PLANO DE ESTUDO
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Nome:
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Data: ___/___/2020
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Unidade Escolar:
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Ano: 8º
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Componente Curricular: ARTE/ARTES VISUAIS
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Tema/Conhecimento do Conhecimento: Contextos e Práticas: Matrizes
Estéticas e Culturais; Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos,
sociais e políticos da produção artística).
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Habilidade: (GO-EF08AR03-A)
Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e
culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais,
regionais, nacionais, universais, assim como as representações que elas fazem
dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais.
Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções
socioculturais de diferentes períodos da história da arte; (GO-EF08AR33)
Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,
problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da
arte: arte, artesanato, folclore, design e fazer relação direta e indireta
entre eles.
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Fig. 3 - Sandálias
'Havaianas Tribos' Fonte:
(https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/13/politica/1423839248_331372.html,
acesso em 16/04/2020)
Você já ouviu falar em "Apropriação Cultural"? De
forma bem resumida, podemos dizer que
apropriação cultural é quando uma cultura adota elementos
específicos de outra cultura (como símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos,
formas, etc.). No entanto, a definição vai muito além de simplesmente adotar
aspectos de outra cultura. Ela se caracteriza quando membros de uma cultura
dominante incorporam elementos de outra cujos integrantes sofreram opressão
sistemática daquele mesmo grupo dominante; por exemplo, a cultura europeia ou
norte-americana brancas ao se apropriarem de culturas nativas indígenas ou
africanas.
Há alguns anos, a marca Havaianas esteve envolvida em um
processo que dizia respeito aos direitos autorais dos indígenas da etnia
Yawalapiti, um dos povos do Alto do Xingu, que vivem no Mato Grosso. Embora a
empresa tenha pago a um artista de ascendência indígena para usar as estampas,
a mesma não obteve autorização ou sequer ofereceu alguma compensação para os
povos indígenas de cuja estamparia se apropriou.
A. O que você pensa sobre essa questão? A atitude da marca
Havaianas poderia ser considerada como uma apropriação cultural? Por quê?
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B. Considerando o caso envolvendo a ilustração das
sandálias, e o trabalho de ilustração de Ciça Fittipaldi (que conhecemos na
atividade anterior), com suas palavras, explique porque um caso pode ser
considerado uma apropriação cultural e o outro não.
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