PLANO DE ESTUDO
|
|||
Nome:
|
Data: ___/___/2020
|
||
Unidade Escolar:
|
Ano: 7º
|
||
Componente Curricular: ARTE/ARTES
VISUAIS
|
|||
Tema/Conhecimento do
Conhecimento: Elementos das
Linguagens: Elementos constitutivos das artes visuais; Contextos e Práticas:
Matrizes estéticas e culturais.
|
|||
Habilidade: (GO-EF08AR04-A) Explorar
os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço,
o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a proporção,
o equilíbrio e desenvolver a produção, expressão artística e imagética em
contextos variados e significativos; (GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a
influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas
manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais,
universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos,
observando papéis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender
criticamente os conceitos e os contextos das produções socioculturais de
diferentes períodos da história da arte.
|
|||


O artista suíço-alemão Paul Klee nasceu em 1879. Estudou
pintura e desenho em Munique no final do século 19. Klee inspirou artistas dos
movimentos surrealista e do expressionismo abstrato no século 20, assim como
aos movimentos e artistas modernistas e pós-modernistas no Brasil. Além de tudo
isso, foi professor na famosa escola de design Bauhaus, entre 1920 e 1930; de
1931 a 1933 lecionou na Academia de Artes de Düsseldorf, na Alemanha.
Klee fazia uso da Teoria das Cores de Goethe, que
demonstrava a “atração” entre cores
complementares, como verde e vermelho. Klee buscou
influências na natureza e, como outros
artistas da vanguarda europeia, também foi inspirado pela
arte e estética africanas, sobretudo ao considerarmos as paletas de cores (ou
seja, as cores utilizadas em cada composição visual) e grafismos (desenhos)
orgânicos e geométricos.
A. Observe a roda das cores; a Teoria das Cores de Goethe
estudada por Klee, falava sobre as cores complementares eram cores que "se
atraíam". As cores complementares são aquelas que estão opostas uma à
outra na roda das cores, como o verde e o vermelho. Destaque os outros pares de
cores complementares:
Exemplo: verde = vermelho;
laranja = ___________________________;
amarelo = __________________________.


Vorhaben - Paul Klee, 1938 Rocha Dogon,
Mali
B- Utilizando as cores quentes e frias, pinte o desenho
abaixo:

Nenhum comentário:
Postar um comentário