segunda-feira, 15 de junho de 2020

ARTE

AS ATIVIDADES PODEM SER MANUSCRITA OU IMPRESSAS E COLADAS NO CADERNO.


                                                            PLANO DE ESTUDO
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:
Ano: 9º
Componente Curricular:  ARTE/ARTES VISUAIS 
Tema/Conhecimento do Conhecimento:  Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística; Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das Artes Visuais, Categorias profissionais; Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade:  (GO-EF09AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, bidimensionais e tridimensionais, tais como: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto, fazendo uso consciente e responsável dos recursos naturais; (GO-EF09AR08-B) Identificar e diferenciar as categorias de artista, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, produtores culturais, curadores, estabelecendo relações entre os profissionais e os espaços do sistema das artes visuais, (GO-EF09AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais, utilizar conceitos e contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte para produzir artisticamente.

Frauenpower: Mulheres da Bauhaus – Gunta Stölzl (1/3) | anedotas ...   Wallace Sewell re-creates Gunta Stölzl's Bauhaus dormitory blanket
Tapeçaria Gunta Stölzl, 1927–1928                      Gunta Stölzl (Fonte: https://www.bauhaus100.com/,             (Fonte: http://www.c-bentocompany.es/152239183/3334668/posting/ acesso em 23/04/2020)                                                                                                                                acesso em 23/04/2020)


Quando Walter Gropius criou sua famosa escola de design e artes em 1919, Bauhaus, ele a criou como um lugar aberto a "qualquer pessoa de boa reputação, independentemente da idade ou do sexo".  Ainda de acordo com Gropius, a escola seria um espaço onde não haveria “diferença entre o sexo belo e o sexo forte". 
Talvez hoje essa declaração não pareça tão significativa, mas nessa época a presença das mulheres era vetada na maioria dos espaços. Até mesmo a educação artística das mulheres era muito voltada e restrita ao lar, sobretudo com a produção artesanal. A declaração de Gropius foi tão importante que, quando a escola abriu, o número de mulheres que se matricularam foi maior que o dos homens.
Entre as "matérias" estudadas pelos alunos da Bauhaus uma tinha a ver com o estudo das cores. De acordo com os professores da escola, sobretudo Paul Klee, o estudo das cores é fundamental para aprendermos a "balancear" e harmonizar as cores. E, para isso, devemos tanto observar as cores da natureza quanto conhecer a "roda das cores".
Entre outros e outras artistas, podemos destacar o trabalho tapeçaria da artista Gunta Stölzl como um dos melhores resultados desse estudo de cores aplicado à suas obras.
 
 Quais são as cores complementares  Cores Quentes x Frias – Coelho Lima Arquitetura
A. Observe a roda das cores; a Teoria das Cores de Goethe estudada na Bauhaus falava sobre as cores complementares, que eram cores que "se atraíam". As cores complementares são aquelas que estão opostas uma à outra na roda das cores, como o verde e o vermelho. Destaque os outros pares de cores complementares:
Exemplo: verde = vermelho; 
laranja = ___________________________;
amarelo = __________________________.

B. Observe que as cores complementares (e opostas) formam pares onde uma é predominantemente fria e a outra predominantemente quente. Com o lápis de cor ou giz de cera, destaque as cores frias e quentes pintando os quadrinhos abaixo: 

Cores Frias
    
 Masck-SP) Cada um dos círculos da figura deverá ser pintado com ...
Cores Quentes
    Masck-SP) Cada um dos círculos da figura deverá ser pintado com ...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário