Queridos alunos,
não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas (ou
impressas e coladas no caderno) serem respondidas.
As imagens que
aparecem nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (se precisar
use régua) ou impressa e colada no caderno.
Lembre-se da
data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno,
da escrita correta das palavras e da margem.
O plano de
estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso). Onde
aparecer lembrete também deve ser copiado .
Observe que a
data desta postagem é de 04/05 a 15/05/2020 para que facilite a vocês alunos
e aos pais que optarem por imprimir. No entanto, siga as orientações das
atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de wattsapp.
Estarei acompanhando o grupo de wattsapp para esclarecer possíveis
dúvidas quanto aos conteúdos.Bom estudo!
Plano
de estudo - Data: 04/05 a 15/05/2020.
Componente
curricular:
Matemática
Séries: 8 º anos
A e B.
Objeto
do conhecimento/ conteúdos: Monômios semelhantes; expressões
algébricas: representação e valor numérico; área do círculo e de quadriláteros;
radiciações; notação científica; plano cartesiano.
Habilidades:
·
(EF08MA06-A) Reconhecer e compreender uma
expressão algébrica, destacando dentre elas os monômios e polinômios, bem como
os seus elementos como coeficientes e partes literais.
· (EF08MA06-B) Identificar monômios e polinômios
(binômio, trinômio, entre outros) com os seus respectivos graus, coeficientes e
partes literais.
· (EF08MA06-E) Resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as
propriedades das operações, em contextos.
· (EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que
envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de
área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar
medida de terrenos.
· (EF08MA02-A) Reconhecer a importância da potenciação
e da radiciação na resolução de problemas, fazendo uso de suas propriedades
operatórias, incluindo a racionalização de denominadores, além de
compreendê-las como operações inversas.
· (EF08MA01-A) Enunciar as regras da Notação
Científica e utilizá-las para leitura e escrita de informações numéricas com
grande quantidade de algarismos.
·
(EF08MA01-B) Efetuar, em contextos
significativos, cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na
representação de números em Notação Científica
Rio
verde, ____ de maio de 2020.
Aula
I
Assista ao vídeo Monômios, grau de monômios e monômios
semelhantes acessando o link:
Lembrete: Monômios
semelhantes são aqueles que apresentam a mesma parte literal.
Questão
1
Observe os monômios:
Entre os monômios apresentados, identifique aqueles que
são semelhantes a:
a) 5ax²
b) – 1,2a²x²
c) 3
a²x
4
d) –
0,9ax
Questão 2
Em
certa loja um livro custa x reais e um caderno custa y reais. Qual é a expressão
algébrica que representa o valor total pago por Caio ao comprar 5 livros e 8 cadernos iguais a esses nessa loja?
Observação : (Expressões
algébricas são formadas por números e letras ou somente por letras).
(2 linhas)
Questão 3
Substitua as letras pelos valores indicados e
calcule o valor numérico das expressões:
a) 2x-y, para x= 7 e y = -1/2
(9 linhas)
b) x²- yz, para x=1/2, y=1/3 e z=1/4
(10 linhas)
Rio
verde, ____ de maio de 2020.
Aula II
Assista ao vídeo Calculando a área e o
perímetro do círculo acessando o link:
Observação: Agora
copie ( ou imprima e cole no caderno ) as informações abaixo.
Área da círculo
Comprimento
da circunferência ou perímetro da circunferência
Questão 4
Determine
a área do círculo determinado por uma circunferência de raio 10 cm. (Use 𝜋
= 3,14).
(6 linhas)
Observação: Para
fazer as questões 5,6,7 e 8 retome as informações que você já tem no caderno.
Questão 5
Na figura a= 100° e b=
110°. Quanto mede o ângulo x?
(4 linhas)
Rio
verde, ____ de maio de 2020.
Aula III
Questão 6
Determine o valor de x.
(8 linhas)
Questão 7
Na representação do triângulo abaixo, qual é
o maior lado?
(2 linhas)
Questão 8
Em um triângulo isósceles, um dos ângulos internos
mede 106°. Quanto medem os outros dois ângulos desse triângulo?
(4 linhas)
Rio
verde, ____ de maio de 2020.
Aula IV
Questão 9
Veja como calcular a raiz quadrada de 1,96.
Agora, de maneira semelhante, calcule fazendo a decomposição em fatores primos quando for necessário:
a)
b) c) d)
(20 linhas)
Questão 10
Calcule o perímetro do quadrado cuja área é
39,96 cm².
Lembrete: Para calcular a área do quadrado fazemos A=b x h ou A=l x
l ou A= l².
Perímetro é a soma das medidas dos lados de
um polígono.
(12 linhas)
Rio
verde, ____ de maio de 2020.
Aula V
Assista ao vídeo:Notação científica!!!Rápido
e fácil acessando o link:
https://portal.educacao.go.gov.br/ (aula 1 )
Lembrete: Notação
científica
é um tipo de representação em que o número que multiplica a potência de base
dez deve esta entre o número 1 e o 10.
Questão 11
Escreva
os números abaixo em potências de 10.
a)
0,0045
b)
4000
c)
60000
d)
1500
e)
7800000
f)
0,0087
g)
0,012
h)
0,003
i)
800
j)
30
Rio
verde, ____ de maio de 2020.
Aula VI
Questão 12
Observe o quadrilátero ABCD representado no
plano cartesiano:
Quais são as coordenadas de cada vértice
desse quadrilátero (A, B, C, D)?
(3 linhas)
Questão 13
Escreva o número 108 000 000 em
notação científica.
(2 linhas)
Questão 14
O
comprimento aproximado de um vírus é 0,000000055. Escreva esse número em forma
de notação científica.
(2 linhas)
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