sexta-feira, 15 de maio de 2020

Matemática 8º A, B


Queridos alunos, não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas (ou impressas e coladas no caderno) serem respondidas.
As imagens que aparecem nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (se precisar use régua) ou impressa e colada no caderno.
Lembre-se da data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno, da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Onde aparecer lembrete também deve ser copiado .
Observe que a data desta postagem é de 04/05 a 15/05/2020 para que facilite a vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de wattsapp.
Estarei acompanhando o grupo de wattsapp para esclarecer  possíveis  dúvidas quanto aos conteúdos.Bom estudo!

Plano de estudo - Data: 04/05 a 15/05/2020.

Componente curricular: Matemática

Séries: 8 º anos A e B.

Objeto do conhecimento/ conteúdos: Monômios semelhantes; expressões algébricas: representação e valor numérico; área do círculo e de quadriláteros; radiciações; notação científica; plano cartesiano.

Habilidades:
·      
   (EF08MA06-A) Reconhecer e compreender uma expressão algébrica, destacando dentre elas os monômios e polinômios, bem como os seus elementos como coeficientes e partes literais.
·   (EF08MA06-B) Identificar monômios e polinômios (binômio, trinômio, entre outros) com os seus respectivos graus, coeficientes e partes literais.
·    (EF08MA06-E) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações, em contextos.
·     (EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras         geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
·       (EF08MA02-A) Reconhecer a importância da potenciação e da radiciação na resolução de problemas, fazendo uso de suas propriedades operatórias, incluindo a racionalização de denominadores, além de compreendê-las como operações inversas.
·   (EF08MA01-A) Enunciar as regras da Notação Científica e utilizá-las para leitura e escrita de informações numéricas com grande quantidade de algarismos.
·         (EF08MA01-B) Efetuar, em contextos significativos, cálculos com potências de expoentes  inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em Notação Científica

Rio verde, ____ de maio de 2020.

Aula I

Assista ao vídeo Monômios, grau de monômios e monômios semelhantes acessando o link:


Lembrete: Monômios semelhantes são aqueles que apresentam a mesma parte literal.

Questão 1

Observe os monômios:


Entre os monômios apresentados, identifique aqueles que são semelhantes a:

a) 5ax²

b) – 1,2a²x²

c) 3 a²x
    4

d) – 0,9ax

Questão 2

Em certa loja um livro custa x reais e um caderno custa y reais. Qual é a expressão algébrica que representa o valor total pago por Caio ao comprar 5 livros e  8 cadernos iguais a esses nessa loja?

Observação : (Expressões algébricas são formadas por números e letras ou somente por letras).
(2 linhas)

Questão 3

Substitua as letras pelos valores indicados e calcule o valor numérico das expressões:

a) 2x-y, para x= 7 e y = -1/2

(9 linhas)

b) x²- yz, para x=1/2, y=1/3 e z=1/4

(10 linhas)

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Aula II

Assista ao vídeo Calculando a área e o perímetro do círculo acessando o link:




Observação: Agora copie ( ou imprima e cole no caderno ) as informações abaixo.

Área da círculo




Comprimento da circunferência ou perímetro da circunferência




Questão 4

Determine a área do círculo determinado por uma circunferência de raio 10 cm. (Use 𝜋 = 3,14).

(6 linhas)


Observação: Para fazer as questões 5,6,7 e 8 retome as informações que você já tem no caderno.


Questão 5

Na figura a= 100° e b= 110°. Quanto mede o ângulo x?


(4 linhas)


Rio verde, ____ de maio de 2020.

Aula III

Questão 6

Determine o valor de x.


(8 linhas)

Questão 7

Na representação do triângulo abaixo, qual é o maior lado?

(2 linhas)


Questão 8

Em um triângulo isósceles, um dos ângulos internos mede 106°. Quanto medem os outros dois ângulos desse triângulo?


(4 linhas)



Rio verde, ____ de maio de 2020.

Aula IV

Questão 9

Veja como calcular a raiz quadrada de 1,96.

               
Agora, de maneira semelhante, calcule fazendo a decomposição em fatores primos quando for necessário:





a)                       b)                     c)                      d)

(20 linhas)

Questão 10

Calcule o perímetro do quadrado cuja área é 39,96 cm².

Lembrete: Para calcular a área do quadrado fazemos A=b x h ou A=l x l ou A= l².
Perímetro é a soma das medidas dos lados de um polígono.

(12 linhas)

Rio verde, ____ de maio de 2020.


Aula V


Assista ao vídeo:Notação científica!!!Rápido e fácil acessando o link:




Lembrete: Notação científica é um tipo de representação em que o número que multiplica a potência de base dez deve esta entre o número 1 e o 10.

Questão 11


Escreva os números abaixo em potências de 10.

a) 0,0045

b) 4000

c) 60000

d) 1500

e) 7800000

f) 0,0087

g) 0,012

h) 0,003

i) 800

j) 30


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Aula VI

Questão 12

Observe o quadrilátero ABCD representado no plano cartesiano:




Quais são as coordenadas de cada vértice desse quadrilátero (A, B, C, D)?

(3 linhas)


Questão 13

Escreva o número 108 000 000 em notação científica.

(2 linhas)


Questão 14

O comprimento aproximado de um vírus é 0,000000055. Escreva esse número em forma de notação científica.

(2 linhas)

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