quarta-feira, 29 de abril de 2020

Geografia 8


Quarta-feira, 29 de Abril de 2020
*Marcadores : 8A, 8B, 8C, 8D

Geografia – 8º ano/ - 05


Ø Orientações para aula não presencial – 05
- 1ºPasso:  Leia o texto abaixo, com muita atenção, pois o mesmo, será um dos principais recursos para responder as atividades.

-2ºPasso: Procure no texto, palavras que você não sabe o significado, produzindo logo em seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das palavras no dicionário ou pesquise na internet);

-3ºPasso: Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bnRrUuYuwz8

-4ºPasso: Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.

#Observação: Não é necessário copiar ou imprimir os textos!
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Um triângulo para mudar a geopolítica global
“Como a China, aliou-se à Rússia e Índia para ocupar papel cada vez mais destacado no mundo e questionar com força crescente o poder dos EUA”





                                                                          Xi Jinping, Narendra Modi e Vladimir Putin. Os presidentes da China, Rússia e o primeiro ministro indiano parecem saber que o domínio do Ocidente não será eterno...


A 10ª Cúpula do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, aconteceu entre 25 e 27 de julho de 2018, no Centro de Convenções de Johanesburgo, na África do Sul, com a presença dos cinco chefes de Estado do bloco. Foram convidados também para a reunião os governantes de nove nações africanas e chefes de Estado e de governo de países de outras regiões.
A primeira reunião formal do grupo BRICS aconteceu em 2009, na Cúpula de Ecaterimburgo, na Rússia. Mas o termo BRIC foi inventado, em 2001, pelo economista Jim O’ Neill, do banco de investimento Goldman Sachs, com o objetivo de orientar as empresas e os investidores mundiais como ganhar dinheiro com os grandes países “emergentes” do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China. O termo fez grande sucesso, mas no acrônimo original não havia nenhum país da África, o que foi corrigido incluindo a maior economia do continente que é a África do Sul (South África). Assim, o termo BRIC ganhou uma letra a mais, se transformando em BRICS.


      
                                                     
O gráfico acima mostra que havia certa proximidade na participação do PIB de cada país do BRICS no PIB mundial, na virada do milênio. Em 2001, o PIB da China representava 7,8% do PIB global, o da Índia representava 4,3%, da Rússia 3,4%, Brasil 3,1% e África do Sul 0,7%, segundo dados do FMI, de abril de 2018, em poder de paridade de compra (ppp, na sigla em inglês). Mas as diferenças aumentaram nos anos seguintes. Em 2018, o PIB da China passou para 18,7% do PIB mundial, a Índia passou para 7,7%, a Rússia caiu para 3,1%, o Brasil caiu para 2,5% e a África do Sul caiu para 0,6%. O PIB conjunto do BRICS subiu de 19,3% do PIB global em 2001 para 32,6% em 2018, sendo que o PIB do RIC passou de 15,5% para 29,5%, no mesmo período. Ou seja, enquanto o RIC quase dobrou de tamanho, a soma de Brasil e África do Sul caiu de 3,8% em 2001, para 3,1% em 2018.
Em termos de renda per capita (em ppp), a Rússia sempre apresentou os maiores valores, em segundo lugar vinha o Brasil, depois a África do Sul, seguido da Índia e a China com a menor renda per capita durante toda a década de 1980. Em 2018, a Rússia continuava com a maior renda per capita, mas a China assumiu o segundo lugar, deixando Brasil e África do Sul para o terceiro e quarto lugar. A Índia está em quinto lugar, mas apresenta o crescimento mais acelerado da renda per capita em todo o período e pode ultrapassar o Brasil e a África do Sul na década de 2020.

                                               


Portanto, pelo tamanho do PIB e pelo desempenho econômico dos últimos anos, o Brasil e a África do Sul são coadjuvantes no BRICS, pois o protagonismo tem sido assumido pelo RIC (Rússia, Índia e China). Este subgrupo central do BRICS forma o que se convencionou chamar de “Triângulo estratégico”, que busca unificar a Eurásia em um grande bloco econômico e político que pode deslocar a hegemonia global do Ocidente para o Oriente.
O Brasil e a África do Sul também são coadjuvantes no G20 que inclui o G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) e mais 12 países ditos “emergentes”: China, Índia, Rússia, Indonésia, Brasil, México, Turquia, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Argentina e África do Sul (além da União Europeia). Em recente reunião ministerial do G20, em Buenos Aires, Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, alertou para a possibilidade de uma redução do crescimento ou recessão global, no máximo em 2020, devido ao crescente protecionismo, com efeitos mais drásticos nos chamados países frágeis, que inclui Brasil e África do Sul. Na reunião, os ministros das Finanças do G-20 evitaram palavras mais fortes, mas ficou clara a tensão entre EUA, China e União Europeia. O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse que seu país espera “que a China avance no sentido de um comércio mais equilibrado”. Realmente o alto endividamento público e privado e os desequilíbrios comerciais ameaçam a estabilidade internacional. Neste contexto global, destaca-se o grupo RIC – o triângulo estratégico – que faz parte do BRICS e do G20. Mas o RIC também é o núcleo central da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), composta por oito membros plenos, que são China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Índia e Paquistão. Do ponto de vista global e de influência na Eurásia, a OCX é maior e mais dinâmica do que o BRICS. Na 18ª cúpula da OCX, ocorrida nos dias 9 e 10 de junho de 2018, na cidade de Qingdao, o presidente Xi Jinping disse: “A cúpula de Qingdao é um novo ponto de partida para nós. Juntos, vamos içar a vela do Espírito de Xangai, quebrar ondas e iniciar uma nova viagem para nossa organização”.
No mês de julho de 2018, a Rússia deu dois passos para aumentar a sua influência internacional. O primeiro foi a realização da Copa do Mundo de Futebol que foi bem organizada e atraiu a atenção global para as riquezas das culturas russa e eslava. O segundo passo foi a realização da Cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump, em Helsinque, no dia 16 de julho. Enquanto Putin saía do isolamento ocidental e era reconhecido como estadista pela maior “Potência Ocidental” e pelo “País líder do mundo livre”, Trump chegou na Finlândia depois ter feito críticas duras à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e ter deixado perplexos seus aliados históricos e líderes da Ocidentalização.
Evidentemente, a Rússia sozinha não tem tanto poder de fogo na economia internacional. Mas junto com a China, o país mais extenso do mundo se torna uma grande potência e a China não está mais escondendo o seu jogo (em busca da propalada “dominação mundial”). Por exemplo, o presidente chinês, antes da reunião do BRICS em Johanesburgo, realizou um giro pela África para consolidar o papel da China como um dos aliados econômicos e diplomáticos mais próximos do continente. Depois de uma breve parada no Golfo Pérsico, o itinerário de Xi Jinping – sua primeira viagem ao exterior desde o início de seu segundo mandato como líder máximo – abarca o Senegal, Ruanda, África do Sul e Maurício, abrangendo quase todos os cantos da África Subsaariana, mostrando que a influência econômica chinesa e as suas ambições estratégicas estão crescendo a cada ano.
O valor das transações bilaterais entre China e África somam mais de US$ 250 bilhões, valor superior a toda a pauta de exportações brasileiras com o mundo. A nova visão estratégica da China passa pela crescente presença mundial por meio do investimento em infra-estrutura, compra de empresas e terras nos diversos países, conquista no acesso às matérias-primas, exportação de capitais e exportação de mercadorias, com fortalecimento de políticas mercantilistas.
Reportagem da rede CNN, em 21 de julho de 2018, repercute o pensamento de Michael Collins, oficial da CIA, que em fala no Fórum de Segurança de Aspen, durante uma sessão sobre a ascensão da China, disse que o presidente chinês Xi Jinping e seu regime estão travando uma “guerra fria” contra os EUA e que o objetivo das operações de influência da China em todo o mundo é substituir os Estados Unidos como a principal superpotência do mundo.
Estas afirmações de um diretor da CIA, que, sem dúvida, são reais, são também preocupantes, pois reforçam a guerra comercial que já avança “de vento em popa” entre EUA e China e, ao mesmo tempo, caminham no sentido de aumentar as possibilidades de um conflito bélico entre as duas grandes potências. Desta forma, não só no BRICS, mas também neste novo cenário geopolítico global, a China se torna a nação protagonista e a Rússia e a Índia se tornam aliados do protagonismo triangular do grupo RIC. Consequentemente, Brasil e África do Sul são apenas coadjuvantes, o que não quer dizer que serão necessariamente fantoches e que não possam ter papel importante para defender uma ordem global justa, democrática, pacífica e com prosperidade social e ambiental.

Atividades de fixação de conteúdo

1. Qual o objetivo original, do criador do acrônimo BRIC ?
                                               “03 linhas”

2. Sobre os BRICS e/ou seus integrantes, responda:

a) Em relação ao gráfico demonstrativo dos PIB’s, referente ao período que vai de 1980 a 2013, podemos constatar que apenas 40% dos países representados, demonstrou claramente, uma evolução de valores, em proporção ao PIB mundial. Quais foram os referidos países?
                                               “02 linhas”

b) Duas nações, são consideradas coadjuvantes econômicas, no âmbito dos BRICS. Cite-as e explique o porquê desse “status secundário”.
                                               “05 linhas”

c) Qual a nova visão estratégica da China?
                                               “05 linhas”

3. Diferencie o grupo dos BRICS de um típico bloco econômico.


Geografia 7


Quarta-feira, 29 de Abril de 2020
*Marcadores : 7C, 7D, 7E

Geografia – 7º ano/ - 05


Ø Orientações para aula não presencial – 05
- 1ºPasso:  Leia o texto abaixo, com muita atenção, pois o mesmo, será um dos principais recursos para responder as atividades.

-2ºPasso: Procure no texto, palavras que você não sabe o significado, produzindo logo em seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das palavras no dicionário ou pesquise na internet);

-3ºPasso: Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0

-4ºPasso: Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.

#Observação: Não é necessário copiar ou imprimir os textos!
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Os movimentos sociais, rurais e urbanos




          Os Movimentos Sociais no Brasil: A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural. Tais movimentos, quando se referiam ao espaço urbano possuíam um leque amplo de temáticas como por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.  No início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Os movimentos populares urbanos foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. Nos anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já".
          Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.
Concomitante às ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo), há a presença de ações coletivas que denunciam a concentração de terra, ao mesmo tempo que apontam propostas para a geração de empregos no campo, a exemplo do      Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas); ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial); ações coletivas que têm espaço urbano como locus para a visibilidade da denúncia, reivindicação ou proposição de alternativas.

          *Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil. Teve origem na aglutinação de movimentos que faziam oposição ou estavam desgostosos com o modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente na década de 1970, o qual priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica. Contrariamente a este modelo, o MST declara buscar a redistribuição das terras improdutivas.
          Apesar dos movimentos organizados de massa pela reforma agrária no Brasil remontarem apenas às ligas camponesas, associações de agricultores que existiam durante as décadas de 1950 e 1960, o MST proclama-se como herdeiro ideológico de todos os movimentos de base social camponesa ocorridos desde que os portugueses entraram no Brasil, quando a terra foi dividida em sesmarias por favor real, de acordo com o direito feudal português, fato este que excluiu em princípio grande parte da população do acesso direto à terra.
          Uma das atividades do grupo consiste na ocupação de terras improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas também há reivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir nessas terras. Para o MST, é muito importante que as famílias possam ter escolas próximas ao assentamento, de maneira que as crianças não precisem ir à cidade e, desta forma, fixar as famílias no campo.
A organização não tem registro legal por ser um movimento social e, portanto, não é obrigada a prestar contas a nenhum órgão de governo, como qualquer movimento social ou associação de moradores.
          O movimento recebe apoio de organizações não governamentais e religiosas, do país e do exterior, interessadas em estimular a reforma agrária e a distribuição de renda em países em desenvolvimento. Sua principal fonte de financiamento é a própria base de camponeses já assentados, que contribuem para a continuidade do movimento.

           *Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST: O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia a todos os cidadãos. Está organizado nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. É um movimento de caráter social, político e sindical. Em 1997, o MST fez uma avaliação interna em que reconheceu que seria necessária uma atuação na cidade além de sua atuação no campo. Dessa constatação, duas opções de luta se abriram: trabalho e moradia.

           *Fórum Social Mundial – FSM:
O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível. É um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.   A luta por um mundo sem excluídos, uma das bandeiras do I Fórum Social Mundial, tem suas raízes fixadas na resistência histórica dos povos contra todo o gênero de opressão em todos os tempos, resistência que culmina em nossos dias com o movimento irmanando milhões de cidadãos e não-cidadãos do mundo inteiro contra as consequências da mundialização do capital, patrocinada por organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), entre outros.


          *Movimento Hippie: Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Uma das frases ideomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" (em inglês "Peace and Love") que precedeu á expressão "Ban the Bomb" , a qual criticava o uso de armas nucleares.

           *Movimento Feminista:  O Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas às diferenças entre os gêneros, e advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses. De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas". A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970, e a terceira teria ido da década de 1990 até a atualidade. A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos, e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.

           *Movimento Estudantil: O movimento estudantil, embora não seja considerado um movimento popular, dada a origem dos sujeitos envolvidos, que, nos primórdios desse movimento, pertenciam, em sua maioria, a chamada classe pequeno burguesa, é um movimento de caráter social e de massa. É a expressão política das tensões que permeiam o sistema dependente como um todo e não apenas a expressão ideológica de uma classe ou visão de mundo. Em 1967, no Brasil, sob a conjuntura da ditadura militar, esse movimento inicia um processo de reorganização, como a única força não institucionalizada de oposição política. A história mostra como esse movimento constitui força auxiliar do processo de transformação social ao polarizar as tensões que se desencadearam no núcleo do sistema dependente. O movimento estudantil é o produto social e a expressão política das tensões latentes e difusas na sociedade. Sua ação histórica e sociológica tem sido a de absorver e radicalizar tais tensões. Sua grande capacidade de organização e arregimentação foi capaz de colocar cem mil pessoas na rua, quando da passeata dos cem mil, em 1968. Ademais, a histórica resistência da União Nacional dos Estudantes (UNE), como entidade representativa dos estudantes, é exemplar.

            *Povos do cerrado: O Cerrado abriga uma diversidade enorme de povos e comunidades tradicionais, que nele vivem há mais de 12 mil anos – muito antes dos europeus pisarem no Brasil. São mais de 80 etnias indígenas – dentre Xavantes, Kraô-Kanela, Tapuias, Guarani Kaiowá, Terena, Xacriabas, Apinajé -, pescadores, ribeirinhos, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, fundo e fecho de pasto, retireiros do Araguaia, vazanteiros, agricultores familiares, geraizeiros, sertanejos, barranqueiros, acampados, assentados e muitos outros.
Esses povos de cultura ancestral vivem em harmonia com o meio ambiente – tiram seu sustento, principalmente, da agricultura familiar, do artesanato e do extrativismo. São detentores de profundo conhecimento sobre a natureza e seus aspectos nutricionais e medicinais. Por essas características, os povos e comunidades do Cerrado atuam como verdadeiros guardiões da água e da biodiversidade.
                Porém, apesar de grande relevância, na formação e transmissão de legado cultural, à sociedade brasileira, essas comunidades vêm progressivamente, sofrendo com práticas nefastas, como violência devido a conflitos por posse de terras; desmatamento de suas áreas de vivência, para a implantação de projetos agropecuários; poluição de mananciais de água, sobretudo por agroquímicos; avançado processo de aculturação, causando uma verdadeira destruição das principais referências culturais originais daqueles povos, entre outros.



Atividades de fixação de conteúdo

1. Apesar de apresentarem diferenças peculiares entre si, os movimentos sociais no Brasil, sejam urbanos ou rurais, possuíam como ponto comum, o entendimento que expressava

a) a igualdade em termos de qualidade de vida, existente entre camadas sociais diferentes.
b) as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.
c) o forte enfoque teórico, oriundo do Marxismo.
d) as contradições econômicas e sociais inexistentes na sociedade brasileira.
e) a desigualdade em termos de qualidade de vida, existente entre a elite nacional.

2. Leia com atenção, as proposições abaixo:

I) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ao contrário do que propunham os militares, buscava a redistribuição das terras improdutivas.

II) Uma das atividades do MST, e considerada muito polêmica, consiste na ocupação de terras improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas também há reivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir nessas terras.

III) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, surgiu da necessidade de organizar a reforma rural e garantir moradia a todos os cidadãos residentes em fazendas e ou assentamentos.

IV) A luta por um mundo sem excluídos, é uma das principais reivindicações do Fórum Social Mundial.

V) Os povos do cerrado, estão entre os grupos sociais que se destacam pela grande preservação de sua cultura, em todo o Brasil.


Assinale a única opção a seguir, levando-se em consideração que:

a) I, II, IV e V estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) apenas III e V estão corretas.

3. Analisando o vídeo indicado, como podemos dizer (na visão expressa pelo vídeo)  que um grupo se fortalece? Comente.

Geografia 6


Quarta-feira, 29 de Abril de 2020
*Marcadores : 6C, 6D

Geografia – 6º ano/ - 05


Ø Orientações para aula não presencial – 05
- 1ºPasso:  Leia o texto abaixo, com muita atenção, pois o mesmo, será um dos principais recursos para responder as atividades.

-2ºPasso: Procure no texto, palavras que você não sabe o significado, produzindo logo em seguida, um pequeno dicionário com as mesmas (procure os significados das palavras no dicionário ou pesquise na internet);

-3ºPasso: Assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gti1GoW3qL0

-4ºPasso: Copie em seu caderno e responda as atividades de fixação de conteúdo.

#Observação: Não é necessário copiar ou imprimir os textos!
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Fenômenos naturais

Os fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem a intervenção humana.
Na linguagem popular, entretanto, dado o sentido comum do termo "fenômeno", esta expressão refere-se, em geral, aos fenômenos naturais perigosos, também designados como "desastres naturais".
Destacaremos a seguir, alguns dos principais fenômenos naturais, entre os quais estão alguns bastante conhecidos.

*Aurora boreal :  A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite.
Normalmente, tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
Quando o fenômeno acontece em regiões próximas ao pólo norte, denomina-se aurora boreal; no pólo sul, tem-se a aurora austral. Contudo, se por um lado somos presenteados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Os mesmos ventos solares que causam este belo espetáculo interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos. 



*Furacões :  Furacão (ou dependendo da região em que ocorre, também pode ser chamado de ciclone, tufão ou tempestade tropical) que corresponde a um sistema de baixa pressão, ou seja, a pressão dessa região é menor do que a das áreas ao seu redor. Essas áreas são instáveis e associadas à formação de nuvens, à umidade e a ventos fortes. Normalmente os furacões formam-se sobre os oceanos, em áreas tropicais, com temperatura superior a 26°C.
Os furacões são fenômenos meteorológicos que podem causar enorme destruição por onde passam. Os meteorologistas classificam-nos segundo a velocidade dos ventos e os danos provocados nas áreas atingidas. Conforme as escalas Saffir-Simpson e Fujita, é classificado por categorias (1 a 5) e escala Fujita (F0 a F5)



*Terremotos: Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.
Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência).
Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. Quando o choque entre essas placas, ocorre no oceano, pode haver a ocorrência de tsunamis. A magnitude de um terremoto, é mensurada pela Escala Richter (que quantifica a energia liberada no foco do terremoto, que, atualmente vai de 0 a 10). As regiões mais atingidas por terremotos no mundo, são a costa oeste da América, o sul da Europa, a Turquia, o Iran, o leste/sudeste da Ásia, o Japão e a Nova Zelândia.



*Erupção vulcânica:  É a saída de magma, pedaços de rochas, gases e cinzas por conta do vulcanismo. O magma é composto de rochas e minerais derretidos devido às elevadíssimas temperaturas do interior da Terra. Ao entrar em contato com a superfície através das erupções vulcânicas, o magma recebe o nome de lava – que, ao solidificar-se ao longo do tempo, origina as rochas vulcânicas ou magmáticas. As atividades vulcânicas podem ser classificadas como fissurais e centrais, de acordo com a sua posição em relação às placas litosféricas e ao tipo de seus produtos. As características desses produtos estão vinculadas às propriedades da lava e às condições do ambiente da erupção. Nem sempre as erupções produzem cones simétricos e imponentes. O relevo vulcânico tem formas variadas e devemos analisar as propriedades da lava e as condições de ocorrência dos derrames para compreender.



*Avalanche: Também denominada movimento de massa, são pequenas ou grandes quantidades de massa de materiais que deslizam, caem ou fluem sobre o declive do relevo terrestre. Elas podem ser provenientes de materiais como o solo, a lama, a rocha, o gelo, ou materiais inconsolidados (materiais soltos) regidos pela força de atração gravitacional terrestre. Em geral, o movimento de massa de materiais inconsolidados costumam ser mais lentos.
Causas = Esse movimento pode ser causado por um ou mais dos seguintes fatores:
Terremotos; Saturação de água no solo; Tombamento de árvores ou apodrecimento de suas raízes; Inundações; Erosões; Declividade das encostas, etc.
As Avalanches podem ocorrer de modo quase imperceptível, como também podem acontecer de modo e intensidades abruptas, causando significativas mudanças na paisagem onde ocorrem.
Regiões montanhosas ou acidentadas, com declividade acentuada são mais propícias à ocorrência de avalanches. O intemperismo (agentes químicos, como a água e físicos, como a ação do Sol e do vento, que desgastam rochas e solos) e a fragmentação de rochas também contribuem na ocorrência de avalanches.



*Tempestades de areia: As tempestades de areia ocorrem em regiões muito secas e que possuem o solo carente de vegetação, como por exemplo os desertos, a região norte da China e a região das grandes planícies nos EUA.
A intensidade dos ventos varia de acordo com a região, acarretando desde o que chamamos de levantamento de poeira até tempestades de areia propriamente ditas, com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. Podem causar grandes estragos na infra-estrutura das cidades.



*Anomalias climáticas (El Niño e La Niña): O clima é influenciado por uma gama muito ampla e variada de elementos, sendo sensível a alterações de cada um deles. Temperatura, pressão, massas de ar, regime de chuvas, latitude, altitude, vegetação, relevo e muitos outros fenômenos e fatores estão interligados entre si, influenciando-se mutuamente. No entanto, alguns acontecimentos climáticos são classificados como anomalias, representando alterações no sistema atmosférico e provocando mudanças em várias partes do planeta.
As duas principais anomalias climáticas são o El Niño e a La Niña. O que são esses fenômenos e qual é a diferença entre um e o outro? 
El Niño é o fenômeno resultante do aquecimento anormal das águas do Pacífico na costa litorânea do Peru, onde geralmente as águas são frias. Tal fenômeno produz algumas massas de ar quentes e úmidas, que geram algumas chuvas na região de entorno com a diminuição do regime de chuvas em outras localidades, tais como a Amazônia, o Nordeste brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras. No Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.


La Niña é um fenômeno exatamente inverso. Ela representa um esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico em virtude do aumento da força dos ventos alísios. No Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.


ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO
1. Apesar de proporcionar uma grande beleza visual, o fenômeno conhecido como aurora boreal também têm consequências negativas. A principal dessas consequências é:

a) A Intensa quantidade de luzes coloridas, que aparecem no céu a noite.
b) O ofuscamento da visão humana, durante o dia.
c) A interferência em meios de comunicação.
d) A grande ocorrência de granizo, nas regiões em que ocorre.
e) A interferência na velocidade de rotação da Terra.

2. Com relação aos principais fenômenos que ocorrem na natureza, assinale ( V ) para verdadeiro ou ( F ) para falso:

a (     ) A forma como os conhecidos “furacões” são chamados, depende da região onde se originam/localizam.

b (     ) O aquecimento global, isto é, o aumento da temperatura na Terra, ocasionado pela ação antrópica, é tido como o principal motivo causador dos abalos sísmicos.

c (     ) Tsunamis são gigantescas ondas, originadas em alto mar, devido ao choque de placas tectônicas.

d (     ) Devido ao contato com o ar, na superfície terrestre, a lava vulcânica, que, abaixo da superfície recebe o nome de magma, solidifica-se ao longo do tempo, dando origem ás rochas magmáticas.

e (     ) O principal fator, que indica a ocorrência do fenômeno El Niño, é o esfriamento anormal da águas do Pacífico devido ao aumento da força dos ventos alísios.

3. Assista ao vídeo indicado e responda:

a) Qual a diferença entre Epicentro e Hipocentro?  (06 linhas)
b) O que representam as escalas Richter e Mercalli? Explique.  (08 linhas)
c) O que são os hotspots?  (04 linhas)

terça-feira, 28 de abril de 2020

Matemática


Equações do 2° Grau – 9 “C, D, E”


Resolva as equações do 2° grau incompletas.
           
            a)      X2 – 49 = 0
            b)      2x2 = 50
            c)       X2 – 1 = 0
            d)      – x2 = 225
            e)      X2 – 5x = 0
            f)       – 7x + x2 = 0
            g)      3x2 + 5x = 0

Matemática 7D e 7E


         Terça feira, 28 de abril de 2020


Matemática  7° Ano - Atividades

Orientações para aula não presencial: Reproduza (copiar no caderno) as atividades abaixo.     
Resolva as atividades caso surja dúvidas pesquise no caderno ou pergunte ao seu professor orientador.


Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

01. Complete as sentenças a seguir:

a) ____________________________ é a superfície plana limitada pela circunferência.

b) ____________________________ é uma curva plana cujos pontos são equidistantes de um mesmo ponto denominado de centro.

c) ________________________ é o segmento de reta que une dois pontos da circunferência passando pelo centro.

d) ____________ é o segmento de reta que une um ponto da circunferência ao centro.

e) __________________ é o segmento de reta que une o ponto médio da corda ao ponto médio do arco correspondente.

f) _______________ é o segmento de reta cujas extremidades são dois pontos da circunferência.

g) ____________ é a parte da circunferência limitada por dois pontos.


02.Desenhe uma   circunferência e  a seguir, coloque cada um dos elementos pedidos abaixo :

a) Diâmetro:



b) Raio:



c) Corda:



03. Qual é a medida do raio de uma circunferência que possui 12 cm de diâmetro?


04. Qual é a medida do diâmetro de uma circunferência que possui 5 cm de raio?


05. A respeito da definição de circunferência, assinale a alternativa correta:

(A) Uma circunferência é um conjunto de raios que possuem o mesmo comprimento.
(B) Uma circunferência é um conjunto de pontos formados por raios.
(C) Uma circunferência é um conjunto de pontos, cuja distância até um ponto fixo C é constante.
(D) A definição mais correta para circunferência é: uma superfície redonda que não possui início nem fim.

Matemática 8 A,B,C,D


Queridos alunos, não se esqueça  de que  as atividades propostas precisam além de serem  copiadas (ou impressas e coladas no caderno) serem  respondidas

As imagens que aparecem nas atividades devem aparecer no caderno seja manuscrita  utilizando lápis e régua ou impressa e colada no caderno.

Lembre-se da data da atividade no caderno, do capricho na letra, da organização do caderno, da escrita correta das palavras e da margem.

Bom estudo! Qualquer dúvida estou a disposição de vocês.Professora Enniete 




Rio Verde , 28 de abril de 2020.

Questão 1

Se achar necessário assista à videoaula acessando o link:



Sendo que:

  •    A soma dos três ângulos internos de um triângulo é igual a 180°.
  •  Em qualquer triângul, o ângulo externo é igual à soma dos dois ângulos internos não adjacentes a ele.



    Calcule o valor de x:



(4 linhas)

    

Questão 2


Se achar necessário assista à videoaula acessando o link:


O triângulo abaixo é isósceles (ou seja , possui dois lados de mesma medida – congruentes). Determine o valor de a e de x, em graus sabendo que:
  •         Em qualquer triângulo isósceles, os ângulos da base são congruentes (medidas iguais).
  •         Em qualquer triângulo, a soma de seus ângulos internos mede 180º.

                 ( 4 linhas ) 




   Questão 3 

Faça os cálculos no caderno e assinale x no valor de:


a) (   ) 7,3      b) (   ) 7,03       c) (   ) 49,3       d) (   ) 49,03


( 9 linhas )




Questão 4

Se achar necessário assista à videoaula acessando o link:



Na figura:



   O lado do quadrado A é 0,8 m.

·        O lado do quadrado B é a metade do lado do quadrado A;

·        O lado do quadrado C é a metade do lado do quadrado B.

Qual é a área total da figura?


  
( 10 linhas)