segunda-feira, 1 de junho de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER MANUSCRITA OU IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.







                                                            PLANO DE ESTUDO
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:
Ano: 8º
Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
Tema/Conhecimento do Conhecimento:   Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Categorias profissionais.
Habilidade:   (GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais, universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte; (GO-EF08AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias de artista: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os profissionais e os espaços do sistema das artes visuais.





Ciça Fittipaldi ilustra o mundo com pesquisa, imaginação e empatia ...
 Série "Morená" - Ciça Fittipaldi



Ciça Fittipaldi é ilustradora, escritora, professora e artista gráfica. Nasceu em São Paulo, mas há tempos mora em Goiânia. Os trabalhos de ilustração de Ciça são muito reconhecidos até com importantes premiações. Boa parte dos trabalhos de Ciça foram criados a partir de sua experiência em aldeias indígenas, algo que marcou profundamente a sua trajetória profissional.  Embora se inspire pela estética e cultura indígena de modo geral, ao invés de simplesmente se apropriar das culturas indígenas, a artista utiliza seu trabalho tanto para exaltar tais culturas quanto para, com sua influência, promover projetos educativos e culturais, além de desenvolver parcerias com escritores e outros criadores indígenas.  



A. Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse
descrevendo-as para uma pessoa que não pudesse vê-las (pode falar das cores, formas, linhas, etc.).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


B. Ainda observando a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma subjetiva o que você acha que essa imagem representa. O que transmite? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário