma fração basta dividir o numerador e o denominador por um mesmo número diferente de zero tornando-a irredutível, ou seja, não podendo mais simplificá-la.

Em cada caso, simplifique a fração para obter uma fração equivalente, tornando-as irredutíveis:

a) 35  
    28

b) 4
   32

c) 16
    64

d) 8
   56

e) 21
    42



Questão 15

Verifique se cada par de frações é equivalente realizando cálculos:

a) 3 e  15
    5    25


b) 21 e 7
    36  12


c) 2 e  12
    3    13


Rio Verde, ___ de maio de 2020.

Aula VI

Questão 14

Escreva a fração correspondente a parte escura do tabuleiro e simplifique –a:



Questão 15

Responda os fatos fundamentais da tabuada através do quiz.

Acesse o link:



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