PLANO DE ESTUDO
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Nome:
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Data: ___/___/2020
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Unidade Escolar:
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Ano: 9º
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Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
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Tema/Conhecimento do Conhecimento: Materialidades e
Imaterialidades: Formas de expressão artística; Sistemas (Espaços e Atuações)
da Linguagem: Sistema das Artes Visuais, Categorias profissionais; Contextos
e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais.
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Habilidade: (GO-EF09AR05-A) Distinguir, explorar,
compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes,
bidimensionais e tridimensionais, tais como: desenhos, pinturas, gravuras,
colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas,
modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite,
tecelagens. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos,
técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais
para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético,
estético e sensível nas produções em contexto, fazendo uso consciente e
responsável dos recursos naturais; (GO-EF09AR08-B) Identificar e diferenciar
as categorias de artista, tais como: artistas plásticos, ilustradores,
designers, grafiteiros, artesãos, produtores culturais, curadores,
estabelecendo relações entre os profissionais e os espaços do sistema das
artes visuais, (GO-EF09AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de
distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações
artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como
as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e
outros marcadores sociais, utilizar conceitos e contextos das produções
socioculturais de diferentes períodos da história da arte para produzir
artisticamente.
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Tapeçaria Gunta Stölzl, 1927–1928 Gunta Stölzl (Fonte:
https://www.bauhaus100.com/, (Fonte:
http://www.c-bentocompany.es/152239183/3334668/posting/ acesso em
23/04/2020)
acesso em 23/04/2020)
Quando Walter Gropius criou sua famosa escola de design e
artes em 1919, Bauhaus, ele a criou como um lugar aberto a "qualquer
pessoa de boa reputação, independentemente da idade ou do sexo". Ainda de acordo com Gropius, a escola seria
um espaço onde não haveria “diferença entre o sexo belo e o sexo
forte".
Talvez hoje essa declaração não pareça tão significativa,
mas nessa época a presença das mulheres era vetada na maioria dos espaços. Até
mesmo a educação artística das mulheres era muito voltada e restrita ao lar,
sobretudo com a produção artesanal. A declaração de Gropius foi tão importante
que, quando a escola abriu, o número de mulheres que se matricularam foi maior
que o dos homens.
Entre as "matérias" estudadas pelos alunos da
Bauhaus uma tinha a ver com o estudo das cores. De acordo com os professores da
escola, sobretudo Paul Klee, o estudo das cores é fundamental para aprendermos
a "balancear" e harmonizar as cores. E, para isso, devemos tanto
observar as cores da natureza quanto conhecer a "roda das cores".
Entre outros e outras artistas, podemos destacar o trabalho
tapeçaria da artista Gunta Stölzl como um dos melhores resultados desse estudo
de cores aplicado à suas obras.
A. Observe a roda das cores; a Teoria das Cores de Goethe
estudada na Bauhaus falava sobre as cores complementares, que eram cores que
"se atraíam". As cores complementares são aquelas que estão opostas
uma à outra na roda das cores, como o verde e o vermelho. Destaque os outros
pares de cores complementares:
Exemplo: verde = vermelho;
laranja = ___________________________;
amarelo = __________________________.
B. Observe que as cores complementares (e opostas) formam
pares onde uma é predominantemente fria e a outra predominantemente quente. Com
o lápis de cor ou giz de cera, destaque as cores frias e quentes pintando os
quadrinhos abaixo:
Cores Frias
Cores Quentes
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