segunda-feira, 15 de junho de 2020

Língua Portuguesa - 7º ano Vespertino - Aula Semanais (15/06 a 19/06)

Orientações para aulas não presenciais

Cronograma
Preferencialmente copiar! As atividades estão separadas por cor de acordo com nossas aulas semanais. 

  • Primeira aula: 7º ano E = 15/06 ; 7º ano D = 17/06 (Conteúdo novo, explicação via Aplicativo Zoom);   
  • Segunda aula: 7º ano E = 16/06 ; 7º ano D = 19/06 (Resumo do texto disponibilizado abaixo em amarelo);
  • Terceira aula: 7º ano E = 19/06 ; 7º ano D = 19/06 (Atividades no Googleforms, link disponibilizado nos grupos de Whatsapp).


Autobiografia


A Autobiografia reúne as principais características da vida de alguém e é escrita pela própria pessoa. Assim, a pessoa narra fatos sobre sua vida pessoal, narrando os acontecimentos mais marcantes de sua vida ou enfocando em uma experiência específica. Exemplo:  O Diário de Anne Frank. 
Note que pertence aos textos literários narrativos. O texto deve seguir uma ordem cronológica de fatos que aconteceram na vida do autor. É encontrado às vezes dividido em partes, por exemplo:
Nascimento                           Principais acontecimentos                         Curiosidades
 Fato: o que aconteceu na vida da personagem.
 Comentário: é uma opinião, uma observação feita.
As ideias do texto, em geral, partem dos fatos mais distantes para os mais recentes ou vice-versa. A autobiografia geralmente possui um título que adianta para o leitor de que se trata de um texto autobiográfico.
Uma característica da autobiografia é a veracidade dos fatos. Costumam ser narrativas não ficcionais, ou seja, não são histórias "inventadas". O relato dos fatos no texto autobiográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, de um colorido emocional, que não é mostrado em outros tipos de textos. Predomina a subjetividade.
Temos a autobiografia propriamente dita e em outras versões, mas todas dentro do contexto básico: o autor escreve, pinta, canta, faz fotos digitais sobre ele mesmo.


a.    Autobiografia
b.   Diário
c.    Autorretrato
d.   Perfil
e.    Blog
f.    Música
g.   Poema
h.   Selfie


       Autores de autobiografias podem ser pessoas famosas ou não e escrevem para tornar público ou não a história de sua vida. Num diário, por exemplo, não é público, já quando se escreve num livro, jornal, blog é público. Quando procuramos uma autobiografia para ler é porque queremos conhecer um pouco da história de vida de quem escreve. A autobiografia pode circular no ambiente literário, publicitário, íntimo e ser veiculada numa revista, num blog, num jornal, num diário que chamamos de suporte.                                
   Disponível em://novaescola.org.br/plano-de-aula/3465/a-escrita-confessional acesso em:07de maio de 2020

Agora vamos estudar um pouco de ortografia

"Autorretrato" ou "auto-retrato"? Como se escreve?

Durante os estudos sobre autobiografia foi usado a palavra autorretrato. Mas por que a palavra é escrita assim? Após a reforma ortográfica muitas palavras passaram a ser escritas de modo diferente. O falso prefixo "auto" somente é separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por "o" ou "h", o que não é o caso na palavra citada. Exemplos de palavras com hífen:    auto-hipinose; auto-oxidante, entre outras.                                    
  Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Exemplos sem hífen (dobrando as consoantes "r" ou "s"): autorregeneração, autorretrato, autosserviço
 Demais casos, sempre sem hífen: autoajuda, autobiografia, autoestima, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário