3ª e 4ª SEMANAS - 2º CORTE Nome: Data: ___/___/2020 Unidade
Escolar: Ano: 6º Ano
Componente Curricular: História Objeto de
conhecimento/conteúdos: Povos da Antiguidade na África egípcios), no Oriente
Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas
originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais:
Habilidades: (EF06HI07) Identificar aspectos e formas de
registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas,
distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição
oral dessas sociedades.; (EF06HI08) Identificar os espaços territoriais
ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas,
maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
ATIVIDADES
Na atividade anterior você estudou sobre as formas de
registro e a invenção da escrita. A invenção da escrita aconteceu
aproximadamente em 4.000 a.C. e proporcionou às civilizações um recurso de
comunicação. Funcionou e funciona até hoje como método para registrar
acontecimentos. Um dos marcos para dividir a história da humanidade foi a
escrita. Com a invenção da escrita inicia-se o período da História denominado
de História da idade antiga.
Vamos conhecer um pouco sobre alguns dos povos deste
período. Para isso leia o texto a seguir.
Época na história da humanidade que surgem as primeiras
civilizações A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que
surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, essa
época se refere desde o momento de descoberta e uso da escrita até o declínio
do Império Romano Ocidental em 476 d.C. A Antiguidade vem logo depois da
Pré-História e é seguida pela Idade Média, Idade Moderna e, posteriormente,
pela Idade Contemporânea. A história da Idade Antiga é baseada em eventos
históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as
primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Apesar
disso, cada local possuía uma forma de distinguir seu período histórico. Em se
tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista:
oriental e ocidental ou clássica.
Antiguidade oriental
Os egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram algumas
das civilizações a formar o Oriente durante a Idade Antiga. Eles dominavam
principalmente a região do Oriente Médio e do norte da África. A economia do
Egito Antigo e da Mesopotâmia, maiores e principais sociedades da época, era
firmada na produção agrícola proporcionada pelas terras férteis ao lado dos
rios Tigres e Eufrates e rio Nilo. O sistema de produção era baseado em regimes
de servidão coletiva, na qual todo produtor deveria separar parte da mercadoria
adquirida para o Estado. A história do Egito foi marcada por ciclos que se
iniciaram no período Arcaico seguido do Antigo Império, Médio Império e Novo
Império, este último levando a civilização egípcia a uma fase de declínio com
agitações e invasões estrangeiras. No auge do império, as sociedades eram
dominadas pelos faraós. Eles eram vistos como deuses, já que a crença religiosa
da época era politeísta, ou seja, acreditavam em mais de um deus. A Mesopotâmia
foi formada pelos povos assírios, acádios, caldeus, sumérios e amoritas, que se
organizavam em cidades-estados autônomas e com seu próprio governo. Também
possuíam uma crença politeísta e o mesmo sistema de servidão coletiva. Os
sumérios se destacavam pela criação da escrita cuneiforme e os amoritas pelo Código
de Hamurabi. Na época de domínio dos caldeus, houve um rei de significativa
importância chamado Nabucodonosor, o responsável pela construção dos Jardins
Suspensos da Babilônia e pela escravização dos hebreus. Os fenícios viviam na
Ásia, costa oriental do Mediterrâneo, onde exerciam enorme influência no
comércio marítimo. Esse povo se destacou pela criação do primeiro alfabeto
composto por 22 letras, servindo de base para a construção do alfabeto atual.
Os Persas habitaram o norte do Golfo Pérsico e, posteriormente, a Ásia Menor e
a Mesopotâmia com a larga expansão territorial. Já os hebreus viveram na
Palestina, mas foram escravizados pelos egípcios e depois pelos neobabilônicos
(povo caldeu).
01. A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos
ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras
cidades civilizadas e com organização política e econômica. Em se tratando
disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista. Quais são
eles?
02. Os egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram
algumas das civilizações a formar o Oriente durante a Idade Antiga. Eles
dominavam principalmente a região do Oriente Médio e do norte da África.
Relacione os povos às suas respectivas especificidades.
a) Egito ( ) Criaram o
código de Hamurabi.
b) Mesopotâmia
( ) Esse povo se destacou pela criação do primeiro alfabeto composto por 22
letras, servindo de base para a construção do alfabeto atual.
c) Sumérios
( ) Habitaram o norte do Golfo Pérsico e, posteriormente, a Ásia Menor e a
Mesopotâmia com a larga expansão territorial.
d) Amoritas
( ) Viveram na Palestina, mas foram escravizados pelos egípcios e depois pelos
neobabilônicos (povo caldeu).
e) Fenícios ( ) Foi formada pelos
povos assírios, acádios, caldeus, sumérios e amoritas, que se organizavam em
cidades-estados autônomas e com seu próprio governo.
f) Persas ( ) Sua história
foi marcada por ciclos que se iniciaram no período Arcaico seguido do Antigo
Império, Médio Império e Novo Império.
g) Hebreus ( ) Se destacavam pela
criação da escrita cuneiforme.
Os indivíduos passaram da Ásia para a América em várias
ondas migratórias, através do estreito de Bering (entre a Sibéria e o Alasca),
durante os três últimos períodos glaciais. A história da América, está dividida
entre antes e depois de sua descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa
divisão foi estabelecida não apenas para facilitar nossos estudos, mas também
para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre
europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é
denominado pelos historiadores e demais estudiosos como “Período
Pré-Colombiano”, e as civilizações que se desenvolveram nesse período são
conhecidas como “civilizações pré-colombianas”.
ENTÃO VAMOS CONHECER
ALGUNS DOS POVOS QUE HABITAVAM AS AMÉRICAS ANTES DE SER “DESCOBERTA” POR
CRISTÓVÃO COLOMBO?
03. Relacione os impérios as suas respectivas localidades na
atualidade:
a) Maias ( ) Se estendeu da região dos atuais Equador até o
Chile.
b) Astecas ( )Viviam
na península de Yucatán, ao sul do atual México, e se espalharam pelos
territórios hoje pertencentes a Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.
c) Incas ( ) Originário do Norte do atual México.
04. De acordo com a leitura do texto identifique aportes ou
contribuições culturais, científicos, sociais e econômicos de cada um destes
povos:
Aporte Maias Astecas
Incas
Cultura e religião
Científico
Social
Econômico
Obs. Se quiser aprofundar um pouco mais você pode pesquisar
em outras fontes.
05. Coloque (V) para as alternativas verdadeira e (F) para
as alternativas falsas.
a) ( ) A maior autoridade política, militar e religiosa dos
Maias era o rei.
b) ( ) Os Astecas
construíram observatórios astronômicos para estudar os corpos celestes.
c) ( ) Os Maias construíram calendário próprio que previa as
estações do ano.
d) ( ) Os Astecas foram um dos únicos povos da América que
desenvolveram uma forma de escrita.
e) ( ) Os Astecas inicialmente eram nômades e viviam da caça
e coleta de alimentos.
f) ( ) Os Astecas
preservavam as edificações construídas pelos povos dominados e erguiam outras
utilizando as técnicas existentes.
g) ( ) Os Incas
dominaram mais de cem povos que habitavam a cordilheira dos Andes.
06. Uma das bases
econômicas dos Incas era a agricultura. Explique como era o modo de produção
deste povo.
Os europeus chegaram a América, vamos refletir como deve ter
sido esse primeiro momento do contato dos portugueses com os povos indígenas!
Então conhecer um pouco sobre os povos originários do Brasil e como eles ainda
sobrevivem e estão espalhado por todo o território brasileiro.
Agora leia o Texto a seguir:
Quem são?
Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora
a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na
época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4
milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos,
falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o
Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em
áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do
país. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias,
situadas no interior de 724 Terras Indígenas, de norte a sul do território
nacional.
Povos indígenas?
Falar, hoje, em povos
indígenas no Brasil significa reconhecer, basicamente, seis coisas:
·
Nestas terras colonizadas por portugueses, onde
viria a se formar um país chamado Brasil, já havia populações humanas que
ocupavam territórios específicos;
·
Não sabemos exatamente de onde vieram; dizemos
que são "originárias" ou "nativas" porque estavam por aqui antes da ocupação européia;
·
Certos grupos de pessoas que vivem atualmente no
território brasileiro estão historicamente vinculados a esses primeiros
povos;
·
Os índios que estão hoje no Brasil têm uma longa
história, que começou a se diferenciar daquela da civilização ocidental ainda
na chamada "pré-história" (com fluxos migratórios do "Velho
Mundo" para a América ocorridos há dezenas de milhares de anos); a
história "deles" voltou a se aproximar da "nossa" há cerca de,
apenas, 500 anos (com a chegada dos portugueses);
·
Como todo grupo humano, os povos indígenas têm
culturas que resultam da história de relações que se dão entre os próprios
homens e entre estes e o meio ambiente; uma história que, no seu caso, foi (e
continua sendo) drasticamente alterada pela realidade da colonização;
·
A divisão territorial em países (Brasil,
Venezuela, Bolívia etc.) não coincide, necessariamente, com a ocupação indígena
do espaço; em muitos casos, os povos que hoje vivem em uma região de fronteiras
internacionais já ocupavam essa área antes da criação das divisões entre os
países; é por isso que faz mais sentido dizer povos indígenas no Brasil do que
do Brasil.
A expressão genérica povos indígenas refere-se a grupos
humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si. É
apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso país e em outros,
fale-se em povos indígenas, ao passo que, na Austrália, por exemplo, a forma
genérica para designálos seja aborígines. Indígena ou aborígine, como ensina o
dicionário, quer dizer "originário de determinado país, região ou
localidade; nativo". Aliás, nativos e autóctones são outras expressões
usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos. O que todos os povos
indígenas têm em comum? Antes de tudo, o fato de cada qual se identificar como
uma coletividade específica, distinta de outras com as quais convive e,
principalmente, do conjunto da sociedade nacional na qual está inserida.
07. Responda aos questionamentos:
a) Quem são as populações indígenas no Brasil?
b) Todos os povos indígenas do Brasil são iguais? Quais são
as evidências disso no vídeo?
c) Os povos indígenas sofrem preconceitos?
d) O que você achou mais interessante no vídeo?
08. Nesse vídeo são abordados alguns aspectos que tratam do
desconhecimento sobre os povos indígenas brasileiros. Através de entrevistas é
apresentado um relato de como os brasileiros, em sua maioria habitantes dos
centros urbanos, possuem opiniões muito genéricas acerca do tema. No final do
trecho selecionado, o entrevistado comenta: “Era tudo contrário do que se
dizia”, justificando que na verdade a história que é ensinada destoa da
realidade. Escreva um pequeno texto relatando qual era a sua visão dos povos
indígenas antes do vídeo e o que mudou na sua forma de pensar após o vídeo.
Agora leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha:
A CARTA DE PERO VAZ
DE CAMINHA.
“A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e
narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir
ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do que se preocupariam em mostrar o
rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior
furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e
da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…) parece-me
gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa,
eles se tornariam, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer
crença alguma. Ora veja Vossa Alteza se quem em tal inocência vive se
converterá ou não, ensinando-lhes o que pertence à sua salvação. Porém o melhor
fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta
deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. ” Referência:
Fundação Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro.
09. Você acha que esta carta tem uma visão diferente da que
as pessoas do vídeo e a maioria dos brasileiros têm sobre os indígenas? Por
quê?
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