segunda-feira, 1 de junho de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER MANUSCRITO OU IMPRESSOS E COLADOS NO CADERNO.



                                                            PLANO DE ESTUDO
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:
Ano: 6º
Componente Curricular: ARTE
Tema/Conhecimento do Conhecimento:  Matrizes Estéticas e Culturais. Materialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial.
Habilidade:  (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais. (GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.




As festas e manifestações artísticas e culturais acontecem em todas as regiões brasileiras. Muitas delas possuem origens religiosas como os folguedos. São manifestações passadas de geração em geração e, devido ao processo de colonização no Brasil, a maioria combina elementos de distintas culturas, em especial a indígena, a africana e a europeia. Mesmo fazendo parte de uma tradição, transformam-se com o tempo e o contexto social e cultural. Na região centro-oeste, por exemplo, existem várias manifestações artísticas e culturais que misturam música, dança, dramatização e elementos visuais que são importantes para a expressividade da festa, pelo colorido e pela representatividade.




1-    É comum que as artes façam parte da tradição de um lugar. Observe as imagens abaixo, são de festas tradicionais da região centro-oeste, em especial do estado de Goiás.
  
Congada - Folclore Brasileiro - InfoEscola  Cavalhadas de Goiás: Mais de dois séculos de tradição – xapuriinfo ...

Congada                                                                           Cavalhada
  


Goiás  Trindade


Fonte: https://www.curtamais.com.br/goiania/calendario-das-maiores-festas-populares-tradicionais-e-folcloricas-de-goias/acesso em 15/04/2020

2- Após a observação das imagens anteriores, responda: A) O que elas mostram? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) As imagens apresentam diferentes manifestações artísticas e culturais que ocorrem no estado de Goiás. Você consegue identificá-las e em quais cidades elas ocorrem? Escreva abaixo: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Quais são os aspectos visuais que chamam a sua atenção nessas imagens? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário