LÍNGUA
PORTUGUESA –9 º ANO
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5ª QUINZENA - 2º CORTE
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Tema/ Conhecimento: Propaganda
de Rádio e TV
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Habilidades:(EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas
(anúncios, propagandas, entre outros) em diferentes mídias (jingle, vídeos etc.);
(EF69LP02-B) Perceber a articulação entre
peças publicitárias em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos
do anunciante e/ou da campanha; (EF69LP02-C) Perceber a
construção composicional e
o estilo dos gêneros
em questão, como forma de ampliar
suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
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NOME:
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DATA:
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UNIDADE ESCOLAR:
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Propagandas de Rádio e TV
Como já vimos alguns conceitos relacionados à propaganda na aula
anterior, vejamos, agora, de forma mais específica, as Propagandas de Rádio e
TV - Vamos lá?
A propaganda de
TV tem uma aceitação grande, pois contém
imagem, vídeos e um custo alto; mas seu alcance atinge um público enorme.
A propaganda de
Rádio também tem grande visibilidade, abrange um público muito amplo, mas
se diferente da propaganda de TV, nela não há imagens. Ela não conta com os
elementos constantes em uma imagem. A propaganda de rádio necessita,
principalmente, de um bom roteiro, pois somente o áudio será transmitido. As
pessoas irão somente ouvir, por isso, será repetida várias vezes. O público na
rádio precisa ser lembrado da propaganda.
Locução de Rádio
O rádio, assim como a televisão,
é um dos mais importantes meios de comunicação, responsável pela difusão de
entretenimento e de informação para grande parte da população. Esse veículo de
comunicação de massa atua como instrumento de disseminação de notícias,
informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e
publicidade. Apesar dessas qualidades, contudo, o rádio depende basicamente de
um profissional: o locutor, elemento vital para seu sucesso.
O locutor é aquele que, apenas
com palavras, consegue transformar um meio basicamente auditivo em imagens,
estimulando a imaginação do radiouvinte a criar a sua própria representação do
que está sendo dito. É aquele que, simplesmente lendo um texto, conquista a
audiência e provoca os mais variados sentimentos e reações.
Disponível
em: https://www.tevepro.com/locutor Acesso em 20 de maio de 2020.
Termos
gerais usados na rádio para produção de propagandas
a. Locutor: aquele que fala, reproduz
a propaganda. É necessário ter boa pronúncia, ser claro e objetivo, pois
o tempo é curto.
b. Locução: é o nome que se dá ao texto que o locutor fala.
c. Spot:
geralmente, é um tipo de anúncio ou propaganda,
um texto comercial pequeno.
d. Vinheta: é a assinatura de uma marca.
Feita de frases curtas, de apenas alguns segundos, sua função é marcar a
entrada ou a saída de um programa, um texto cantado.
e. Jingle: é uma peça musical, com
letra e melodia, em que o anúncio é cantado para gerar empatia e memorização,
contém frases com trocadilhos e repetições de palavras.
f. Esperas: é o tempo de espera durante as chamadas telefônicas.
Disponível em: https://teletronix.com.br/blog/vinhetas-para-radio-qual-a-importancia-delas-para-seu-publico/
Acesso em 19 de maio de 2020. (Adaptado)
As propagandas podem atingir todo tipo de alvo
Spot de Rádio deve atentar para o tempo de
duração que pode variar de 15 a 60 segundos. Veja abaixo algumas dicas básicas
para um spot de qualidade.
·
Clareza no nome da empresa ou instituição;
·
Tem que conquistar o ouvinte a ouvir o comercial
até o fim;
·
Linguagem direta, sem enrolação, direto ao
ponto;
·
O principal assunto deve vir logo no início para
que o ouvinte se interesse e permaneça sintonizado.
Propaganda para criança
Pesquisas apontam que, no Brasil, as crianças
influenciam em até 80% as decisões de consumo das famílias. As crianças não têm maturidade suficiente para se
proteger da persuasão exercida pela publicidade, sendo facilmente seduzidas
para o consumo.
Em um sistema
democrático, não pode ser delegado ao Estado o poder de decidir sobre os
hábitos de consumo de um indivíduo. A conscientização de uma criança nasce da
boa orientação passada pelos pais, e não de uma norma imposta por decreto A
obesidade não é causada pela propaganda, mas, sim, por uma série de fatores,
desde socioculturais até genéticos. O que falta é uma boa educação alimentar.
Não adianta impedir a publicidade de alimentos gordurosos se, em casa os pais
não possuem hábitos saudáveis.
Ninguém questiona que as propagandas
abusivas devam ser controladas. A questão é que já há mecanismos eficientes
para isso no Brasil. O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) tem
uma resolução que trata do cuidado com público infantil, e nosso Código de
Defesa do Consumidor é um dos mais avançados do mundo.
Disponível em : https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-publicidade-deve-ser-proibida-para-criancas/
Acesso em 16 de maio de 2020.
Nos Estados Unidos, a simples reorganização dos refeitórios gerou resultados impressionantes. O que foi feito?
Cartazes
e banners com fotos maravilhosas de alimentos saudáveis logo na entrada;
*Mesas
com buffet permanente
*Frutas
e legumes em bandejas separadas por cor, apresentados bem suculentos;
*Refrigerantes,
frituras, guloseimas fora do alcance dos olhos e da mão – todos escondidos atrás
do balcão, se a criança quiser, vai ter que pedir.
Podemos tomar emprestadas essas ideias
e testar em casa.
Os
“garotos-propaganda” não poderiam ser melhores:
os pais. Saborear essas delícias em família é o melhor exemplo… A propaganda é inteiramente fundamentada na
marca. Todos os outros apelos são para enaltecer a assinatura, a marca. Podemos
convidar as crianças a pensar em nomes, slogans e enredos divertidos para os
alimentos.
Disponível em: https://maeperfeita.wordpress.com/2013/04/16/os-segredos-dos-publicitario Acesso em 16 de maio de 2020.
ATIVIDADE 1
Texto
1
Observe o texto 1 e responda:
01.Qual o público alvo?
02.Percebe-se que por se
tratar de uma campanha publicitária para promover alimentos saudáveis, são promovidos alimentos
de hortifruti. Você consegue identificar o produto oferecido na
propaganda? Acha que ele é realmente importante para a nossa sáude?
03. Faça uma pesquisa e
descubra qual a importância do limão para a nossa sáude e escreva, no seu
caderno, um pequeno resumo do que você descobriu de mais importante.
04.A
caracterização da fruta remete a qual super-herói?
05.
Qual é o Slogan do texto?
Texto 2
01.Qual o produto em divulgação?
02. Qual a frase de persuasão que você observa na
propaganda?
03. O público alvo é específico, qual seria?
04.Há um enfeite
no produto o qual está intimamante ligado à super-heroína. A qual super-heroína o texto
se refere?
05. Na sua opinião aparece uma associação de
prazer, poder e até de fantasia na propaganda, por quê?
Texto 3
Texto
4
1. Na comparação dos textos 3 e 4, qual o público
alvo em comum ?
2. No texto 4, há um trocadilho com um filme clássico. Qual
o é trocadilho e a que filme se refere?
3.
No texto 3, também
há um trocadilho com um filme. Qual o é trocadilho e a que filme se refere?
4.
No texto 3, o que
chama a sua atenção na caracterização dos personagens, na composição das
imagens?
5.
Quais são os slogans do texto 1 e do texto 2?
6.
O você que observou que há em comum em todos os
produtos oferecidos?
Disponível em: https://www.facebook.com/comermelhorNutricionista/photos/rpp.429595713752554/3067647193280713/?type=3&theater Acesso em 15 de maio de 2020
ATIVIDADE
2
Produção textual
Agora
segue para vocês uma sugestão: baseado na campanha de alimentos saudáveis para
pais e filhos, o que é perfeito em tempos de Pandemia, você fará a sua
Propaganda.
Por
onde começar? Primeiro releia as orientações nos textos acima e nas atividades
realizadas. Tenha às mãos: o produto, seu público alvo e sua mídia e comece a
trabalhar com eles. Terminado o texto, revise-o.
ATIVIDADE 3
Produção Textual
Agora faça você o seu próprio texto, escreva a sua
propaganda de rádio. Após reler os nossos estudos, escolha seu produto, seu
público-alvo, sua mídia, etc., e faça uma locução perfeita.
Lembre-se de que, assim que terminar de escrever
seu texto, revise, corrija e aprimore sua produção, para que fique tudo
perfeito e seja um sucesso na mídia que escolher publicar! Se necessário, faça
correções de concordância, ortografia, pontuação, imagens, se for o caso,
cortes ou acréscimos etc.
Capriche
na locução!
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