3ª e 4ª SEMANAS – 2º CORTE
Nome:
Data: ___/___/2020
Unidade Escolar: Ano: 8º Ano
Componente
Curricular: História
Objeto de conhecimento/conteúdos: Os processos de
independência nas Américas. Independência dos Estados Unidos da América;
Independência na América Espanhola: Democracia estadunidense no passado e no
presente; Processos de Independência das Américas. Habilidades: (EF08HI06)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões; (GO-EF08HI06-A) Compreender os conceitos
de democracia americana no período da Independência das Treze Colônias e na
atualidade; (EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos
diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e
suas conformações territoriais; (EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos
movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à
independência das colônias hispano-americanas; |(GO-EF08HI08-A) Identificar os
diferentes movimentos pró-independência ocorridos nas Américas, comparando suas
ideias em relação à liberdade, propriedade, democracia e soberania.
ATIVIDADES
Leia o Texto 1 a seguir.
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Declarada em 4 de
julho de 1776 Disponível: acesso 06de maio de 2020. A Independência dos Estados
Unidos foi fortemente influenciada pelas ideias do Iluminismo, principalmente o
conceito de que todo povo possui o direito sagrado de lutar pela sua liberdade.
O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América, na época colonial,
era chamado de as Treze Colônias. Elas eram colonizadas pela Inglaterra, que
até então estava preocupada apenas com os seus assuntos internos. Os colonos
dessas treze regiões tinham liberdade de atuação comercial, bem como para
estabelecer relações com as outras partes do mundo e ter suas próprias leis.
Isso durou até 1756, quando começou a Guerra dos Sete Anos, envolvendo vários
países europeus. Nessa guerra a Inglaterra enfrentou a França, Espanha, entre
outros. Por fim, conquistou a vitória, porém, para isso, foi necessário
investir muito dinheiro em armamentos. Esse fato refletiu diretamente na sua
relação com as Treze Colônias, pois ao mesmo tempo em que houve a vitória na
guerra, as regiões foram enriquecendo.
Contexto Histórico da Independência dos Estados Unidos
Com a crise na Inglaterra e o crescimento econômico das
Treze Colônias, em 1763, o Rei George III, considerado autoritário e
centralizador, começou a criar diversas leis de impostos para essas colônias. A
primeira delas foi a Lei do Açúcar, que taxava vários produtos, entre eles o
café, o vinho, o tecido e o próprio açúcar. O que foi recebido por muitos
protestos pelos colonos. Em seguida, em 1765, a Inglaterra criou a Lei do Selo,
em que todas publicações, cartas, jornais etc., feitas em algumas das Treze
Colônias precisariam receber o selo britânico, que era obviamente cobrado como imposto.
Com isso, os colonos reagiram com boicotes, criando comitês para impedir os
impostos britânicos, entre outras coisas. Tudo isso levou a Inglaterra, ainda
em 1765, a criar a Lei do Aquartelamento, que definia como obrigatório a
hospedagem do exército britânico no território colonial. Apesar da lei
intimidar os colonos, não acabou com os boicotes, o que fez com que a
Inglaterra voltasse atrás em relação a Lei do Selo. Mesmo assim, o confronto
entre ambos continuou motivando a criação de uma nova ordem, a Lei de
Townshend, que aumentava ainda mais as taxas criadas na Lei do Açúcar. Em
resposta, vários colonos norte americanos começaram a fazer manifestos contra
os aumentos. O primeiro e mais famoso foi “A carta de um Seareiro da
Pensilvânia”, escrito por John Dickson, no qual ele colocava o princípio de que
nenhum imposto deveria ser pago para a Inglaterra porque os colonos não tinham
representantes no Parlamento inglês. Em 1773, a Inglaterra criou a Lei do Chá,
que foi o ápice da revolta dos colonos, afinal, ela os proibia tanto de
produzir o chá quanto os obrigava a comprar o material oriundo da Índia, que
era outra colônia inglesa. Com isso, revoltados, alguns colonos se disfarçaram
de índio, invadiram o porto de Boston e jogaram todo o carregamento de chá no
mar. Esse evento foi chamado de Festa do Chá de Boston. Em resposta, a
Inglaterra criou as Leis Intoleráveis, em 1774, que tinha entre as medidas o
fechamento do porto de Boston, além da cobrança aos colonos de todo o prejuízo
que tiveram com a perda do carregamento lançado ao mar. Resultantes diante
dessa nova arbitrariedade, os colonos criaram então o Primeiro Congresso
Continental da Filadélfia, que reuniu algumas das Treze Colônias no combate as
duras medidas tomadas pelo rei da Inglaterra e em busca de um representante no
Parlamento. A princípio, ainda não visavam na Independência dos Estados Unidos.
Porém, a Inglaterra enxergou a ata como uma afronta à sua autoridade e decidiu
enviar tropas do exército para tentar acabar com todos os rebeldes. Isso levou,
em 1775, a formação do Segundo Congresso Continental de Filadélfia. Nesse
encontro ficou definido a necessidade da separação e instauração da
independência das Treze Colônias. Foi então que se iniciaram os confrontos
entre os colonos e os britânicos. O exército dos colonos foi liderado por
George Washington, que, futuramente, viria a se tornar o primeiro presidente da
história dos Estados Unidos.
Guerra pela Independência dos Estados Unidos
O primeiro confronto aconteceu no dia 17 de junho de 1775 e
ficou conhecido como a Batalha de Bunker Hill. A equipe de George Washington
foi derrotada pelas tropas britânicas, porém foi uma disputa bastante acirrada,
o que despertou nos britânicos um alerta, afinal, ficou claro que as colônias
eram capazes de resistir a qualquer tentativa de punição. Dois fatos ajudaram
Washington a unir um exército ainda maior. O primeiro deles foi a divulgação de
uma carta, chamada de Senso Comum, escrita por Thomas Paine, traduzindo ideias
iluministas, de liberdade e de república para uma linguagem mais popular. Carta
essa que teve grande divulgação entre a população das colônias. Outro fato
muito importante que favoreceu o exército colono foi a declaração feita por
Thomas Jefferson, em 4 de julho de 1776, instituindo a Independência dos
Estados Unidos. Nela, constavam os motivos pelo qual os colonos desejavam essa
separação do Império Britânico. Essa data foi um marco histórico para as Treze
Colônias e é lembrada até os dias atuais. O conflito decisivo, que fez com que
os ingleses se rendessem à vitória dos EUA, foi a Batalha de Yorktown, no dia
19 de outubro de 1781. Em seguida, em 1783, foi assinado o Tratado de País, no
qual a Inglaterra reconheceu a independência das colônias.
01. A Independência dos Estados Unidos teve forte influência
de uma corrente filosófica da época, marque a alternativa correta.
a- ( ) Corrente
filosófica Escolástica
b- ( ) Corrente
filosófica Iluminismo
c- ( ) Corrente
filosófica Patrística
d- ( ) Corrente filosófica Humanismo
02. Como era chamado os Estados Unidos na época colonial?
a- ( ) Colônia Americana
b- ( ) Colônia
Inglesa
c- ( ) Treze Colônias
d- ( ) Treze Américas
03. Em 1765, a Inglaterra criou a Lei do Selo, defina o que
foi esta lei e o qual reação ela provocou?
04. Em 1773, a Inglaterra criou a Lei do Chá, defina o que
foi essa lei e o que ela provocou?
05. Sobre a
Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:
a- ( ) A origem do movimento da independência deve ser
encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
b- ( ) O crescimento
do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul,
gerou atritos com a metrópole.
c- ( ) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia definiu
a necessidade de separação dos Estados Unidos, através da Declaração de
Independência e instauração da independência das Treze Colônias.
d-( ) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou
o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
Independência da América Espanhola
O termo
“independência da América Espanhola” diz respeito ao processo de crescente
ganho de autonomia das colônias espanholas em relação à metrópole europeia,
ocorrido durante o início do século XIX.
As primeiras tentativas de independência
Nas décadas finais do século XVIII, ocorreram as primeiras
tentativas por parte das colônias em se libertar da Espanha. No Peru, por
exemplo, se iniciaria uma grande revolta liderada pelo indígena conhecido como
Túpac Amaru II contra a exploração brutal ocorrida nas minas. Eventualmente, a
rebelião foi sufocada, mas isso não impediu a continuação da crise colonial nas
Américas, motivada pela relação desigual que caracterizava a política
mercantilista colonial. Ao final do século, porém, a ascensão do general
Napoleão Bonaparte ao poder modificou todo o panorama político com o início de
suas investidas militares para expandir o poder francês na Europa. Após a
invasão da Espanha e a deposição do rei da Casa Bourbon, Fernando VII,
criaram-se as chamadas juntas nas colônias para se resistir a qualquer possível
iniciativa francesa nas Américas. Entretanto, os descendentes de espanhóis
nascidos no continente americano (conhecidos como criollos) aproveitaram a
oportunidade para enfraquecer algumas medidas mercantilistas.
Os libertadores da América espanhola: Simón Bolívar e José
de San Martin
Com a derrota
definitiva de Napoleão Bonaparte em 1815 e à restituição do poder das monarquias
absolutistas, a Espanha tentou controlar novamente suas colônias nas Américas.
Embora tenha conseguido sucesso inicialmente com vitórias contra movimentos
menores nas cidades de Bogotá e Caracas, a eventual reunião de massivo apoio
popular por parte de líderes político-militares como Simón Bolívar e José de
San Martin gerou um forte processo que, em poucas décadas, levaria à libertação
de todas as colônias espanholas nas Américas. Simón Bolívar Simón Bolívar
nasceu em 24 de julho de 1783, no então vice-reino de Nova Granada, em uma
família nobre de origem espanhola. Após estudar na Europa e ser influenciado
pelos pensamentos revolucionários de origem iluminista, retornou ao país natal
e juntou-se à luta contra a dominação colonial da Espanha, onde rapidamente
assumiria um papel de liderança. Em 1811, um movimento de mestiços e escravos
libertos com o apoio essencial da Inglaterra conseguiria a independência da
Venezuela. Nos anos seguintes, também seriam libertados os territórios
equivalentes aos atuais países de Bolívia, Colômbia, Equador e Panamá, que
criaram uma união política nomeada de Grã-Colômbia. Ela duraria até 1829. José
de San Martin Já José de San Martin nasceu em 25 de fevereiro de 1778, no então
vice-reino da Prata, também em uma família de origem espanhola. Quando ele
ainda era uma criança, sua família retornou à Espanha, onde José iniciou sua
educação militar. Poucos anos depois da deposição de Fernando VII, ele retornou
às Américas, onde se uniu à resistência do vice-reino do Peru contra os
franceses. Ali, ele se distinguiu como líder militar, estando depois à frente
de uma campanha nos Andes que levaria à libertação do Chile em 1817, seguido em
pouco tempo pelo Peru.
Independência do México
O México, especificamente, não dependeu de nenhum destes
dois homens para alcançar a sua independência, que foi feita pelo próprio
exército no início da década de 1820.
Dependência econômica
De qualquer forma, as
ambições de uma América unida não foram realizadas; logo nos anos seguintes,
conflitos entre oligarquias locais fragmentaram toda a Grã-Colômbia. Além
disso, o apoio da Inglaterra à independência da América espanhola local não
fora desinteressado, uma vez que esse país já via o potencial do grande mercado
consumidor que o fim do pacto colonial poderia trazer. Por consequência, mesmo
composta agora de países independentes, a América espanhola ainda estaria unida
economicamente à Europa pelas décadas que se seguiriam, continuando a ser
importadora de industrializados e exportadora de matérias-primas.
Politicamente, os governos dos países independentes se apressaram a excluir
qualquer participação popular maior, ficando retido às elites sociais. Esse
processo abriria caminho para o surgimento, mais tarde, das ditaduras
latino-americanas.
06. O grupo
“Criollos” foi importante para as tentativas da independência Espanhola, quem
eram respectivamente esse grupo:
a- ( ) Os espanhóis e os mestiços.
b- ( ) Descendentes
de espanhóis nascidos no continente americano.
c- ( ) Os mestiços e os precursores da independência.
d - ( ) Nenhuma delas é correta.
07. Defina com suas palavras o que foi a Independência
Espanhola?
08. Quem foram os
libertadores da américa Espanhola?
a- ( ) Dom Pedro I e Dom Pedro II
b- ( ) Simón Bolívar
e José de San Martin
c- ( ) José Simon e Bolívar
d- ( ) Simon Martin e José Bolívar
09. De acordo com o vídeo complementar no texto 2, quem foi
Simon Bolívar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário