segunda-feira, 15 de junho de 2020

Matemática 8A e B


Queridos alunos, não se esqueçam de que as atividades propostas precisam além de ser copiadas (ou impressas e coladas no caderno) serem  respondidas no próprio caderno.

As imagens que aparecem nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita (se precisar use régua) ou impressa e colada no caderno.

Lembre-se da data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno, da escrita correta das palavras e da margem.

O plano de estudo abaixo deve aparecer no seu caderno (manuscrito ou impresso).

Observe que a data desta postagem é de 15/06 a 19/06/2020 para que facilite a vocês alunos e aos pais que optarem por imprimir.

Observação: Atividades digitais serão apenas respondidas no caderno sem necessidade de copiar a questão e assinaladas no formulário através do link e enviada.

No entanto, siga as orientações das atividades a serem realizadas acompanhando o grupo de whatsapp. Através do grupo de whatsapp estarei orientando as atividades a serem realizadas, explicando conteúdos, fazendo as correções dos exercícios e esclarecendo possíveis  dúvidas.

Bom estudo!

Plano de estudo - Data: 15/06 a 19/06/2020.

Componente curricular: Matemática

Séries: 8º anos A e B.

Objeto do conhecimento/ conteúdos: Adição e subtração e monômios; equações; inequações;;casos de congruência de triângulos.

Habilidades:

  •           (EF08MA06-C) Reconhecer e aplicar os produtos e quocientes notáveis para desenvolver as operações envolvendo monômios e polinômios, como adição, subtração, multiplicação e divisão exata entre monômios e polinômios.
  •           (GO-EF08MA28) Ler, interpretar, resolver e analisar situações problemas que envolvem a associação de inequações do 1º grau, com sua respectiva representação geométrica na reta numérica e/ou no plano cartesiano.
  •          (EF08MA14-B) Identificar triângulos congruentes seguindo os critérios de congruência de triângulos.

·         

Anexo 10

Questão 38
Efetue a adição de monômios: (6 a6m³) + ( - 2 a6m³).

(4 linhas)

Questão 39
Reduza os termos semlehantes na adição algébrica: -1 x – 2 x.
                                                                             8      8

(3 linhas)

Questão 40

Calcule a diferença entre os monômios:

a) +7a³ - ( +  9a³)    ( 3 linhas)

b) -7 a² - ( -3a²)   ( 5 linhas)
     4           6


Questão 41

A professora de propôs aos alunos a adição algébrica a seguir:

                         7ab²+4ab²-2ab²


Qual deve ser o resultado correto que os alunos obtiveram?
(3 linhas)

Questão 42

Indique a raiz de cada equação:

a) 7x+4=19  (5 linhas)

b) 3,5x+8= 2x+14   (5 linhas)

c) 4(x+1)= 12     (5 linhas)   

d) 2,5x(x-2) – 1,5x= 1   (5 linhas)

e) 3,4x- 2,6= x – 0,92   (5 linhas)

Questão 43

Qual é a solução das seguintes equações:

a) y + 4 = 2y     (7 linhas )
    3

b) aa = 1     (7 linhas )
    2    4    2


Questão 44



Resolva as inequações:
a) 3m +1 >7       ( 5 linhas)

b) 1,8x > - 3,6        (5 linhas)

c) 4 – 3x > x +6         (5 linhas)



Atividade digital: O aluno deverá acessar o link de acordo com sua série, turma; buscar informações e fazer os cálculos no caderno (Não é necessário copiar a questão). E somente então responder a atividade através do formulário no celular ou computador .









Assista à videoaula com o título: Casos de congruência de triângulos mais comuns (6:07) acessando o link:                                                                   



Texto: Congruência de triângulos


1º caso - Caso LLL ( lado, lado, lado)

Dois triângulos que têm os lados correspondentes congruentes são congruentes.


2º caso - Caso ALA (ângulo, lado, ângulo)

Dois triângulos que têm os dois ângulos e o lado compreendido entre eles respectivamente congruentes são congruentes.

3º caso- Caso LAL ( lado, ângulo, lado)

Dois triângulos que têm dois lados e o ângulo formado por eles respectivamente congruentes são congruentes.


4º caso - Caso LALo

Dois triângulos que têm um lado, um ângulo adjacente e um ângulo oposto a esse  lado  respectivamente congruentes esses triângulos são congruentes.


5º caso: (cateto- hipotenusa)
Se dois triângulos retângulos têm um cateto e a hipotenusa respectivamente congruentes, então eles são congruentes.

Questão 44

Indique o caso que garante a congruência entre os triângulos indicados em cada item:








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