PLANO DE ESTUDO
|
|||
Nome:
|
Data: ___/___/2020
|
||
Unidade Escolar:
|
Ano: 8º
|
||
Componente Curricular: ARTE/ARTES
VISUAIS
|
|||
Tema/Conhecimento do
Conhecimento: Contextos e
Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Sistemas (Espaços e Atuações) da
Linguagem: Categorias profissionais.
|
|||
Habilidade: (GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a
influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas
manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais,
universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando
papéis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender criticamente os
conceitos e os contextos das produções socioculturais de diferentes períodos
da história da arte; (GO-EF08AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias
de artista: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros,
artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os
profissionais e os espaços do sistema das artes visuais.
|
|||
Ciça Fittipaldi é ilustradora, escritora, professora e
artista gráfica. Nasceu em São Paulo, mas há tempos mora em Goiânia. Os
trabalhos de ilustração de Ciça são muito reconhecidos até com importantes
premiações. Boa parte dos trabalhos de Ciça foram criados a partir de sua
experiência em aldeias indígenas, algo que marcou profundamente a sua
trajetória profissional. Embora se
inspire pela estética e cultura indígena de modo geral, ao invés de
simplesmente se apropriar das culturas indígenas, a artista utiliza seu
trabalho tanto para exaltar tais culturas quanto para, com sua influência,
promover projetos educativos e culturais, além de desenvolver parcerias com
escritores e outros criadores indígenas.
A. Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma
objetiva, como se você estivesse
descrevendo-as para uma pessoa que não pudesse vê-las (pode
falar das cores, formas, linhas, etc.).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B. Ainda observando a figura 1. Com suas palavras, descreva
de forma subjetiva o que você acha que essa imagem representa. O que
transmite?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário