|
||
4ª QUINZENA – 2º CORTE
|
||
Tema/
Conhecimento: Atividades
humanas e dinâmica climática.
|
||
Habilidades: (EF06GE13-A) Analisar e problematizar as causas e as consequências das
práticas humanas na dinâmica climática.
|
||
NOME:
|
DATA:
|
|
UNIDADE
ESCOLAR:
|
||
v Orientações
para aula Ead-Geografia (4ªQuinzena/2ºCorte:
15/06 a 26/06/2020) - 6ºAnos C,D
- Realizar a leitura textual e de imagens/gráficos, com muita
atenção;
-Copiar ou imprimir apenas as atividades, ( Também o cabeçalho/plano de estudo e anotar o nome do
professor da disciplina) reservadas para a 2ªSemana. (Não
é necessário copiar ou imprimir texto ou imagem
alguma!)
-Não
é necessário copiar ou imprimir as orientações!
-O professor irá orientar os
estudantes pelo grupo de whatsapp, solucionando dúvidas e atendendo aos demais
questionamentos.
______________________________________________________________________________
1ªSemana (Apenas leitura e
anotações)
DINÂMICA CLIMÁTICA
Você já
percebeu como o clima tem mudado ao longo dos anos?
Estamos
convivendo com picos de temperatura inéditos; aumento do nível do mar; períodos
de secas e chuvas mais intensas e Fenômenos Naturais extremos que ocorrem com o
reflexo das mudanças climáticas.
Para entender
melhor o que está acontecendo, é preciso compreender a Dinâmica Climática, ou
seja, como ocorre esse movimento no nosso Planeta.
Para falar
desse assunto é importante estudar os fenômenos da natureza, como o tempo
atmosférico e clima. Primeiramente vamos entender que Tempo e Clima são
elementos que se complementam, porém tem significados diferentes.
DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO
Tempo é o estado momentâneo das
condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado
momento e está sujeito a variações. Quando alguém
pergunta: “Como está o tempo hoje?”, pretende saber se está frio ou quente,
seco ou úmido, chuvoso ou ensolarado. O tempo é, portanto, a condição atual da
atmosfera, que pode mudar de um instante ao outro.
Clima é uma condição duradoura do
ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns em
um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos.
Representa, portanto, um padrão geral das condições meteorológicas (variações
anuais de temperatura, umidade, pressão do atmosférica, ventos), que se alteram
de acordo com as estações do ano.
O clima é influenciado por elementos e fatores climáticos, que fazem com que a atmosfera tenha características
distintas dependendo da localização no mundo. Por esse motivo, há vários tipos
de climas.
SOUSA,
Rafaela. "Diferença entre tempo e clima"; Brasil Escola.
Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-tempo-clima.htm.
Acesso em 26 de maio de 2020.
ELEMENTOS
CLIMÁTICOS
Percebemos que para determinar as condições do tempo, é preciso considerar
os Elementos Climáticos ou Fenômenos Atmosféricos.
O clima, como
já sabemos, é o resultado das sucessivas ocorrências dos Fenômenos Atmosféricos
ao longo do tempo. Trata-se do comportamento da atmosfera. Ele é composto de
alguns elementos que ditam as suas características, ou seja, que dão forma aos
diferentes tipos de clima que existem em todo o mundo.
Os elementos climáticos, como o próprio nome
indica, são os fenômenos que compõem o clima. São eles: a temperatura, a umidade
do ar, a pressão atmosférica e a
radiação solar.
-Temperatura: é o registro do calor atmosférico e costuma ser medida em graus
Celsius (ºC) ou em outras unidades que são utilizadas em outros países, como o
Fahrenheit (ºF) e o Kelvin (K). Assim, um valor alto das temperaturas – 37ºC ou
40ºC, por exemplo – significa que está muito quente, enquanto temperaturas mais
baixas significam que está mais frio.
- Umidade do ar: é a quantidade
de água presente no ar atmosférico em forma de vapor. Ela é dividida em umidade
absoluta, que é a quantidade total de água existente no ar,
e umidade relativa, que é a umidade de água presente
no ar em comparação com o necessário para começar a chover.
- Pressão atmosférica: é o
“peso” que a atmosfera exerce sobre as nossas cabeças e sobre a superfície
terrestre, sendo medida em milibares (mb) ou em outras unidades de medida.
Geralmente, quando algum fator climático provoca o aumento da pressão
atmosférica, as temperaturas ficam mais elevadas.
-
Radiação solar: é o calor produzido pelo sol e recebido pela Terra.
Ela é muito importante para manter o aquecimento do nosso planeta e, assim,
controlar as temperaturas para propiciar a manutenção da vida. Contudo, nem
toda a radiação recebida pelo nosso planeta chega à superfície, a maior parte é
absorvida ou refletida pela atmosfera.
Como o nosso planeta possui uma determinada
inclinação em seu eixo, nem todas as partes da superfície terrestre recebem a
mesma quantidade de radiação solar, o que permite que existam as chamadas zonas térmicas da Terra. O processo de
reflexão da radiação solar da superfície para a atmosfera e da atmosfera de
volta para a superfície é chamado de efeito
estufa.
Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/elementos-do-clima.htm. Acesso em 27 de maio 2020.
FATORES
CLIMÁTICOS
Os fatores
climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos
climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o
porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e
continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
- Latitude: está intrinsecamente ligada às diferenças da radiação
solar sobre a Terra. Assim, quanto mais próximo à Linha do Equador (baixas
latitudes), mais as temperaturas tendem a aumentar. Por outro lado, à medida
que nós direcionamos rumo às zonas polares (altas latitudes), menores tendem a
ser as temperaturas.
- Altitude: em regiões mais altas, a pressão atmosfera costuma ser
menor, além do fato de a irradiação também ser mais diminuta. Assim a
temperatura costuma ser inferior, o que nos faz concluir que quanto maior a
altitude, menores as temperaturas e, quanto mais próximo ao nível do mar,
maiores as temperaturas.
- Maritimidade ou Continentalidade: são
termos que designam, respectivamente, a proximidade de um local do mar ou a sua
posição em uma região mais continental, o que interfere diretamente sobre o
clima. Isso ocorre porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais
rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica
(diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano em regiões
continentais e o inverso em regiões litorâneas.
- Massas de ar: em função das diferenças
de pressão atmosférica, temos a movimentação do ar. Quando esse movimento ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade,
formam-se as massas de ar, que transferem suas características para o clima dos
locais por onde passam. Massas de ar frio e úmido, por exemplo, são
responsáveis por diminuírem as temperaturas e aumentarem a umidade. O encontro
entre duas massas diferentes forma as frentes de ar.
-Vegetação: interfere no clima de várias formas diferentes. As
principais delas são a contenção ou absorção dos raios solares, minimizando os
seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da evapotranspiração, o que
ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de chuva.
- Relevo: também
influencia o clima quando as regiões mais altas impedem a passagem de massas de
ar, fazendo com que algumas regiões se tornem mais secas ou até desérticas.
- Correntes Marítimas: apresentam condições específicas de temperatura,
influenciando diretamente o clima. Em regiões em que o mar é mais quente, por
exemplo, a evaporação aumenta e eleva a umidade, que se dispersa para outras
regiões. Quando as correntes são mais frias, a umidade local diminui e a
pressão atmosférica e a umidade passam a ser menores, o que faz com que essa
região acabe “sugando” as massas de ar de outras localidades, que passam a
sofrer alterações em seus climas.
Além de todos esses fatores, que
são os de ordem natural, também é preciso lembrar que o homem acaba se tornando
um dos agentes mais intensos de transformação do clima. Ele pode ser
responsável tanto por fenômenos climáticos mais localizados (ilhas de calor,
inversão térmica e outros) quanto por processos mais amplos e diversificados.
PENA, Rodolfo F. Alves.
"Fatores e elementos climáticos"; Brasil Escola.
Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-elementos-climaticos.htm.
Acesso em 27 de maio de 2020.
ATIVIDADES
HUMANAS NA DINÂMICA CLIMÁTICA
A interferência humana no meio ambiente e alteração do clima,
pode trazer sérias consequências ao Planeta Terra.Dentre as principais causas
da poluição do ar destacam-se a queima de combustíveis fósseis e a emissão de
substâncias tóxicas por escapamentos dos veículos, chaminés das fábricas e
queimadas.
As relações
entre a sociedade e a natureza tem alterado a atmosfera, trazendo impactos
ambientais causando uma série de danos aos seres vivos.
A seguir, um
breve resumo do resultado dessas interferências do homem no meio em que vive:
- EFEITO
ESTUFA
O efeito estufa é um fenômeno natural,
onde uma camada de gases envolve a Terra e impede que o calor terrestre volte totalmente
para o espaço, mantendo assim, a temperatura do planeta.
Sem o efeito
estufa a temperatura média da Terra seria de 18ºC abaixo de zero. Quando
falamos em efeito estufa, a radiação responsável pelo aquecimento é a
infravermelha.
Vamos ver como
isso acontece:
O efeito
estufa é um fenômeno natural e importante para a manutenção da temperatura na
Terra (Foto: depositphotos)
Parte da
radiação solar que chega à atmosfera volta para o espaço, refletida
principalmente pelas nuvens. A luz solar que atinge
a superfície terrestre é, em grande parte, absorvida pelo solo, pela água e pelos seres vivos. Essas
superfícies aquecidas emitem de volta para a atmosfera a radiação
infravermelha, sendo a maior parte dela absorvida pelos gases do efeito estufa.
A atmosfera impede, assim, que o calor se dissipe completamente, evitando
o resfriamento da Terra. Só uma pequena quantidade da radiação
infravermelha retorna para o espaço.
- AQUECIMENTO GLOBAL
O
que o efeito estufa tem a ver com o aquecimento global?
Conhecendo-se
a importância da atmosfera para o equilíbrio térmico da Terra, pode-se supor
que a modificação em sua composição pode afetar a vida no planeta.
O
aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, decorrente da queima
de combustíveis fósseis (como gasolina
e óleo diesel), pode provocar elevação da temperatura média,
pois esse gás acentua o efeito estufa. Esse processo é conhecido
como Aquecimento Global.
Quais são as causas e consequências desse efeito?
Como vimos, o efeito estufa é algo benéfico, pois sem ele não
haveria condições para a vida no planeta, porém o aumento desse efeito é
prejudicial ao meio ambiente.
As principais causas do aumento do efeito estufa, e
consequentemente do aquecimento global,
deve-se à emissão de gases poluentes na atmosfera através
do desmatamento, das queimadas, da liberação de gases pelas indústrias e por
veículos automotores devido à queima de combustíveis fósseis.
Como consequência, temos as mudanças climáticas,
o derretimento das geleiras, a acidificação dos oceanos pelo
aumento da quantidade de CO2 na água (chuva ácida), o
aumento do nível do mar, a alteração no ritmo de vida de diversas espécies de
plantas e animais, entre outros.
O combate do aquecimento global implica em reduzir o consumo
de combustíveis fósseis, usar energias limpas, como a solar e a eólica,
priorizar o uso do transporte público, reduzir o desmatamento e estimular o
consumo e a produção local.
______________________________________________________________________________________________
2ª Semana (Resolução
de atividades)
ATIVIDADES
01) Após
a leitura do texto e observando o mapa abaixo, responda:
a)
Quais as cidades com previsão do tempo chuvoso?
b) Qual a cidade com a previsão de temperatura máxima? E a cidade
com a previsão de temperatura mínima?
c)
Os dados apresentados no mapa referem-se ao tempo ou ao clima? Justifique.
d)
Como são as mudanças de temperatura durante o ano no lugar onde você vive?
e)
Imagine que você vai viajar para Salvador (BA). Na sexta feira, você faz uma
consulta na internet para descobrir a previsão das condições atmosférica desse
local para o fim de semana. Nessa situação é correto afirmar que o que foi
visto é a previsão do tempo ou do clima? Por quê?
f) Imagine que você e sua família vão se
mudar para uma cidade distante, em outra região do país. Ao consultar algum
site da internet para conseguir informações sobre esse local, você pesquisará o
clima ou o tempo dessa cidade? Por quê?
Brasil - previsão do tempo
https://2.bp.blogspot.com
/Mapa+tempo+atmosferico.jpg
02)Existem vários tipos de
clima no mundo, que variam conforme as zonas climáticas da Terra. Portanto,
apresente os aspectos que influenciam na caracterização do clima de um
determinado local.
03)Dentre os elementos abaixo enumerados, assinale aquele que
não é um fenômeno atmosférico:
a) Variação de temperatura
b) Índice de umidade
c) Formação de nuvens
d) Derretimento de geleiras
e) Formação de neblinas
04) Leia a seguinte frase e assinale a justificativa
correta:
“Energia solar não provoca danos ambientais, podendo ser
considerada uma fonte de energia limpa.”
A afirmativa acima está
a) incorreta, pois toda a
produção de energia elétrica pelos raios de sol emite poluentes na atmosfera.
b) correta, pois não há queima
de combustíveis e nem ocupação de grandes áreas para a utilização dessa fonte
de energia.
c) incorreta, pois muitos
animais morrem em função da insolação causada por essas usinas, gerando danos
ambientais relacionados com a quebra da cadeia alimentar.
d) correta, pois a energia
gerada pelo sol não ocasiona transformações imediatas na atmosfera, que seriam
sentidas apenas a longo prazo.
e) incorreta, pois a
proliferação de energia solar agravaria o problema do efeito estufa.
05)
Agora que você já sabe que efeito estufa e aquecimento global são termos
relacionados, mas não são sinônimos nem devem ser confundidos entre si,
responda as questões a seguir:
a) O
aquecimento global é uma realidade. Ele é uma consequência de qual outro
fenômeno?
b) Como
podemos diminuir a intensificação do efeito estufa?
c) Cite
uma consequência do efeito estufa.
d) O
efeito estufa é um fenômeno natural ou artificial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário