segunda-feira, 1 de junho de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER MANUSCRITAS E COLADAS NO CADERNO.



                                                            PLANO DE ESTUDO
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:
Ano: 9º
Componente Curricular:  ARTE/ARTES VISUAIS 
Tema/Conhecimento do Conhecimento: Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística, Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das Artes Visuais categorias profissionais.
Habilidade:  (GO-EF09AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, bidimensionais e tridimensionais, tais como: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto, fazendo uso consciente e responsável dos recursos naturais; (GO-EF09AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias de artista, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os profissionais e os espaços do sistema das artes visuais. 






Imagem   Cartaz by Joost Schmidt para exposição da Bauhaus 1923 | Arte ...
Meme de Artes da Depressão          Cartaz para a exposição Bauhaus 1923               






 A Bauhaus foi uma escola de arte vanguardista na Alemanha. Foi também uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo nas artes visuais, no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. Além de contribuir com obras em diversos campos artísticos e influenciar várias gerações de artistas, a Bauhaus colocou em destaque as categorias de arte e consequentemente de criadores de arte. Os principais artistas da Bauhaus tinham como proposta levar a arte para mais perto das pessoas; sendo assim, as "fronteiras" entre arte e design, por exemplo não faziam tanto sentido. Mesmo que um objeto de design fosse utilitário (como uma cadeira, um tapete, uma bolsa, etc.), ele não deixava de ser também uma manifestação artística.

A. Pesquise por 3 artistas que fizeram parte da Bauhaus e destaque seu campo de atuação e uma de suas principais obras. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B. De acordo com o meme de "Artes da Depressão", quais as principais características da Bauhaus? Com base em suas pesquisas e no texto acima, que outras características poderiam ser destacadas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


C. Usando o lápis de cor ou giz de cera, faça uma paleta de cores a partir das imagens 1 e 2.

 Masck-SP) Cada um dos círculos da figura deverá ser pintado com ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário